ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784 |
Resumo: | À luz de revisões bibliográficas, este trabalho apresenta uma discussão acerca das escolhas do ensino de línguas nas escolas brasileiras. Para tanto, ao longo do percurso do trabalho, algumas reflexões são promovidas sobre questões no âmbito da política linguística. Inicialmente são apresentados conceitos de língua e política, bem como a relação entre ambas. Para fins de discussão, o texto apresenta questões que envolvem o ensino de línguas, principalmente as estrangeiras, e os problemas em torno das escolhas dessas línguas. No contexto desta discussão, apresentamos, ainda, algumas medidas que vêm sendo tomadas com o intuito de introduzir o ensino do esperanto nas escolas de ensino médio, com o Projeto de Lei nº 6.162, de 2009 do senador Cristovam Buarque, que altera a Lei nº 9.394, de1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). |
id |
UESB-1_7dfd53ce3644b99bfc69e6f2727d347c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2784 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM?Ensino de línguas; Línguas estrangeiras; Língua internacional; Política linguística.À luz de revisões bibliográficas, este trabalho apresenta uma discussão acerca das escolhas do ensino de línguas nas escolas brasileiras. Para tanto, ao longo do percurso do trabalho, algumas reflexões são promovidas sobre questões no âmbito da política linguística. Inicialmente são apresentados conceitos de língua e política, bem como a relação entre ambas. Para fins de discussão, o texto apresenta questões que envolvem o ensino de línguas, principalmente as estrangeiras, e os problemas em torno das escolhas dessas línguas. No contexto desta discussão, apresentamos, ainda, algumas medidas que vêm sendo tomadas com o intuito de introduzir o ensino do esperanto nas escolas de ensino médio, com o Projeto de Lei nº 6.162, de 2009 do senador Cristovam Buarque, que altera a Lei nº 9.394, de1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Edições UESB2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784/2333Caires, Zelinda AlmeidaLima, Diógenes Cândido deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T18:05:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2784Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:23.276289Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
title |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
spellingShingle |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? Caires, Zelinda Almeida Ensino de línguas; Línguas estrangeiras; Língua internacional; Política linguística. |
title_short |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
title_full |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
title_fullStr |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
title_sort |
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DEIXÁ-LAS À ESCOLHA DE QUEM? |
author |
Caires, Zelinda Almeida |
author_facet |
Caires, Zelinda Almeida Lima, Diógenes Cândido de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Diógenes Cândido de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires, Zelinda Almeida Lima, Diógenes Cândido de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas; Línguas estrangeiras; Língua internacional; Política linguística. |
topic |
Ensino de línguas; Línguas estrangeiras; Língua internacional; Política linguística. |
description |
À luz de revisões bibliográficas, este trabalho apresenta uma discussão acerca das escolhas do ensino de línguas nas escolas brasileiras. Para tanto, ao longo do percurso do trabalho, algumas reflexões são promovidas sobre questões no âmbito da política linguística. Inicialmente são apresentados conceitos de língua e política, bem como a relação entre ambas. Para fins de discussão, o texto apresenta questões que envolvem o ensino de línguas, principalmente as estrangeiras, e os problemas em torno das escolhas dessas línguas. No contexto desta discussão, apresentamos, ainda, algumas medidas que vêm sendo tomadas com o intuito de introduzir o ensino do esperanto nas escolas de ensino médio, com o Projeto de Lei nº 6.162, de 2009 do senador Cristovam Buarque, que altera a Lei nº 9.394, de1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2784/2333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS” 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973670490112 |