Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lúcia Gracia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Anunciato, Rosa Maria Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699
Resumo: A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural.
id UNEB-2_ab5cd2969ac203ea40fc70ca89ae4643
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5699
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona ruralA partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural.UNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 121-137reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699/3640Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia GraciaAnunciato, Rosa Maria Moraes2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5699Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
title Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
spellingShingle Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
Ferreira, Lúcia Gracia
title_short Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
title_full Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
title_fullStr Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
title_full_unstemmed Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
title_sort Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural
author Ferreira, Lúcia Gracia
author_facet Ferreira, Lúcia Gracia
Anunciato, Rosa Maria Moraes
author_role author
author2 Anunciato, Rosa Maria Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lúcia Gracia
Anunciato, Rosa Maria Moraes
description A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5699/3640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 121-137
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658870620160