Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Nedja Lima de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4877
Resumo: Este artigo tem como objetivo revisitar e discutir aspectos teórico-metodológicos relacionados à prática de análise linguística em sala de aula. Para isso, aborda problemas da tradição gramatical normativo-prescritiva na escola, confrontando-os com as investigações linguísticas atuais que propõem o estudo reflexivo dos fenômenos gramaticais e concebem a análise linguística como instrumento de apoio para as práticas de leitura e de produção de textos. Para tanto, apresenta um exemplo de experiência didática ancorada na análise linguística, a fim de fomentar a discussão sobre as possibilidades pedagógicas a partir da reflexão gramatical. PALAVRAS-CHAVE: Gramática normativo-prescritiva. Análise linguística. Prática pedagógica.
id UESB-2_54cbc51e994f5d51bb02887353502c5c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4877
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )Este artigo tem como objetivo revisitar e discutir aspectos teórico-metodológicos relacionados à prática de análise linguística em sala de aula. Para isso, aborda problemas da tradição gramatical normativo-prescritiva na escola, confrontando-os com as investigações linguísticas atuais que propõem o estudo reflexivo dos fenômenos gramaticais e concebem a análise linguística como instrumento de apoio para as práticas de leitura e de produção de textos. Para tanto, apresenta um exemplo de experiência didática ancorada na análise linguística, a fim de fomentar a discussão sobre as possibilidades pedagógicas a partir da reflexão gramatical. PALAVRAS-CHAVE: Gramática normativo-prescritiva. Análise linguística. Prática pedagógica.This article aims to revisit and to discuss theoretical-methodological aspects related to the practice of linguistic analysis in the classroom. In order to do so, it addresses problems of the grammatical normative-prescriptive tradition in the school, confronting them with the current linguistic investigations that propose the reflexive study of the grammatical phenomena and conceive the linguistic analysis as a support tool for the practices of reading and writing. To do so, it presents an example of didactic experience anchored in the linguistic analysis, in order to foment the discussion about the pedagogical possibilities from the grammatical reflection. KEYWORDS: Normative-prescriptive gramar. Analysis linguistics. Pedagogical practice.Este artículo tiene como objetivo revisar y discutir aspectos teórico-metodológicos relacionados a la práctica del análisis lingüístico en el aula. Para ello, aborda problemas de la tradición gramatical normativo-prescriptiva en la escuela, confrontándolos con las investigaciones lingüísticas actuales que proponen el estudio reflexivo de los fenómenos gramaticales y concibe el análisis lingüístico como instrumento de apoyo para las prácticas de lectura y de producción de textos. Para ello, presenta un ejemplo de experiencia didáctica anclada en el análisis lingüístico, a fin de fomentar la discusión sobre las posibilidades pedagógicas a partir de la reflexión gramatical.PALABRAS CLAVE: Gramática normativo-prescriptiva. Análisis lingüístico. Práctica pedagógica.Edições UESB2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/487710.22481/el.v16i1.4877Estudos da Língua(gem); v. 16 n. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51Language Studies; Vol. 16 No. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51Études de Langues; Vol. 16 No. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51Estudios del lenguaje; Vol. 16 Núm. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-511982-05341808-135510.22481/el.v16i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4877/3851Copyright (c) 2018 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Nedja Lima de2021-03-13T23:13:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4877Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:13:51Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
title Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
spellingShingle Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
Lucena, Nedja Lima de
title_short Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
title_full Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
title_fullStr Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
title_full_unstemmed Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
title_sort Análise linguística em aulas de língua portuguesa: revisitando aspectos teórico-metodológicos (Linguistic analysis in Portuguese language classes: revisiting theoretical-methodological aspects )
author Lucena, Nedja Lima de
author_facet Lucena, Nedja Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Nedja Lima de
description Este artigo tem como objetivo revisitar e discutir aspectos teórico-metodológicos relacionados à prática de análise linguística em sala de aula. Para isso, aborda problemas da tradição gramatical normativo-prescritiva na escola, confrontando-os com as investigações linguísticas atuais que propõem o estudo reflexivo dos fenômenos gramaticais e concebem a análise linguística como instrumento de apoio para as práticas de leitura e de produção de textos. Para tanto, apresenta um exemplo de experiência didática ancorada na análise linguística, a fim de fomentar a discussão sobre as possibilidades pedagógicas a partir da reflexão gramatical. PALAVRAS-CHAVE: Gramática normativo-prescritiva. Análise linguística. Prática pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4877
10.22481/el.v16i1.4877
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4877
identifier_str_mv 10.22481/el.v16i1.4877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4877/3851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 16 n. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51
Language Studies; Vol. 16 No. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51
Études de Langues; Vol. 16 No. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51
Estudios del lenguaje; Vol. 16 Núm. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 39-51
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v16i1
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953911123968