TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Waléria Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381
Resumo: A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário.
id UERN-5_ff6cdb83df810f292b355fea67840de7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4381
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens BNCCLinguagensTecnologias digitaisA BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381/3482Copyright (c) 2022 Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Waléria Araújo Alves (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Lucas Eduardo Fernandes Alves, Waléria Araújo 2022-12-28T01:51:14Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4381Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-12-28T01:51:14Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
title TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes
BNCC
Linguagens
Tecnologias digitais
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS: analisando a BNCC de Linguagens
author Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes
author_facet Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes
Alves, Waléria Araújo
author_role author
author2 Alves, Waléria Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Lucas Eduardo Fernandes
Alves, Waléria Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Linguagens
Tecnologias digitais
topic BNCC
Linguagens
Tecnologias digitais
description A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento obrigatório e normatizador que busca padronizar a educação nas escolas brasileiras. Além disso, o documento apresenta várias menções ao uso das tecnologias digitais no ensino. Assim, através de um trabalho investigativo documental, descritivo, interpretativista e qualitativo, esta pesquisa busca analisar como as tecnologias digitais são tratadas no documento referente às Linguagens, relacionar os enunciados do documento ao que pesquisadores da área destacam em seus estudos como Kress (2003), Ribeiro (2018), Pinheiro (2014), entre outros, e refletir sobre a realidade para qual o documento é destinado. Concluímos que o instrumento apresenta as tecnologias digitais, porém não são visíveis as possibilidades de um trabalho efetivo em sala de aula, além de não demonstrar coerência para com o público destinatário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4381/3482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Waléria Araújo Alves (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Waléria Araújo Alves (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 28 (2022): NÚMERO ESPECIAL - Dossiê: Os múltiplos olhares sobre a prática docente
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127123984384