O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nina Ricardo Dias da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43408
Resumo: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.
id UNB_8ed114845deb89d5e647db1a64ce3511
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/43408
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Costa, Nina Ricardo Dias daCastro, Vera Marisa Pugliese de2022-04-12T20:54:12Z2022-04-12T20:54:12Z2022-04-122021-10-13COSTA, Nina Ricardo Dias da. O habitus em Erwin Panofsky: uma iconografia da Última Ceia. 2021. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43408Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.A presente pesquisa tem por objetivo cotejar o conceito panofskyano de habitus, apresentado no livro Arquitetura Gótica e Escolástica, de 1951, com as representações iconográficas da passagem bíblica da Última Ceia. Consideramos, primeiramente, que abarca conformações plásticas do referido tema a partir de transposições de tipos iconográficos anteriores, referentes a temas grecorromanos envolvendo a comensalidade, na produção visual paleocristã, dedicando especial atenção a seu contexto e antecedentes históricos. Paralelamente à análise de pinturas e relevos significativos em processos de estabilização e transformações estilísticas até o Renascimento, buscou-se apresentar e discutir pontos fundamentais do desenvolvimento diacrônico do conceito de habitus segundo a proposta metodológica de Erwin Panofsky, que remonta a antecedentes aristotélico-tomistas. Este movimento metodológico permitiu apreender certos elementos que relacionam a iconografia e o conceito em questão, procurando compreender qual seria a qualidade de tal relação. Tal cotejamento, realizado no extenso recorte temporal mencionado, objetivou, em seguida, verificar a interação do conteúdo imagético e das proposições conceituais à luz do conceito panofskyano, propondo que as transfigurações iconográficas já apresentariam um arcabouço substancial passível de ser submetida à correlação que Erwin Panofsky denominou uma análise de “causa-e-efeito”, em contraposição a uma perspectiva de “evolução das formas”. Na última etapa da pesquisa, realizou-se um salto temporal de modo a verificar, sob uma perspectiva histórica, diferentes retornos à iconografia da Última Ceia, a partir da constituição da acepção panofskyana do conceito de habitus, considerando seu debate à época da publicação do referido livro, entre seus detratores e sua adoção por Pierre Bourdieu. Finalmente, discutiu-se a viabilidade de uma reconsideração metodológica do habitus em história da arte, a partir da proposição de Adi Efal Lautenschläger, paralelamente à identificação de reverberações a nós contemporâneas do tema da Última Ceia em suas cristalizações pela cultura visual da virada do século XX para o XXI. Desse modo, buscou-se, ainda que com ressalvas, recolocar à baila a discussão do conceito de habitus no atual debate sobre as bases teórico-metodológicas do campo disciplinar da história da arte, a partir de um tema tão pregnante da cultura greco-judaico-cristã, como a Última Ceia, e suas mais diversas apropriações e deslocamentos.This research aims to compare the Panofskian concept of habitus, presented in the book Gothic and Scholastic Architecture, from 1951, with iconographic representations of the biblical passage of the Last Supper. First, we consider that it encompasses plastic conformations of the referred theme from transpositions of previous iconographic types, referring to Greco Roman themes involving commensality, in the paleochristian visual production, dedicating special attention to its context and historical background. Parallel to the analysis of paintings and significant reliefs in stabilization processes and stylistic transformations until the Renaissance, an attempt was made to present and discuss fundamental points of the diachronic development of the concept of habitus according to the methodological proposal of Erwin Panofsky, which dates back to Aristotelian-Thomists antecedents. This methodological movement allowed us to apprehend certain elements that relate iconography and the concept in question, trying to understand what would be the quality of such a relationship. Such comparison, carried out in the extensive time frame mentioned, aimed to verify the interaction of the imagery content and conceptual propositions in the light of the Panofskian concept, proposing that the iconographic transfigurations would already present a substantial framework capable of being subjected to the correlation that Erwin Panofsky called an analysis of “cause and-effect”, as opposed to a perspective of “evolution of forms”. In the last stage of the research, a time leap was made in order to verify, from a historical perspective, different returns to the iconography of the Last Supper, from the constitution of the Panofskian meaning of the concept of habitus, considering its debate at the time of publication of the referred book, among its detractors and its adoption by Pierre Bourdieu. Finally, the feasibility of a methodological reconsideration of the habitus in art history was discussed, based on the proposition of Adi Efal Lautenschläger, in parallel with the identification of reflections to us contemporary to the theme of the Last Supper in its crystallizations by the visual culture of turn of the 20th to the 21st century. In this way, we sought, albeit with reservations, to bring back to the fore the discussion of the concept of habitus in the current debate on the theoretical-methodological bases of the disciplinary field of art history, based on such a pregnant theme of Greek-Jewish-Christian culture, like the Last Supper, and its most diverse appropriations and displacements1 .Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisO habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeoria da ArtePanofsky, Erwin, 1892-1968 - crítica e interpretaçãoHabitusIconografiaÚltima Ceiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2021_NinaRicardoDiasdaCosta.pdf2021_NinaRicardoDiasdaCosta.pdfapplication/pdf8214813http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43408/1/2021_NinaRicardoDiasdaCosta.pdfc97dd657fcf56160685965af4dd68670MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43408/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/434082024-02-02 13:54:14.912open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/43408U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T16:54:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
title O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
spellingShingle O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
Costa, Nina Ricardo Dias da
Teoria da Arte
Panofsky, Erwin, 1892-1968 - crítica e interpretação
Habitus
Iconografia
Última Ceia
title_short O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
title_full O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
title_fullStr O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
title_full_unstemmed O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
title_sort O habitus em Erwin Panofsky : uma iconografia da Última Ceia
author Costa, Nina Ricardo Dias da
author_facet Costa, Nina Ricardo Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nina Ricardo Dias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Vera Marisa Pugliese de
contributor_str_mv Castro, Vera Marisa Pugliese de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teoria da Arte
Panofsky, Erwin, 1892-1968 - crítica e interpretação
Habitus
Iconografia
Última Ceia
topic Teoria da Arte
Panofsky, Erwin, 1892-1968 - crítica e interpretação
Habitus
Iconografia
Última Ceia
description Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-10-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T20:54:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-12T20:54:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Nina Ricardo Dias da. O habitus em Erwin Panofsky: uma iconografia da Última Ceia. 2021. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/43408
identifier_str_mv COSTA, Nina Ricardo Dias da. O habitus em Erwin Panofsky: uma iconografia da Última Ceia. 2021. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43408/1/2021_NinaRicardoDiasdaCosta.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43408/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c97dd657fcf56160685965af4dd68670
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864209962631168