Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Nathalia Dória
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira, Souza Junior,Antonio Fernandes de, Silva,Rayanne Medeiros da, Araújo,Allyson Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225
Resumo: RESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.
id CBCE-1_858a61726a6f291357e62ed40e4faee6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892021000100225
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritasBNCCEnsino fundamentalEducação FísicaLinguagensRESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/rbce.43.e004421info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Nathalia DóriaSousa,Dandara Queiroga de OliveiraSouza Junior,Antonio Fernandes deSilva,Rayanne Medeiros daAraújo,Allyson Carvalho depor2021-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892021000100225Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:17.414133Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
title Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
spellingShingle Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
Oliveira,Nathalia Dória
BNCC
Ensino fundamental
Educação Física
Linguagens
title_short Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
title_full Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
title_fullStr Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
title_full_unstemmed Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
title_sort Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas
author Oliveira,Nathalia Dória
author_facet Oliveira,Nathalia Dória
Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira
Souza Junior,Antonio Fernandes de
Silva,Rayanne Medeiros da
Araújo,Allyson Carvalho de
author_role author
author2 Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira
Souza Junior,Antonio Fernandes de
Silva,Rayanne Medeiros da
Araújo,Allyson Carvalho de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Nathalia Dória
Sousa,Dandara Queiroga de Oliveira
Souza Junior,Antonio Fernandes de
Silva,Rayanne Medeiros da
Araújo,Allyson Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Ensino fundamental
Educação Física
Linguagens
topic BNCC
Ensino fundamental
Educação Física
Linguagens
description RESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/rbce.43.e004421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856486072320