O contexto de riso numa perspectiva multimodal: contribuições para a aquisição da linguagem (The laugther context in a multimodal perspective: contributions to language acquisition)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5335 |
Resumo: | Esse artigo tratará da multimodalidade, enfatizando o uso do riso pela criança, com idade dos 16 aos 24 meses de vida. O principal objetivo é investigar como o riso enquanto instância multimodal é construído na relação com o outro; bem como compreender o seu papel na aquisição da linguagem. Tomamos como referência Del Ré (2003, 2006), que trata do riso ao discutir o humor na aquisição da linguagem e teorias referentes ao riso e à multimodalidade em aquisição da linguagem. Metodologicamente, realizamos um estudo longitudinal, cujo corpus foi composto por filmagens de interação mãe-bebê, entre os 16 e 24 meses, de forma mais natural possível. Os dados analisados foram transcritos no software ELAN. Partimos da hipótese de que as rotinas envolvendo o riso vão se constituindo através da multimodalidade, guiadas pelo movimento dialógico entre adulto e criança. Tais resultados confirmam nossa tese de que a criança utiliza o riso como elemento multimodal para estabelecer interação com os que o cercam. |
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O contexto de riso numa perspectiva multimodal: contribuições para a aquisição da linguagem (The laugther context in a multimodal perspective: contributions to language acquisition)The laugther context in a multimodal perspective: contributions to language acquisitionEl contexto de risa en una perspectiva multimodal: contribuciones para la adquisición del lenguajeContextos de riso; Aquisição da Linguagem; Multimodalidade.Laughter situations; Language acquisition; Multimodality.Situación de risa; Adquisición del Lenguaje; Multimodalidad.Esse artigo tratará da multimodalidade, enfatizando o uso do riso pela criança, com idade dos 16 aos 24 meses de vida. O principal objetivo é investigar como o riso enquanto instância multimodal é construído na relação com o outro; bem como compreender o seu papel na aquisição da linguagem. Tomamos como referência Del Ré (2003, 2006), que trata do riso ao discutir o humor na aquisição da linguagem e teorias referentes ao riso e à multimodalidade em aquisição da linguagem. Metodologicamente, realizamos um estudo longitudinal, cujo corpus foi composto por filmagens de interação mãe-bebê, entre os 16 e 24 meses, de forma mais natural possível. Os dados analisados foram transcritos no software ELAN. Partimos da hipótese de que as rotinas envolvendo o riso vão se constituindo através da multimodalidade, guiadas pelo movimento dialógico entre adulto e criança. Tais resultados confirmam nossa tese de que a criança utiliza o riso como elemento multimodal para estabelecer interação com os que o cercam.This article deals with multimodality, emphasizing the use of laughter by the child, aged from 16 to 24 months of age. The main objective is to investigate how laughter is built as a multimodal instance in the relationship between partners, as well as to understand their role in language acquisition. We take as reference Del Ré (2003, 2006), who approaches laughter when discussing humor in language acquisition. In addition, we follow theories on laugther and multimodality in language acquisition. Methodologically, we performed a longitudinal study, whose corpus was composed of mother-baby interaction between 16 and 24 months, in the most natural way possible. The analyzed data were transcribed using ELAN software. We started from the hypothesis that the routines involving the laughter are constituted through multimodality as well as guided by the dialogical movement between the adult and the child. The results confirm our thesis that the child uses laughter as a multimodal element to establish interaction with those around him.Este artículo tratará de la multimodalidad, con énfasis para el uso de la risa por el niño, con edad entre los 16 y 24 meses de vida. El principal objetivo es investigar cómo la risa como instancia multimodal se construye en la relación con el otro; así como comprender su papel en la adquisición del lenguaje. Se considera el trabajo de Del Ré (2003,2006) que trata de la risa a partir de una discusión del humor en la adquisición del lenguaje y teorías relacionadas con la risa y la multimodalidad en adquisición del lenguaje. Metodológicamente, realizamos un estudio longitudinal, cuyo corpus se compone de filmaciones las más naturales posibles con la interacción entre madre y bebé. Los datos analizados se transcribieron en el software ELAN. Partimos de la hipótesis de que las rutinas en las cuales hay la risa se van constituyendo a través de la multimodalidad, guiadas por el movimiento dialógico entre adulto y niño. Dichos resultados confirman nuestra tesis de que el niño utiliza la risa como elemento multimodal para establecer interacción con los que lo rodean. Edições UESB2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/533510.22481/el.v17i2.5335Estudos da Língua(gem); v. 17 n. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 43-64Language Studies; Vol. 17 No. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 43-64Études de Langues; Vol. 17 No. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 43-64Estudios del lenguaje; Vol. 17 Núm. 2 (2019): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 43-641982-05341808-135510.22481/el.v17i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5335/4008Copyright (c) 2019 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Marianne Carvalho B.Lima, Valdenice Pereira de2022-01-03T08:39:10Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5335Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:39:10Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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Esse artigo tratará da multimodalidade, enfatizando o uso do riso pela criança, com idade dos 16 aos 24 meses de vida. O principal objetivo é investigar como o riso enquanto instância multimodal é construído na relação com o outro; bem como compreender o seu papel na aquisição da linguagem. Tomamos como referência Del Ré (2003, 2006), que trata do riso ao discutir o humor na aquisição da linguagem e teorias referentes ao riso e à multimodalidade em aquisição da linguagem. Metodologicamente, realizamos um estudo longitudinal, cujo corpus foi composto por filmagens de interação mãe-bebê, entre os 16 e 24 meses, de forma mais natural possível. Os dados analisados foram transcritos no software ELAN. Partimos da hipótese de que as rotinas envolvendo o riso vão se constituindo através da multimodalidade, guiadas pelo movimento dialógico entre adulto e criança. Tais resultados confirmam nossa tese de que a criança utiliza o riso como elemento multimodal para estabelecer interação com os que o cercam. |
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