ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do Ensino Médio Integrado no Grupo de Trabalho 09, Trabalho e Educação, da ANPEd. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas aos anais das reuniões da ANPEd. Estabelecemos como recorte temporal o período de 2007 a 2017. Nesses 10 anos, foram apresentados um total de 161 trabalhos nas formas oral e pôster. Deste número, 23 tiveram como foco o Ensino Médio Integrado. Temas como reforma dos anos 90, currículo integrado, história da Educação Profissional, política educacional, formação docente e financiamento dão a tônica nesses trabalhos. Nos artigos analisados, os autores veem o Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de superação da dualidade na nossa educação, apesar dos enormes desafios para a sua efetivação. |
id |
UERN-5_fdca94d5dd651686fa73458f5ed9855f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1718 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do Ensino Médio Integrado no Grupo de Trabalho 09, Trabalho e Educação, da ANPEd. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas aos anais das reuniões da ANPEd. Estabelecemos como recorte temporal o período de 2007 a 2017. Nesses 10 anos, foram apresentados um total de 161 trabalhos nas formas oral e pôster. Deste número, 23 tiveram como foco o Ensino Médio Integrado. Temas como reforma dos anos 90, currículo integrado, história da Educação Profissional, política educacional, formação docente e financiamento dão a tônica nesses trabalhos. Nos artigos analisados, os autores veem o Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de superação da dualidade na nossa educação, apesar dos enormes desafios para a sua efetivação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718/1676Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco das Chagas Silva SouzaFrancisca Leidiana de SouzaJosé Gerardo Bastos da Costa Júnior2020-05-14T01:54:00Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1718Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:54Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 Francisco das Chagas Silva Souza |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
title_sort |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017 |
author |
Francisco das Chagas Silva Souza |
author_facet |
Francisco das Chagas Silva Souza Francisca Leidiana de Souza José Gerardo Bastos da Costa Júnior |
author_role |
author |
author2 |
Francisca Leidiana de Souza José Gerardo Bastos da Costa Júnior |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco das Chagas Silva Souza Francisca Leidiana de Souza José Gerardo Bastos da Costa Júnior |
description |
Neste artigo, apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca do Ensino Médio Integrado no Grupo de Trabalho 09, Trabalho e Educação, da ANPEd. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas aos anais das reuniões da ANPEd. Estabelecemos como recorte temporal o período de 2007 a 2017. Nesses 10 anos, foram apresentados um total de 161 trabalhos nas formas oral e pôster. Deste número, 23 tiveram como foco o Ensino Médio Integrado. Temas como reforma dos anos 90, currículo integrado, história da Educação Profissional, política educacional, formação docente e financiamento dão a tônica nesses trabalhos. Nos artigos analisados, os autores veem o Ensino Médio Integrado como uma possibilidade de superação da dualidade na nossa educação, apesar dos enormes desafios para a sua efetivação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1718/1676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125812215808 |