Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699 |
Resumo: | A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural. |
id |
UNEB-2_ab5cd2969ac203ea40fc70ca89ae4643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5699 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona ruralA partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural.UNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 121-137reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699/3640Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia GraciaAnunciato, Rosa Maria Moraes2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5699Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
title |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
spellingShingle |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural Ferreira, Lúcia Gracia |
title_short |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
title_full |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
title_fullStr |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
title_full_unstemmed |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
title_sort |
Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural |
author |
Ferreira, Lúcia Gracia |
author_facet |
Ferreira, Lúcia Gracia Anunciato, Rosa Maria Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Anunciato, Rosa Maria Moraes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Lúcia Gracia Anunciato, Rosa Maria Moraes |
description |
A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699/3640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 121-137 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658870620160 |