CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369 |
Resumo: | Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas. |
id |
UESB-7_966d68522c31e535bb6f5e79f41b639a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4369 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURALCartas; Início da carreira docente; Formação.Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436910.22481/praxis.v14i30.4369Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-2462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496Gracia Ferreira, LúciaMaria Moraes Anunciato, Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4369Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
title |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
spellingShingle |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL Gracia Ferreira, Lúcia Cartas; Início da carreira docente; Formação. |
title_short |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
title_full |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
title_fullStr |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
title_full_unstemmed |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
title_sort |
CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL |
author |
Gracia Ferreira, Lúcia |
author_facet |
Gracia Ferreira, Lúcia Maria Moraes Anunciato, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Maria Moraes Anunciato, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gracia Ferreira, Lúcia Maria Moraes Anunciato, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartas; Início da carreira docente; Formação. |
topic |
Cartas; Início da carreira docente; Formação. |
description |
Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369 10.22481/praxis.v14i30.4369 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i30.4369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246 Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246 Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816973299712 |