A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654 |
Resumo: | A Biotecnologia é uma área possuidora de avanços científicos notáveis para a população e a escola precisa propagar esse conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção do ensino da Biotecnologia em três livros didáticos de Biologia em um Instituto Federal. Diante disso, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que se divide em três momentos: o primeiro momento referiu-se a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas a Biotecnologia. No segundo momento essas palavras-chaves foram aglutinadas em cinco categorias conforme suas semelhanças e diferenças, fase esta que corresponde a exploração do material. A última fase foram as inferências e interpretações, que corresponderam aos resultados e desdobramentos da análise. Portanto, foi possível ter conhecimento sobre as vantagens e limitações do tema Biotecnologia presentes nos livros didáticos, com a presença de alguns avanços técnicos e científicos. |
id |
UERN-5_d22dccad96f932a25fb555153efbd6c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1654 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIAA Biotecnologia é uma área possuidora de avanços científicos notáveis para a população e a escola precisa propagar esse conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção do ensino da Biotecnologia em três livros didáticos de Biologia em um Instituto Federal. Diante disso, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que se divide em três momentos: o primeiro momento referiu-se a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas a Biotecnologia. No segundo momento essas palavras-chaves foram aglutinadas em cinco categorias conforme suas semelhanças e diferenças, fase esta que corresponde a exploração do material. A última fase foram as inferências e interpretações, que corresponderam aos resultados e desdobramentos da análise. Portanto, foi possível ter conhecimento sobre as vantagens e limitações do tema Biotecnologia presentes nos livros didáticos, com a presença de alguns avanços técnicos e científicos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654/2267Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessLarissa Matos BatistaCirlande Cabral da Silva2020-10-29T12:50:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1654Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
title |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA Larissa Matos Batista |
title_short |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
title_full |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
title_sort |
A INSERÇÃO DO ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA |
author |
Larissa Matos Batista |
author_facet |
Larissa Matos Batista Cirlande Cabral da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cirlande Cabral da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larissa Matos Batista Cirlande Cabral da Silva |
description |
A Biotecnologia é uma área possuidora de avanços científicos notáveis para a população e a escola precisa propagar esse conhecimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a inserção do ensino da Biotecnologia em três livros didáticos de Biologia em um Instituto Federal. Diante disso, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo que se divide em três momentos: o primeiro momento referiu-se a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas a Biotecnologia. No segundo momento essas palavras-chaves foram aglutinadas em cinco categorias conforme suas semelhanças e diferenças, fase esta que corresponde a exploração do material. A última fase foram as inferências e interpretações, que corresponderam aos resultados e desdobramentos da análise. Portanto, foi possível ter conhecimento sobre as vantagens e limitações do tema Biotecnologia presentes nos livros didáticos, com a presença de alguns avanços técnicos e científicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1654/2267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 13 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125194604544 |