A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Antonia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes de Freitas, Cesar, Nascimento da Silva Oliveira, Valdirene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909
Resumo: Este estudo trata da inclusão de educandos com deficiência visual no Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco e tem por objetivo analisar como os professores se percebem no processo de inclusão didático-pedagógico de alunos com deficiência visual. O estudo tem como teoria base a tendência pedagógica humanista e libertadora de Paulo Freire. A metodologia de pesquisa empregada orienta-se pela abordagem qualitativa, com a pesquisa de campo, utilizando-se do estudo de caso e do grupo focal. O estudo aponta como resultado fundamental que a inclusão dos educandos PcD/DV no IFAC /CRB ocorre de forma fragmentada, sem planejamento, de forma emergencial e paliativa.
id UERN-5_d3682dd259cbfc279d48acc311923da1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2909
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAISAlunos DV; Educação inclusiva; Polí­tica institucional; HumanizaçãoEste estudo trata da inclusão de educandos com deficiência visual no Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco e tem por objetivo analisar como os professores se percebem no processo de inclusão didático-pedagógico de alunos com deficiência visual. O estudo tem como teoria base a tendência pedagógica humanista e libertadora de Paulo Freire. A metodologia de pesquisa empregada orienta-se pela abordagem qualitativa, com a pesquisa de campo, utilizando-se do estudo de caso e do grupo focal. O estudo aponta como resultado fundamental que a inclusão dos educandos PcD/DV no IFAC /CRB ocorre de forma fragmentada, sem planejamento, de forma emergencial e paliativa.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909/2695Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, AntoniaGomes de Freitas, CesarNascimento da Silva Oliveira, Valdirene 2021-07-13T11:11:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/2909Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-07-13T11:11:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
title A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
spellingShingle A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
Diniz, Antonia
Alunos DV; Educação inclusiva; Polí­tica institucional; Humanização
title_short A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
title_full A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
title_fullStr A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
title_sort A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES VISUAIS
author Diniz, Antonia
author_facet Diniz, Antonia
Gomes de Freitas, Cesar
Nascimento da Silva Oliveira, Valdirene
author_role author
author2 Gomes de Freitas, Cesar
Nascimento da Silva Oliveira, Valdirene
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Antonia
Gomes de Freitas, Cesar
Nascimento da Silva Oliveira, Valdirene
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos DV; Educação inclusiva; Polí­tica institucional; Humanização
topic Alunos DV; Educação inclusiva; Polí­tica institucional; Humanização
description Este estudo trata da inclusão de educandos com deficiência visual no Instituto Federal do Acre - Campus Rio Branco e tem por objetivo analisar como os professores se percebem no processo de inclusão didático-pedagógico de alunos com deficiência visual. O estudo tem como teoria base a tendência pedagógica humanista e libertadora de Paulo Freire. A metodologia de pesquisa empregada orienta-se pela abordagem qualitativa, com a pesquisa de campo, utilizando-se do estudo de caso e do grupo focal. O estudo aponta como resultado fundamental que a inclusão dos educandos PcD/DV no IFAC /CRB ocorre de forma fragmentada, sem planejamento, de forma emergencial e paliativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2909/2695
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125926510592