De conversa em conversa: o cotidiano em uma pesquisa narrativa com as professoras na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Minna Gondim Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15127
Resumo: A pesquisa surge de dentro da escola e vai se reconfigurando na busca por olhar investigativo que procura desnaturalizar nossa leitura da experiência cotidiana. Desta forma, provocadas pelas crianças que parecem não aprender, somos levadas nas reuniões de planejamento a pensar e discutir sobre como aprendemos e como ensinamos na escola, fazendo da prática um lugar de produção de conhecimentos. A pesquisa teve a intenção de trazer o texto de algumas conversas com as professoras gravadas durante as reuniões de 2017 e transcritas e que se constituem um exercício de ouvir o outro. O segundo exercício consiste em retomar trechos da transcrição em novas conversas com as professoras, e assim, a pesquisa vai sendo desenhada no sentido de pensar e discutir coletivamente nossas práticas e nossas concepções a partir das nossas experiências. Desta forma, a pesquisa segue no sentido de retomar alguns pontos da transcrição em novas conversas com as professoras. Ao iniciar este movimento de (re)flexão sobre a prática cotidiana transformamos as reuniões pedagógicas em um espaçotempo de formação e de (re)flexão no sentido de nos dobrarmos sobre a nossa prática para conhece-la e pensa-la. A partir das relações que os estudos com o cotidiano estabelecem em seu processo de pesquisa propomos pensar a escola como lugar de formação de alunos e professores e também de pesquisadores. O referencial da pesquisa com o cotidiano se constitui como modo de pensar e modo de fazer desta investigação que assume a narrativa como escritura capaz de compartilhar a experiência da prática pedagógica. Assim, a pesquisa não tem a intenção de analisar ou explicar o que foi dito, mas de pensar a relação entre as falas das professoras sobre seus alunos e a sua prática. A narrativa faz circular a experiência ora reafirmando e ora deslocando sentidos. Desta forma, a pesquisa narrativa traz a possibilidade de produção de um saber reflexivo e contextualizado construído a partir das experiências escolares. Mais do que um gênero a narrativa se mostra como única maneira de falar da complexidade do cotidiano em uma pesquisa que investiga a própria prática e escreve acerca das experiências docentes
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O segundo exercício consiste em retomar trechos da transcrição em novas conversas com as professoras, e assim, a pesquisa vai sendo desenhada no sentido de pensar e discutir coletivamente nossas práticas e nossas concepções a partir das nossas experiências. Desta forma, a pesquisa segue no sentido de retomar alguns pontos da transcrição em novas conversas com as professoras. Ao iniciar este movimento de (re)flexão sobre a prática cotidiana transformamos as reuniões pedagógicas em um espaçotempo de formação e de (re)flexão no sentido de nos dobrarmos sobre a nossa prática para conhece-la e pensa-la. A partir das relações que os estudos com o cotidiano estabelecem em seu processo de pesquisa propomos pensar a escola como lugar de formação de alunos e professores e também de pesquisadores. O referencial da pesquisa com o cotidiano se constitui como modo de pensar e modo de fazer desta investigação que assume a narrativa como escritura capaz de compartilhar a experiência da prática pedagógica. Assim, a pesquisa não tem a intenção de analisar ou explicar o que foi dito, mas de pensar a relação entre as falas das professoras sobre seus alunos e a sua prática. A narrativa faz circular a experiência ora reafirmando e ora deslocando sentidos. Desta forma, a pesquisa narrativa traz a possibilidade de produção de um saber reflexivo e contextualizado construído a partir das experiências escolares. Mais do que um gênero a narrativa se mostra como única maneira de falar da complexidade do cotidiano em uma pesquisa que investiga a própria prática e escreve acerca das experiências docentesThe research rises from within the school and is gradually reconfigured in the search for an investigative view which tries to denaturalize our reading of the daily experience. Thus, provoked by the children who seem not to learn, we are led, in the planning meetings, to think and discuss about how we learn and how we teach at school, making the practice a place to produce knowledge. The research intended to bring the text of some conversations with the teachers recorded during the meetings in 2017 and later transcribed and which constitute an exercise of listening to the other. The second exercise consists on resuming excerpts of the transcription in new conversations with the teachers, and therefore the research is outlined in the sense of thinking and discussing collectively our practices and our conceptions from our experiences. As follows, the research goes on towards resuming some aspects of the transcription in new conversations with the teachers. Once we initiate this movement of reflection (“re-flexion”) about the daily practice, we transform the pedagogical meetings into a spacetime of training and reflection (“re-flexion”) in the sense that we bend over our practice in order to get to know it and think it over. From the relations that the studies establish with everyday life in their process of research, we propose to think about school as a place of training for students and teachers, as well as researchers. The research referential with everyday life is constituted as the way of thinking and way of doing of this investigation which takes on the narrative as writing capable of sharing the experience of the pedagogical practice. Therefore, the research has no intention of analyzing or explaining what has been said, but to reflect upon the teachers’ utterances about their students and their practice. The narrative makes experience goes round, at times reassuring it and, at others dislodging senses. This way, the narrative research brings out the possibility of producing the kind of knowledge that is reflexive and contextualized constructed from school experience. More than a genre, the narrative shows up as the only way of talking about the complexity of everyday life in a research which investigates practice itself and writes about teacher experiences183 f.Perez, Carmen L. VidalEsteban, Maria TeresaSerpa, AndreaAraujo, Mairce da SilvaSampaio, Carmen SanchesRodrigues, Minna Gondim Marques2020-10-06T13:04:42Z2020-10-06T13:04:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Minna Gondim Marques. De conversa em conversa : o cotidiano em uma pesquisa narrativa com as professoras na escola. 2019. 183 f. 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