TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381 |
Resumo: | A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário. |
id |
UERN-5_ff6cdb83df810f292b355fea67840de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4381 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens BNCCLinguagensTecnologias digitaisA BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381/3482Copyright (c) 2022 Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Waléria Araújo Alves (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Lucas Eduardo Fernandes Alves, Waléria Araújo 2022-12-28T01:51:14Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4381Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:14Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes BNCC Linguagens Tecnologias digitais |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens |
author |
Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes |
author_facet |
Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes Alves, Waléria Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Waléria Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes Alves, Waléria Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Linguagens Tecnologias digitais |
topic |
BNCC Linguagens Tecnologias digitais |
description |
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381/3482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Waléria Araújo Alves (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Waléria Araújo Alves (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127123984384 |