Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coudry, Maria Irma Hadler
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bordin, Sonia Sellin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos.
id UESB-2_12b5b36db936159a36fc7cd962a435e3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5295
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)Discursive environments in aphasia and childhoodAmbientes discursivos en la afasia y la infanciaLinguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia.Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia.Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia.O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos.This paper aims to present the theoretical and practical principles of Discursive Neurolinguistics based on the evaluation and longitudinal monitoring of aphasic adults as well as children, who present school difficultiesthat affect their learnability in reading/writing at these discursive environments: Centro de Convivência de Afásicos (Aphasic Coexistence Center) and Centro de Convivência de Linguagens (Center for Language Coexistence) from the State University of Campinas (UNICAMP). The data show processes related to the discovery and to the awareness of the difficulties presented by the subjects, which put in suspensionthe relation betweensubject andlanguage. That relation, through many discursive practices in which they engage, or they can engage, may happen again in discursive environments.  El objetivo de este artículo es presentar principios teóricos y prácticos de la Neurolingüistica Discursiva a partir de la evaluación y el acompañamiento longitudinal de adultos afásicos y de niños con dificultades escolares que afectan el aprendizaje de la lectoescritura en los ambientes discursivos. La investigación fué realizada en el Centro de Convivencia de Afásicos y Centro de Convivencia Lenguajes de la Universidad Estatal de Campinas, São Paulo, Brasil. Los datos muestran procesos de descubrimiento y conocimiento de las dificultades que los sujetos presentan y que ponen en suspenso la relación del sujeto con el lenguaje, y que, mediante las varias prácticas discursivas en que se comprometen, o pueden involucrarse, pueden venir a ocurrir nuevamente en entornos discursivos.  Edições UESB2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/529510.22481/el.v17i1.5295Estudos da Língua(gem); v. 17 n. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22Language Studies; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22Études de Langues; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22Estudios del lenguaje; Vol. 17 Núm. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-221982-05341808-135510.22481/el.v17i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295/3980Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessCoudry, Maria Irma HadlerBordin, Sonia Sellin2022-01-03T08:39:37Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5295Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:39:37Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
Discursive environments in aphasia and childhood
Ambientes discursivos en la afasia y la infancia
title Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
spellingShingle Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
Coudry, Maria Irma Hadler
Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia.
Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia.
Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia.
title_short Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
title_full Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
title_fullStr Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
title_full_unstemmed Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
title_sort Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)
author Coudry, Maria Irma Hadler
author_facet Coudry, Maria Irma Hadler
Bordin, Sonia Sellin
author_role author
author2 Bordin, Sonia Sellin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler
Bordin, Sonia Sellin
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia.
Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia.
Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia.
topic Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia.
Language; Writing; Reading; Neurolinguistics; Aphasia.
Lenguaje; Escritura; Lectura; Neurolingüística; Afasia.
description O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295
10.22481/el.v17i1.5295
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295
identifier_str_mv 10.22481/el.v17i1.5295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295/3980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 17 n. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22
Language Studies; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22
Études de Langues; Vol. 17 No. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22
Estudios del lenguaje; Vol. 17 Núm. 1 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-22
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v17i1
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953966698496