Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Escandiel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Aline Aparecida Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da extensão universitária como espaço dialógico de construção de conhecimentos e contextualiza a universidade enquanto espaço de mudança das práticas sociais. Apresenta a extensão universitária como potência para práticas dialógicas de aprendizagem e forma de inspirar novas possibilidades para mudança e transformação social. Busca explicitar a linguagem pela perspectiva multidimensional e dialética do discurso, tendo por base a teoria da análise Crítica de Discurso (ACD), de Fairclough (2001).Também traz a concepção freireana, para o qual diálogo é um princípio educativo emancipador que promove no pensar crítico, na ação-reflexão, a mudança e transformação de mundo.PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Universidade. Práticas dialógicas. Mudança social.
id UESB-2_ce4442fd32b7500eff40dd7452ec3d59
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3547
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.Language and social change in the perspective of critical discourse analysis: the university extension as a dialogue and refrarming knowledge spaceLinguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …)DiscursoUniversidadePráticas dialógicasMudança socialDiscourseUniversityDialogical practicesSocial changeDiscursoUniversidadPrácticas dialógicasCambio socialEste artigo apresenta algumas reflexões acerca da extensão universitária como espaço dialógico de construção de conhecimentos e contextualiza a universidade enquanto espaço de mudança das práticas sociais. Apresenta a extensão universitária como potência para práticas dialógicas de aprendizagem e forma de inspirar novas possibilidades para mudança e transformação social. Busca explicitar a linguagem pela perspectiva multidimensional e dialética do discurso, tendo por base a teoria da análise Crítica de Discurso (ACD), de Fairclough (2001).Também traz a concepção freireana, para o qual diálogo é um princípio educativo emancipador que promove no pensar crítico, na ação-reflexão, a mudança e transformação de mundo.PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Universidade. Práticas dialógicas. Mudança social.This article presents some reflections about the university extension as a dialogic space to build knowledge and contextualizes the university as a changing space of social practices. It presents the university extension as a possibility for dialogical learning and practical way to inspire new possibilities for change and social transformation. Search explicit language for multidimensional and speech dialectical perspective, based on the theory of Critical Discourse Analysis (CDA), by Fairclough (2001). Also brings the Freire’s conceptions, for which dialogue is an emancipatory educational principle that promotes the thinking critical in action-reflection, change and transformation of the world.Este artículo presenta algunas reflexiones acerca de la extensión universitaria como espacio dialógico de construcción de conocimientos y contextualiza la universidad como espacio de cambio de las prácticas sociales. Presenta la extensión universitaria como potencia para prácticas dialógicas de aprendizaje y forma de inspirar nuevas posibilidades para el cambio y la transformación social. En el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres, pensar crítico, en la acción-reflexión, el cambio y la transformación del mundo.Edições UESB2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/354710.22481/el.v15i2.3547Estudos da Língua(gem); v. 15 n. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129Language Studies; Vol. 15 No. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129Études de Langues; Vol. 15 No. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129Estudios del lenguaje; Vol. 15 Núm. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-1291982-05341808-135510.22481/el.v15i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547/2928Copyright (c) 2017 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Antonio EscandielCosta, Aline Aparecida Cezar2021-03-13T23:12:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/3547Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:12:46Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
Language and social change in the perspective of critical discourse analysis: the university extension as a dialogue and refrarming knowledge space
Linguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …)
title Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
spellingShingle Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
Souza, Antonio Escandiel
Discurso
Universidade
Práticas dialógicas
Mudança social
Discourse
University
Dialogical practices
Social change
Discurso
Universidad
Prácticas dialógicas
Cambio social
title_short Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
title_full Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
title_fullStr Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
title_full_unstemmed Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
title_sort Lenguaje y cambio social en la perspectiva del análisis Crítica del Discurso: la extensión universitaria como espacio de diálogo y (re) significación de saberes las áreas de Semántica Argumentativa y Semántica del Acontecimiento.
author Souza, Antonio Escandiel
author_facet Souza, Antonio Escandiel
Costa, Aline Aparecida Cezar
author_role author
author2 Costa, Aline Aparecida Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonio Escandiel
Costa, Aline Aparecida Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Universidade
Práticas dialógicas
Mudança social
Discourse
University
Dialogical practices
Social change
Discurso
Universidad
Prácticas dialógicas
Cambio social
topic Discurso
Universidade
Práticas dialógicas
Mudança social
Discourse
University
Dialogical practices
Social change
Discurso
Universidad
Prácticas dialógicas
Cambio social
description Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da extensão universitária como espaço dialógico de construção de conhecimentos e contextualiza a universidade enquanto espaço de mudança das práticas sociais. Apresenta a extensão universitária como potência para práticas dialógicas de aprendizagem e forma de inspirar novas possibilidades para mudança e transformação social. Busca explicitar a linguagem pela perspectiva multidimensional e dialética do discurso, tendo por base a teoria da análise Crítica de Discurso (ACD), de Fairclough (2001).Também traz a concepção freireana, para o qual diálogo é um princípio educativo emancipador que promove no pensar crítico, na ação-reflexão, a mudança e transformação de mundo.PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Universidade. Práticas dialógicas. Mudança social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547
10.22481/el.v15i2.3547
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547
identifier_str_mv 10.22481/el.v15i2.3547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547/2928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 15 n. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129
Language Studies; Vol. 15 No. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129
Études de Langues; Vol. 15 No. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129
Estudios del lenguaje; Vol. 15 Núm. 2 (2017): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 119-129
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v15i2
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953897492480