CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gracia Ferreira, Lúcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maria Moraes Anunciato, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369
Resumo: Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas.
id UESB-7_966d68522c31e535bb6f5e79f41b639a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4369
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURALCartas; Início da carreira docente; Formação.Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas.Edições UESB2018-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/436910.22481/praxis.v14i30.4369Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-2462178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496Gracia Ferreira, LúciaMaria Moraes Anunciato, Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:16:40Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4369Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:16:40Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
title CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
spellingShingle CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
Gracia Ferreira, Lúcia
Cartas; Início da carreira docente; Formação.
title_short CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
title_full CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
title_fullStr CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
title_full_unstemmed CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
title_sort CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL
author Gracia Ferreira, Lúcia
author_facet Gracia Ferreira, Lúcia
Maria Moraes Anunciato, Rosa
author_role author
author2 Maria Moraes Anunciato, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gracia Ferreira, Lúcia
Maria Moraes Anunciato, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas; Início da carreira docente; Formação.
topic Cartas; Início da carreira docente; Formação.
description Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369
10.22481/praxis.v14i30.4369
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i30.4369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369/3496
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 30 (2018): Dossiê Temático: Formação e Prática Pedagógica; 229-246
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816973299712