AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904 |
Resumo: | Neste artigo, tratamos de questões teóricas e estudos realizados sobre a aquisição da linguagem de forma a pensar sobre a importância dos estudos cognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Iniciamos situando o estudo que será desenvolvido dentro dos estudos conexionistas sobre a cognição. Abordamos, primeiramente, os principais paradigmas da cognição, detalhando o paradigma conexionista, no qual nos inserimos. Relatamos alguns estudos já desenvolvidos sobre a linguagem de acordo com a perspectiva conexionista, de forma que o leitor possa compreender os pressupostos dessa teoria. Então, apresentamos uma descrição sobre a memória, detendo-nos na relação entre memória e aprendizagem. Procuramos refletir sobre a importância do professor compreender os processos cognitivos relacionados à memória e à aprendizagem, de forma a pensar na organização de estratégias mais eficientes de ensino, que levem o aluno a se tornar um leitor e um escritor proficiente na sua língua materna. |
id |
UESB-1_dce6abbbeb834bedfc4cfa421358902f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2904 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEMNeste artigo, tratamos de questões teóricas e estudos realizados sobre a aquisição da linguagem de forma a pensar sobre a importância dos estudos cognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Iniciamos situando o estudo que será desenvolvido dentro dos estudos conexionistas sobre a cognição. Abordamos, primeiramente, os principais paradigmas da cognição, detalhando o paradigma conexionista, no qual nos inserimos. Relatamos alguns estudos já desenvolvidos sobre a linguagem de acordo com a perspectiva conexionista, de forma que o leitor possa compreender os pressupostos dessa teoria. Então, apresentamos uma descrição sobre a memória, detendo-nos na relação entre memória e aprendizagem. Procuramos refletir sobre a importância do professor compreender os processos cognitivos relacionados à memória e à aprendizagem, de forma a pensar na organização de estratégias mais eficientes de ensino, que levem o aluno a se tornar um leitor e um escritor proficiente na sua língua materna.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904/2415Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Valquíria Claudete Machado2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2904Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:26.929479Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
title |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM Borba, Valquíria Claudete Machado |
title_short |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
title_full |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
title_sort |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM |
author |
Borba, Valquíria Claudete Machado |
author_facet |
Borba, Valquíria Claudete Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Valquíria Claudete Machado |
description |
Neste artigo, tratamos de questões teóricas e estudos realizados sobre a aquisição da linguagem de forma a pensar sobre a importância dos estudos cognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Iniciamos situando o estudo que será desenvolvido dentro dos estudos conexionistas sobre a cognição. Abordamos, primeiramente, os principais paradigmas da cognição, detalhando o paradigma conexionista, no qual nos inserimos. Relatamos alguns estudos já desenvolvidos sobre a linguagem de acordo com a perspectiva conexionista, de forma que o leitor possa compreender os pressupostos dessa teoria. Então, apresentamos uma descrição sobre a memória, detendo-nos na relação entre memória e aprendizagem. Procuramos refletir sobre a importância do professor compreender os processos cognitivos relacionados à memória e à aprendizagem, de forma a pensar na organização de estratégias mais eficientes de ensino, que levem o aluno a se tornar um leitor e um escritor proficiente na sua língua materna. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904/2415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973991354368 |