A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966 |
Resumo: | Este artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam o ensino-aprendizagem de LI. |
id |
UESB-1_253f202177e5d85d09be0913d2115760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2966 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESAEste artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam o ensino-aprendizagem de LI.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966/2469Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Jamille SantosModl, Fernanda de Castro2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2966Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:27.912826Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
title |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
spellingShingle |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA Passos, Jamille Santos |
title_short |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
title_full |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
title_fullStr |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
title_full_unstemmed |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
title_sort |
A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA |
author |
Passos, Jamille Santos |
author_facet |
Passos, Jamille Santos Modl, Fernanda de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Modl, Fernanda de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Jamille Santos Modl, Fernanda de Castro |
description |
Este artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam o ensino-aprendizagem de LI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966/2469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318974019665920 |