“PEDAGOGIA, ESTÁ PRESENTE?” “AUSENTE, PROFESSORA!” : os sentidos absentes de pedagogia nas políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4008 |
Resumo: | Considerando-se estudos realizados, que apontaram a ausência de concepções de Pedagogia nas propostas de cursos de Pedagogia, sistematiza-se estudo, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos - AMS, cujo objetivo foi investigar a presença dessas concepções nas políticas atuais para o curso. Realizou-se análise documental, aplicando-se princípios da AMS e sistematizou-se sentidos que indicaram a ausência, imprecisão e, ainda, ênfase na Didática que, por sua vez, acaba sombreando a Pedagogia. Os significados relacionados ao “pedag” radical presentes nos textos das políticas para o Curso se repetem demais e são majoritariamente adjetivos, que não contribuem, por si só, para a composição de uma episteme para e no Curso no país. Em geral, há, nas políticas educacionais, uma ausência do sentido da Pedagogia que pudesse orientar uma proposta pedagógica para o Curso. |
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