ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco das Chagas Silva Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Francisca Leidiana de Souza, José Gerardo Bastos da Costa Júnior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718
Resumo: Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do Ensino Médio Integrado no Grupo de Trabalho 09, Trabalho e Educação, da ANPEd. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas aos anais das reuniões da ANPEd. Estabelecemos como recorte temporal o perí­odo de 2007 a 2017. Nesses 10 anos, foram apresentados um total de 161 trabalhos nas formas oral e pôster. Deste número, 23 tiveram como foco o Ensino Médio Integrado. Temas como reforma dos anos 90, currí­culo integrado, história da Educação Profissional, polí­tica educacional, formação docente e financiamento dão a tônica nesses trabalhos. Nos artigos analisados, os autores veem o Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de superação da dualidade na nossa educação, apesar dos enormes desafios para a sua efetivação.
id UERN-5_fdca94d5dd651686fa73458f5ed9855f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1718
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do Ensino Médio Integrado no Grupo de Trabalho 09, Trabalho e Educação, da ANPEd. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas aos anais das reuniões da ANPEd. Estabelecemos como recorte temporal o perí­odo de 2007 a 2017. Nesses 10 anos, foram apresentados um total de 161 trabalhos nas formas oral e pôster. Deste número, 23 tiveram como foco o Ensino Médio Integrado. Temas como reforma dos anos 90, currí­culo integrado, história da Educação Profissional, polí­tica educacional, formação docente e financiamento dão a tônica nesses trabalhos. Nos artigos analisados, os autores veem o Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de superação da dualidade na nossa educação, apesar dos enormes desafios para a sua efetivação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718/1676Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco das Chagas Silva SouzaFrancisca Leidiana de SouzaJosé Gerardo Bastos da Costa Júnior2020-05-14T01:54:00Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1718Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:54Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
title ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
spellingShingle ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
Francisco das Chagas Silva Souza
title_short ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
title_full ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
title_fullStr ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
title_full_unstemmed ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
title_sort ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
author Francisco das Chagas Silva Souza
author_facet Francisco das Chagas Silva Souza
Francisca Leidiana de Souza
José Gerardo Bastos da Costa Júnior
author_role author
author2 Francisca Leidiana de Souza
José Gerardo Bastos da Costa Júnior
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco das Chagas Silva Souza
Francisca Leidiana de Souza
José Gerardo Bastos da Costa Júnior
description Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do Ensino Médio Integrado no Grupo de Trabalho 09, Trabalho e Educação, da ANPEd. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas aos anais das reuniões da ANPEd. Estabelecemos como recorte temporal o perí­odo de 2007 a 2017. Nesses 10 anos, foram apresentados um total de 161 trabalhos nas formas oral e pôster. Deste número, 23 tiveram como foco o Ensino Médio Integrado. Temas como reforma dos anos 90, currí­culo integrado, história da Educação Profissional, polí­tica educacional, formação docente e financiamento dão a tônica nesses trabalhos. Nos artigos analisados, os autores veem o Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de superação da dualidade na nossa educação, apesar dos enormes desafios para a sua efetivação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718/1676
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125812215808