COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Simone
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018
Resumo: Neste artigo descrevemos, brevemente, as principais teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, um saber que entendemos imprescindível ao professor de espanhol para crianças e, porque não, para todos os professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Entre as diversas teorias comentadas, apresentamos a maturacionista, que toma como base os postulados de Hall  e Gesell; as vertentes da teoria comportamental de Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner; as teorias psicodinâmicas de Freud e Erickson; as ditas psicogenéticas de Piaget e Vygotsky; e a teoria ecológica, de Bronfenbrenner. De conhecimento dessas linhas teóricas, os professores de línguas estrangeiras poderão adequar sua prática ao público infantil com o qual atuam.
id UESB-1_dbdaebad74080af1b54f4ad04809330e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3018
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇASNeste artigo descrevemos, brevemente, as principais teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, um saber que entendemos imprescindível ao professor de espanhol para crianças e, porque não, para todos os professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Entre as diversas teorias comentadas, apresentamos a maturacionista, que toma como base os postulados de Hall  e Gesell; as vertentes da teoria comportamental de Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner; as teorias psicodinâmicas de Freud e Erickson; as ditas psicogenéticas de Piaget e Vygotsky; e a teoria ecológica, de Bronfenbrenner. De conhecimento dessas linhas teóricas, os professores de línguas estrangeiras poderão adequar sua prática ao público infantil com o qual atuam.Edições UESB2018-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018fólio - Revista de Letras; v. 6 n. 2 (2014): AMOR NA LITERATURA / LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018/2519Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRinaldi, Simone2021-03-22T18:04:12Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3018Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:29.683596Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
title COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
spellingShingle COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
Rinaldi, Simone
title_short COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
title_full COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
title_fullStr COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
title_full_unstemmed COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
title_sort COMO AS CRIANÇAS APRENDEM E SE DESENVOLVEM: ALGUNS CONHECIMENTOS PARA ENSINAR LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A CRIANÇAS
author Rinaldi, Simone
author_facet Rinaldi, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Simone
description Neste artigo descrevemos, brevemente, as principais teorias de aprendizagem e desenvolvimento infantil, um saber que entendemos imprescindível ao professor de espanhol para crianças e, porque não, para todos os professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Entre as diversas teorias comentadas, apresentamos a maturacionista, que toma como base os postulados de Hall  e Gesell; as vertentes da teoria comportamental de Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner; as teorias psicodinâmicas de Freud e Erickson; as ditas psicogenéticas de Piaget e Vygotsky; e a teoria ecológica, de Bronfenbrenner. De conhecimento dessas linhas teóricas, os professores de línguas estrangeiras poderão adequar sua prática ao público infantil com o qual atuam.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3018/2519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 6 n. 2 (2014): AMOR NA LITERATURA / LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318974062657536