DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO: QUESTÕES DISCURSIVAS (ENTRE)VISTAS EM CENAS DE SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Paloma Batista Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Modl, Fernanda de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2814
Resumo: Neste artigo, objetivamos discutir sobre o fenômeno da atenção/desatenção e engajamento a partir de mostras de posições de alunos e professores em cenas de sala de aula, com intuito de avançar na compreensão desse fenômeno tão caro por ser, ao mesmo tempo, constitutivo do sujeito e culturalmente desenvolvido. Metodologicamente amparadas em princípios da etnografia (Flick, 2005; Minayo, 2015), trazemos cenas de interação didática de um grupo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual integrante da cultura escolar local de Vitória da Conquista. Conceitos como Atenção (Kastrup, 2004; De-Nardin, Sordi, 2007; Vygotsky, 1998); participação (Modl, 2015; Matencio, 2001; Phillips, 2001) e engajamento (Kerbrat- Orecchioni, 2006; Garcez, 2006) são mobilizados para a tematização do objeto. As análises apontam para a necessidade dos lugares e papéis serem cumpridos na interação pelos sujeitos professor e aluno, visando o monitoramento do engajamento e o compartilhamento de um foco de atenção comum.
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