From embryonic forms to complex forms of discourse: the child’s linguistic-enunciative operations during the acquisition of the native language
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12071 |
Resumo: | Este artigo objetiva responder à seguinte questão investigativa: como a criança, na aurora de sua vida, instancia, via movimentos linguístico-enunciativos, formas embrionárias e como, em sua história na linguagem, insere formas complexas do discurso, caso das narrativas, nas relações enunciativas com o outro? Para tanto, ancorado na Teoria da Linguagem de Émile Benveniste, o presente estudo investiga fatos de linguagem de uma criança acompanhada em coletas naturalísticas e longitudinais nas seguintes faixas etárias: 2 meses e 12 dias; 7 meses e 29 dias; 3 anos e 8 meses. Os resultados da análise apontam que, na constituição da história de enunciações da criança, os sentidos produzidos, na relação com outros, promovem o deslocamento da criança de formas embrionárias para formas complexas do discurso. Nesse deslocamento, enredam-se aspectos de ordem social e de ordem individual, reveladores da instauração da criança nos dois modos de ser língua: como sistema e como discurso. |
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From embryonic forms to complex forms of discourse: the child’s linguistic-enunciative operations during the acquisition of the native languageDe las formas embrionarias a las formas complejas del discurso: movimento lingüístico-enunciativos del niño en la adquisición de la lengua maternaDas formas embrionárias às formas complexas do discurso: movimentos linguístico-enunciativos da criança na aquisição da língua materna (From embryonic forms to complex forms of discourse: the child’s linguistic-enunciative operations during ...)História de enunciações; Forma e sentido; Discurso narrativo.History of enunciations; Form and meaning ; Narrative discourse.Historia de enunciaciones; Forma y sentido; Discurso narrativo.Este artigo objetiva responder à seguinte questão investigativa: como a criança, na aurora de sua vida, instancia, via movimentos linguístico-enunciativos, formas embrionárias e como, em sua história na linguagem, insere formas complexas do discurso, caso das narrativas, nas relações enunciativas com o outro? Para tanto, ancorado na Teoria da Linguagem de Émile Benveniste, o presente estudo investiga fatos de linguagem de uma criança acompanhada em coletas naturalísticas e longitudinais nas seguintes faixas etárias: 2 meses e 12 dias; 7 meses e 29 dias; 3 anos e 8 meses. Os resultados da análise apontam que, na constituição da história de enunciações da criança, os sentidos produzidos, na relação com outros, promovem o deslocamento da criança de formas embrionárias para formas complexas do discurso. Nesse deslocamento, enredam-se aspectos de ordem social e de ordem individual, reveladores da instauração da criança nos dois modos de ser língua: como sistema e como discurso.This article aims to answer the following investigative question: how do children, at the dawn of their life, employ, via linguistic-enunciative operations, embryonic forms and how do they, in their history in language, insert complex forms of discourse, such as narratives, into enunciative relationships with the other? To do so, based on Émile Benveniste's Theory of Language, this study investigates language facts of a child accompanied through naturalistic, longitudinal collections in the following ages: 2 months and 12 days; 7 months and 29 days; 3 years and 8 months. The results of the analysis indicate that, during the constitution of the child’s enunciation history, the meanings produced, in the relationships with others, promote the child’s shift from embryonic forms to complex forms of discourse. Social and individual aspects are intertwined in this shift. They reveal the child’s establishment in the two modes of language: as a system and as discourse.Este artículo busca contestar a la siguiente cuestión investigativa: ¿cómo el niño, en los albores de su vida, insta, por medio de movimientos lingüístico-enunciativos, formas embrionarias, y cómo, en su historia en el lenguaje, inserta formas complejas del discurso, caso de las narrativas, en relaciones enunciativas con el otro? Para eso, anclado en la Teoría del Lenguaje de Émile Benveniste, el presente estudio investigahechos de lenguaje de un niño acompañado en recolecciones naturalistas y longitudinales en los siguientes grupos de edades: 2 meses y 12 días; 7 meses y 29 días; 3 años y 8 meses. Los resultados del análisis apuntan que, en la constitución de la historia de enunciaciones del niño, los significados producidos, en la relación con los otros, promueven el desplazamiento del niño de formas embrionarias a formas complejas de discurso. En este desplazamiento, se enredan aspectos de orden social y de orden individual, reveladores del establecimiento del niño en los dos modos de ser lengua: como sistema y como discurso.Edições UESB2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1207110.22481/el.v20i1.12071Estudos da Língua(gem); v. 20 n. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 115-140Language Studies; Vol. 20 No. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 115-140Études de Langues; Vol. 20 No. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 115-140Estudios del lenguaje; Vol. 20 Núm. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 115-1401982-05341808-135510.22481/el.v20i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12071/7358https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carmem Luci da Costa Diedrich, Marlete Sandra2023-08-10T04:23:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12071Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2023-08-10T04:23:49Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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