ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires, Zelinda Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Diógenes Cândido de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784
Resumo: À luz de revisões bibliográficas, este trabalho apresenta uma discussão acerca das escolhas do ensino de línguas nas escolas brasileiras. Para tanto, ao longo do percurso do trabalho, algumas reflexões são promovidas sobre questões no âmbito da política linguística. Inicialmente são apresentados conceitos de língua e política, bem como a relação entre ambas. Para fins de discussão, o texto apresenta questões que envolvem o ensino de línguas, principalmente as estrangeiras, e os problemas em torno das escolhas dessas línguas. No contexto desta discussão, apresentamos, ainda, algumas medidas que vêm sendo tomadas com o intuito de introduzir o ensino do esperanto nas escolas de ensino médio, com o Projeto de Lei nº 6.162, de 2009 do senador Cristovam Buarque, que altera a Lei nº 9.394, de1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
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