A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Jamille Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Modl, Fernanda de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966
Resumo: Este artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam  o ensino-aprendizagem de LI.
id UESB-1_253f202177e5d85d09be0913d2115760
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2966
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESAEste artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam  o ensino-aprendizagem de LI.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966/2469Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Jamille SantosModl, Fernanda de Castro2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2966Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:27.912826Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
title A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
spellingShingle A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
Passos, Jamille Santos
title_short A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
title_full A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
title_fullStr A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
title_sort A LINGUÍSTICA APLICADA COMO OBJETO DE DISCURSO: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
author Passos, Jamille Santos
author_facet Passos, Jamille Santos
Modl, Fernanda de Castro
author_role author
author2 Modl, Fernanda de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Jamille Santos
Modl, Fernanda de Castro
description Este artigo vincula-se a estudos sobre o cenário discursivo da formação universitária do professor de Língua Inglesa em face à tomada da Linguística Aplicada como objeto de discurso de professores formadores no interior de duas disciplinas de um curso de graduação em Letras Modernas. Nessa conjuntura, procuramos compartilhar resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir sobre o impacto da apresentação e tematização discursiva da LA para professores em formação em termos de (des)estabilizações de pré-construídos acerca das tarefas sociointeracionais e didáticas do professor de inglês. Como corpus, analisamos respostas dadas a dois questionários agenciados no início e final do semestre, bem como relatos de entrevistas, por meio do enquadre teórico da Análise do Discurso Francesa e da Linguística Aplicada. As análises empreendidas apontaram para: vozeamentos de pré-construídos diversificados pelos professores em formação; assim como retrataram (des)estabilizações das diferentes maneiras em que esses sujeitos pensavam  o ensino-aprendizagem de LI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2966/2469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318974019665920