QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Bernardes, Elizete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: M. Oliveira Sargentini, Vanice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2628
Resumo: O presente artigo tem como perspectiva teórica a Análise do discurso francesa (AD), em congruência com a Semiologia Histórica, que nos permite olhar para o objeto da AD enquanto um objeto não apenas verbal, mas, sobretudo, semiológico e de dimensão histórica. Como objeto de análise, partimos de uma observação que circulou na mídia, na qual o corpo apresentava-se como o “suporte” da materialidade linguística, bem como, se construía como o próprio discurso. Em uma visada de análise do texto misto, no qual não se separa o verbal do não-verbal, encontraremos, nos anos 70, um enunciado que, em 2013, retorna e se atualiza, a saber: “O meu corpo me pertence!” Dois acontecimentos, separados por, mais ou menos, 40 anos que se entrelaçam, formando uma rede interdiscursiva e provocando um efeito de memória (COURTINE, 2009). A partir desses dois episódios, nos questionamos: Como o corpo se torna objeto do discurso em enunciados que circulam na sociedade? Para tanto, lançamos mão de alguns aportes teóricos da AD, tais como: enunciado (FOUCAULT, 1986), acontecimento discursivo e trajeto temático (GUILHAUMOU e MALDIDIER, 1994). Dessa perspectiva, procuraremos analisar quais são os enunciados que se repetem, se transformam e refutam outros enunciados. Enfim, buscaremos refletir como o corpo é o próprio discurso em enunciados que circulam, atual e historicamente.
id UESB-3_af3280cc1c9dae5f63d3be72239f6c10
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2628
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTOAnálise do discurso francesaSemiologia HistóricaCorpo-discursoO presente artigo tem como perspectiva teórica a Análise do discurso francesa (AD), em congruência com a Semiologia Histórica, que nos permite olhar para o objeto da AD enquanto um objeto não apenas verbal, mas, sobretudo, semiológico e de dimensão histórica. Como objeto de análise, partimos de uma observação que circulou na mídia, na qual o corpo apresentava-se como o “suporte” da materialidade linguística, bem como, se construía como o próprio discurso. Em uma visada de análise do texto misto, no qual não se separa o verbal do não-verbal, encontraremos, nos anos 70, um enunciado que, em 2013, retorna e se atualiza, a saber: “O meu corpo me pertence!” Dois acontecimentos, separados por, mais ou menos, 40 anos que se entrelaçam, formando uma rede interdiscursiva e provocando um efeito de memória (COURTINE, 2009). A partir desses dois episódios, nos questionamos: Como o corpo se torna objeto do discurso em enunciados que circulam na sociedade? Para tanto, lançamos mão de alguns aportes teóricos da AD, tais como: enunciado (FOUCAULT, 1986), acontecimento discursivo e trajeto temático (GUILHAUMOU e MALDIDIER, 1994). Dessa perspectiva, procuraremos analisar quais são os enunciados que se repetem, se transformam e refutam outros enunciados. Enfim, buscaremos refletir como o corpo é o próprio discurso em enunciados que circulam, atual e historicamente.Edições UESB2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2628REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 12316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2628/2179de Souza Bernardes, ElizeteM. Oliveira Sargentini, Vaniceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:39:35Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2628Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:20.511040Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
title QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
spellingShingle QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
de Souza Bernardes, Elizete
Análise do discurso francesa
Semiologia Histórica
Corpo-discurso
title_short QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
title_full QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
title_fullStr QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
title_full_unstemmed QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
title_sort QUEIMANDO SUTIÃS: O CORPO COMO DISCURSO E ACONTECIMENTO
author de Souza Bernardes, Elizete
author_facet de Souza Bernardes, Elizete
M. Oliveira Sargentini, Vanice
author_role author
author2 M. Oliveira Sargentini, Vanice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Bernardes, Elizete
M. Oliveira Sargentini, Vanice
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso francesa
Semiologia Histórica
Corpo-discurso
topic Análise do discurso francesa
Semiologia Histórica
Corpo-discurso
description O presente artigo tem como perspectiva teórica a Análise do discurso francesa (AD), em congruência com a Semiologia Histórica, que nos permite olhar para o objeto da AD enquanto um objeto não apenas verbal, mas, sobretudo, semiológico e de dimensão histórica. Como objeto de análise, partimos de uma observação que circulou na mídia, na qual o corpo apresentava-se como o “suporte” da materialidade linguística, bem como, se construía como o próprio discurso. Em uma visada de análise do texto misto, no qual não se separa o verbal do não-verbal, encontraremos, nos anos 70, um enunciado que, em 2013, retorna e se atualiza, a saber: “O meu corpo me pertence!” Dois acontecimentos, separados por, mais ou menos, 40 anos que se entrelaçam, formando uma rede interdiscursiva e provocando um efeito de memória (COURTINE, 2009). A partir desses dois episódios, nos questionamos: Como o corpo se torna objeto do discurso em enunciados que circulam na sociedade? Para tanto, lançamos mão de alguns aportes teóricos da AD, tais como: enunciado (FOUCAULT, 1986), acontecimento discursivo e trajeto temático (GUILHAUMOU e MALDIDIER, 1994). Dessa perspectiva, procuraremos analisar quais são os enunciados que se repetem, se transformam e refutam outros enunciados. Enfim, buscaremos refletir como o corpo é o próprio discurso em enunciados que circulam, atual e historicamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2628
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2628/2179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 1
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949593899008