The issue of orality
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
DOI: | 10.22481/el.v15i2.3541 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3541 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir acerca do conceito de oralidade, proposto pela poética de Henri Meschonnic. Para fazê-lo, parte-se do questionamento da visão dicotômica da relação entre oralidade e escrita, presentes em Zumthor (1997), Marcuschi (2001) e Meschonnic (1985) e (1989/2006). Em um segundo momento, discute-se acerca da transformação dessa dicotomia na tripartição escrito, falado e oral, presente na reflexão de Meschonnic (1982), (1985), (1989/2006) e (1982/2009). Essa tripartição postula que o oral está tanto no escrito quanto no falado, o que provoca uma alteração na concepção de oralidade e a transforma em uma noção também literária.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade. Escrita. Poética. |
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The issue of oralityA problemática da oralidade (The issue of orality)La problemática de la oralidadOralidadeEscritaPoéticaOralityWritingPoeticsOralidadEscrituraPoéticaO objetivo deste artigo é discutir acerca do conceito de oralidade, proposto pela poética de Henri Meschonnic. Para fazê-lo, parte-se do questionamento da visão dicotômica da relação entre oralidade e escrita, presentes em Zumthor (1997), Marcuschi (2001) e Meschonnic (1985) e (1989/2006). Em um segundo momento, discute-se acerca da transformação dessa dicotomia na tripartição escrito, falado e oral, presente na reflexão de Meschonnic (1982), (1985), (1989/2006) e (1982/2009). Essa tripartição postula que o oral está tanto no escrito quanto no falado, o que provoca uma alteração na concepção de oralidade e a transforma em uma noção também literária.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade. Escrita. Poética.This paper intends to discuss the orality notion, presented in Henri Meschonnic's poetics. Firstly, the dichotomous view between orality and writing is questioned, considering the reflections in Zumthor (1997), Marcuschi (2001) and Meschonnic (1985) and (1989/2006). Secondly, this work debates the transformation of the dichotomy between orality and writing into the tripartite writing, spoken and orality, from Meschonnic (1982), (1985), (1989/2006) and (1982/2009). Finally, the fact that the tripartite postulates that the orality is present in writing as well as in spoken language is discussed, since alters the notion of orality, by transforming it into a litterary notion, too. El objetivo de este artículo es discutir acerca del concepto de oralidad, propuesto por la poética de Henri Meschonnic. Para hacerlo, se parte del cuestionamiento de la visión dicotómica de la relación entre oralidad y escritura, presentes en Zumthor (1997), Marcuschi (2001) y Meschonnic (1985) y (1989/2006). En un segundo momento, se discute acerca de la transformación de esa dicotomía en la tripartición escrita, hablada y oral, presente en la reflexión de Meschonnic (1982), (1985), (1989/2006) y (1982/2009). Esta tripartición postula que la oral está tanto en el escrito como en el hablado, lo que provoca una alteración en la concepción de la oralidad y la transforma en una noción también literaria.El objetivo de este documento es investigar si los niños pueden empaquetar slips de la lengua. La motivación para este trabajo derivado de la necesidad de cuestionar la convención convencional adoptada en una investigación anterior (Iliovitz, 2001) toma en cuenta una cierta fecha de otra investigación (Oliveira, 2004). (1997), Jakobson (1971), and metaphoric and metonymic procesos bajo un criterio cognitivo de De Lemos (1992). La conclusión es que los niños son objeto de metáforas y metódicos de anticipación temprana, y en consecuencia, también se pueden empaquetar slips de la lengua.Edições UESB2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/354110.22481/el.v15i2.3541Estudos da Língua(gem); v. 15 n. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 37-47Language Studies; Vol. 15 No. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 37-47Études de Langues; Vol. 15 No. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 37-47Estudios del lenguaje; Vol. 15 Núm. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 37-471982-05341808-135510.22481/el.v15i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3541/2922Copyright (c) 2017 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessNeumann, Daiane2021-03-13T23:12:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3541Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:12:46Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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O objetivo deste artigo é discutir acerca do conceito de oralidade, proposto pela poética de Henri Meschonnic. Para fazê-lo, parte-se do questionamento da visão dicotômica da relação entre oralidade e escrita, presentes em Zumthor (1997), Marcuschi (2001) e Meschonnic (1985) e (1989/2006). Em um segundo momento, discute-se acerca da transformação dessa dicotomia na tripartição escrito, falado e oral, presente na reflexão de Meschonnic (1982), (1985), (1989/2006) e (1982/2009). Essa tripartição postula que o oral está tanto no escrito quanto no falado, o que provoca uma alteração na concepção de oralidade e a transforma em uma noção também literária.PALAVRAS-CHAVE: Oralidade. Escrita. Poética. |
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