Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos. |
id |
UESB-2_12b5b36db936159a36fc7cd962a435e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5295 |
network_acronym_str |
UESB-2 |
network_name_str |
Estudos da Língua(gem) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)Discursive environments in aphasia and childhoodAmbientes discursivos en la afasia y la infanciaLinguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia.Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia.Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia.O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos.This paper aims to present the theoretical and practical principles of Discursive Neurolinguistics based on the evaluation and longitudinal monitoring of aphasic adults as well as children, who present school difficultiesthat affect their learnability in reading/writing at these discursive environments: Centro de Convivência de Afásicos (Aphasic Coexistence Center) and Centro de Convivência de Linguagens (Center for Language Coexistence) from the State University of Campinas (UNICAMP). The data show processes related to the discovery and to the awareness of the difficulties presented by the subjects, which put in suspensionthe relation betweensubject andlanguage. That relation, through many discursive practices in which they engage, or they can engage, may happen again in discursive environments. El objetivo de este artículo es presentar principios teóricos y prácticos de la Neurolingüistica Discursiva a partir de la evaluación y el acompañamiento longitudinal de adultos afásicos y de niños con dificultades escolares que afectan el aprendizaje de la lectoescritura en los ambientes discursivos. La investigación fué realizada en el Centro de Convivencia de Afásicos y Centro de Convivencia Lenguajes de la Universidad Estatal de Campinas, São Paulo, Brasil. Los datos muestran procesos de descubrimiento y conocimiento de las dificultades que los sujetos presentan y que ponen en suspenso la relación del sujeto con el lenguaje, y que, mediante las varias prácticas discursivas en que se comprometen, o pueden involucrarse, pueden venir a ocurrir nuevamente en entornos discursivos. Edições UESB2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/529510.22481/el.v17i1.5295Estudos da Língua(gem); v. 17 n. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22Language Studies; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22Études de Langues; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22Estudios del lenguaje; Vol. 17 Núm. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-221982-05341808-135510.22481/el.v17i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295/3980Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessCoudry, Maria Irma HadlerBordin, Sonia Sellin2022-01-03T08:39:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5295Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:39:37Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) Discursive environments in aphasia and childhood Ambientes discursivos en la afasia y la infancia |
title |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) |
spellingShingle |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) Coudry, Maria Irma Hadler Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia. Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia. Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia. |
title_short |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) |
title_full |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) |
title_fullStr |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) |
title_full_unstemmed |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) |
title_sort |
Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood) |
author |
Coudry, Maria Irma Hadler |
author_facet |
Coudry, Maria Irma Hadler Bordin, Sonia Sellin |
author_role |
author |
author2 |
Bordin, Sonia Sellin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coudry, Maria Irma Hadler Bordin, Sonia Sellin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia. Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia. Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia. |
topic |
Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia. Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia. Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reviewed by peers Revisión por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295 10.22481/el.v17i1.5295 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295 |
identifier_str_mv |
10.22481/el.v17i1.5295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295/3980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem); v. 17 n. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22 Language Studies; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22 Études de Langues; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22 Estudios del lenguaje; Vol. 17 Núm. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v17i1 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Estudos da Língua(gem) |
collection |
Estudos da Língua(gem) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com |
_version_ |
1799318953966698496 |