A escola em tempo integral: a face minimalista da política educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoldo, Edna
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/843
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em refletir a escola em tempo integral no contexto da atual política educacional brasileira, que tem como centralidade o combate à pobreza, dando ênfase ao atual papel do Estado no sistema do capital. Com base em pesquisa teórica e análise documental, procura investigar em que medida a crescente implantação de escolas em tempo integral sinaliza avanços no Estado capitalista. O ponto de partida é a análise dos equívocos comumente feitos entre escola em tempo integral e formação integral e, em seguida, analisa o significado de escola em tempo integral e seu surgimento no Brasil, finalizando com a reflexão sobre o papel do Estado no sistema do capital, a partir dos fundamentos em Marx e Mészáros.
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