IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2900 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em analisar como a leitura de mundo feita pelos professores influenciam na linguagem adquirida pelo aluno no meio rural. Como embasamento teórico, revemos os estudos de Bakhtin (1995), Hall (1997) entre outros. A relevância desse trabalho e sua atualidade são perceptíveis pela necessidade de conhecer a linguagem do professor da escola rural, bem como entender que papel o professor representa neste contexto, a partir da sua leitura de mundo e identidade. Para tanto serão abordados dados da linguagem, da cultura e do discurso, relatando uma pesquisa em sua fase inicial. Entendemos que o estudo em questão pode trazer, posteriormente, subsídios teóricos para a reflexão sobre a prática pedagógica na zona rural, sobre a linguagem e a identidade cultural, principalmente, ligadas ao contexto rural. |
id |
UESB-1_c8d8c85f3689bf9fad8c0daba03d02d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2900 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURALO objetivo deste trabalho consiste em analisar como a leitura de mundo feita pelos professores influenciam na linguagem adquirida pelo aluno no meio rural. Como embasamento teórico, revemos os estudos de Bakhtin (1995), Hall (1997) entre outros. A relevância desse trabalho e sua atualidade são perceptíveis pela necessidade de conhecer a linguagem do professor da escola rural, bem como entender que papel o professor representa neste contexto, a partir da sua leitura de mundo e identidade. Para tanto serão abordados dados da linguagem, da cultura e do discurso, relatando uma pesquisa em sua fase inicial. Entendemos que o estudo em questão pode trazer, posteriormente, subsídios teóricos para a reflexão sobre a prática pedagógica na zona rural, sobre a linguagem e a identidade cultural, principalmente, ligadas ao contexto rural.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2900fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2900/2411Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia GraciaPires, Maria das Graças PortoViana, Moisés dos Santos2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2900Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:26.779149Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
title |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
spellingShingle |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL Ferreira, Lúcia Gracia |
title_short |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
title_full |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
title_fullStr |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
title_sort |
IDENTIDADE E DISCURSO: A INFLUÊNCIA DA LEITURA DE MUNDO DO PROFESSOR NA LINGUAGEM DE ALUNOS DA ZONA RURAL |
author |
Ferreira, Lúcia Gracia |
author_facet |
Ferreira, Lúcia Gracia Pires, Maria das Graças Porto Viana, Moisés dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Maria das Graças Porto Viana, Moisés dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lúcia Gracia Pires, Maria das Graças Porto Viana, Moisés dos Santos |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em analisar como a leitura de mundo feita pelos professores influenciam na linguagem adquirida pelo aluno no meio rural. Como embasamento teórico, revemos os estudos de Bakhtin (1995), Hall (1997) entre outros. A relevância desse trabalho e sua atualidade são perceptíveis pela necessidade de conhecer a linguagem do professor da escola rural, bem como entender que papel o professor representa neste contexto, a partir da sua leitura de mundo e identidade. Para tanto serão abordados dados da linguagem, da cultura e do discurso, relatando uma pesquisa em sua fase inicial. Entendemos que o estudo em questão pode trazer, posteriormente, subsídios teóricos para a reflexão sobre a prática pedagógica na zona rural, sobre a linguagem e a identidade cultural, principalmente, ligadas ao contexto rural. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2900 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2900/2411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973986111488 |