A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larissa Matos Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cirlande Cabral da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654
Resumo: A Biotecnologia é uma área possuidora de avanços cientí­ficos notáveis para a população e a escola precisa propagar esse conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção do ensino da Biotecnologia em três livros didáticos de Biologia em um Instituto Federal. Diante disso, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que se divide em três momentos: o primeiro momento referiu-se a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas a Biotecnologia. No segundo momento essas palavras-chaves foram aglutinadas em cinco categorias conforme suas semelhanças e diferenças, fase esta que corresponde a exploração do material. A última fase foram as inferências e interpretações, que corresponderam aos resultados e desdobramentos da análise. Portanto, foi possí­vel ter conhecimento sobre as vantagens e limitações do tema Biotecnologia presentes nos livros didáticos, com a presença de alguns avanços técnicos e cientí­ficos.
id UERN-5_d22dccad96f932a25fb555153efbd6c8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1654
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIAA Biotecnologia é uma área possuidora de avanços cientí­ficos notáveis para a população e a escola precisa propagar esse conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção do ensino da Biotecnologia em três livros didáticos de Biologia em um Instituto Federal. Diante disso, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que se divide em três momentos: o primeiro momento referiu-se a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas a Biotecnologia. No segundo momento essas palavras-chaves foram aglutinadas em cinco categorias conforme suas semelhanças e diferenças, fase esta que corresponde a exploração do material. A última fase foram as inferências e interpretações, que corresponderam aos resultados e desdobramentos da análise. Portanto, foi possí­vel ter conhecimento sobre as vantagens e limitações do tema Biotecnologia presentes nos livros didáticos, com a presença de alguns avanços técnicos e cientí­ficos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654/2267Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLarissa Matos BatistaCirlande Cabral da Silva2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1654Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
title A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
spellingShingle A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Larissa Matos Batista
title_short A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
title_full A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
title_fullStr A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
title_sort A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
author Larissa Matos Batista
author_facet Larissa Matos Batista
Cirlande Cabral da Silva
author_role author
author2 Cirlande Cabral da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larissa Matos Batista
Cirlande Cabral da Silva
description A Biotecnologia é uma área possuidora de avanços cientí­ficos notáveis para a população e a escola precisa propagar esse conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção do ensino da Biotecnologia em três livros didáticos de Biologia em um Instituto Federal. Diante disso, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que se divide em três momentos: o primeiro momento referiu-se a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas a Biotecnologia. No segundo momento essas palavras-chaves foram aglutinadas em cinco categorias conforme suas semelhanças e diferenças, fase esta que corresponde a exploração do material. A última fase foram as inferências e interpretações, que corresponderam aos resultados e desdobramentos da análise. Portanto, foi possí­vel ter conhecimento sobre as vantagens e limitações do tema Biotecnologia presentes nos livros didáticos, com a presença de alguns avanços técnicos e cientí­ficos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654/2267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125194604544