DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO: QUESTÕES DISCURSIVAS (ENTRE)VISTAS EM CENAS DE SALA DE AULA
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2814 |
Resumo: | Neste artigo, objetivamos discutir sobre o fenômeno da atenção/desatenção e engajamento a partir de mostras de posições de alunos e professores em cenas de sala de aula, com intuito de avançar na compreensão desse fenômeno tão caro por ser, ao mesmo tempo, constitutivo do sujeito e culturalmente desenvolvido. Metodologicamente amparadas em princípios da etnografia (Flick, 2005; Minayo, 2015), trazemos cenas de interação didática de um grupo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual integrante da cultura escolar local de Vitória da Conquista. Conceitos como Atenção (Kastrup, 2004; De-Nardin, Sordi, 2007; Vygotsky, 1998); participação (Modl, 2015; Matencio, 2001; Phillips, 2001) e engajamento (Kerbrat- Orecchioni, 2006; Garcez, 2006) são mobilizados para a tematização do objeto. As análises apontam para a necessidade dos lugares e papéis serem cumpridos na interação pelos sujeitos professor e aluno, visando o monitoramento do engajamento e o compartilhamento de um foco de atenção comum. |
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DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO: QUESTÕES DISCURSIVAS (ENTRE)VISTAS EM CENAS DE SALA DE AULANeste artigo, objetivamos discutir sobre o fenômeno da atenção/desatenção e engajamento a partir de mostras de posições de alunos e professores em cenas de sala de aula, com intuito de avançar na compreensão desse fenômeno tão caro por ser, ao mesmo tempo, constitutivo do sujeito e culturalmente desenvolvido. Metodologicamente amparadas em princípios da etnografia (Flick, 2005; Minayo, 2015), trazemos cenas de interação didática de um grupo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual integrante da cultura escolar local de Vitória da Conquista. Conceitos como Atenção (Kastrup, 2004; De-Nardin, Sordi, 2007; Vygotsky, 1998); participação (Modl, 2015; Matencio, 2001; Phillips, 2001) e engajamento (Kerbrat- Orecchioni, 2006; Garcez, 2006) são mobilizados para a tematização do objeto. As análises apontam para a necessidade dos lugares e papéis serem cumpridos na interação pelos sujeitos professor e aluno, visando o monitoramento do engajamento e o compartilhamento de um foco de atenção comum.Edições UESB2018-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/281410.22481/folio.v9i2.2814fólio - Revista de Letras; v. 9 n. 2 (2017): 40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA / PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2814/2361Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Paloma Batista SilvaModl, Fernanda de Castro2021-03-22T18:07:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2814Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:24.673438Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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