INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Aparecida Dias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miguel, Antonieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5099
Resumo: Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos autores cujos textos estão inseridos nestas coleções. A pesquisa realizada sugere a prevalência de um racismo sutil (Nunes, 2010) e geográfico (Raffestin, 1993), (Malachias, 2006), que, sorrateiramente, mina a efetiva presença de negros tanto no corpo dos livros didáticos como em seu processo de produção. Palavras chave: Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.
id UESB-5_e4ab233b8d34dcb09bce5e9c764d3f57
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5099
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de textoINDICES OF FAILURE: subtleties in the black absence in textbooksINDÍCIOS DE UMA FALTA: sutilezas na ausência negra nos livros didáticosMarcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos autores cujos textos estão inseridos nestas coleções. A pesquisa realizada sugere a prevalência de um racismo sutil (Nunes, 2010) e geográfico (Raffestin, 1993), (Malachias, 2006), que, sorrateiramente, mina a efetiva presença de negros tanto no corpo dos livros didáticos como em seu processo de produção. Palavras chave: Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.Este texto busca ampliar las percepciones sobre los libros de texto para los primeros años de la escuela primaria que conforman las cuatro colecciones utilizadas por el municipio de Caetité en el período 2010/2018. Para este esfuerzo, se utilizó una metodología analítica e instrumentos estadísticos para medir las disparidades e inconsistencias en términos de representación fenotípica de individuos, el espacio dedicado a abordar los contenidos de la historia y la cultura de los pueblos africanos y sus descendientes. Perfil de los autores cuyos textos se insertan en estas colecciones. La investigación sugiere la prevalencia del racismo sutil (Nunes, 2010) y geográfico (Raffestin, 1993), (Malachias, 2006), que socava sigilosamente la presencia efectiva de los negros tanto en el cuerpo del libro de texto como en su proceso de producción Palabras clave: marcadores fenotípicos. Autores El racismo sutil. Racismo geográfico.This text seeks to expand perceptions about school books for the early years of the elementary school that compounds the four collections used in the township of Caetité in the period 2010/2018. For such action, an analytical methodology and statistical tools were used in order to measure disparities and inconsistencies in terms of fenotipycal representation of the individuals, the space dedicated to approach in the historical and cultural contents of African people and their descendants and also delineate the author’s profile whose texts are inserted in these collections. The research suggests the predominance of a subtle racism (Nunes, 2010) and geographical (Raffestin, 1993), (Malachias, 2006), which stealtily undermines the effective presence of blacks either in the body of the school books and even in their production process. Key words: Fenotipycal Markers. Authors. Subtle Racism.  Geographical Racism.Edições UESB2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/509910.22481/odeere.v4i7.5099ODEERE; Vol. 4 Núm. 7 (2019): Visibilidades, (re)existencias y fisuras: las producciones científicas en el campo de las relaciones étnicas, de género y diversidades sexuales; 199-220ODEERE; Vol. 4 No. 7 (2019): Visibilities, (re)existences and fissures: scientific productions in the field of ethnic relations, gender and sexual diversity; 199-220ODEERE; v. 4 n. 7 (2019): Visibilidades, (re)existências e fissuras: as produções científicas no campo das relações étnicas, de gênero e diversidades sexuais; 199-220ODEERE; Vol. 4 No. 7 (2019): Visibilidades, (re)existências e fissuras: as produções científicas no campo das relações étnicas, de gênero e diversidades sexuais; 199-2202525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5099/4035Copyright (c) 2019 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Maria Aparecida DiasMiguel, Antonieta2021-07-24T13:10:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5099Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:04Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
INDICES OF FAILURE: subtleties in the black absence in textbooks
INDÍCIOS DE UMA FALTA: sutilezas na ausência negra nos livros didáticos
title INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
spellingShingle INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
Castro, Maria Aparecida Dias
Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.
title_short INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
title_full INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
title_fullStr INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
title_full_unstemmed INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
title_sort INDICACIONES DE UNA FALTA: sutilezas en la ausencia negra en los libros de texto
author Castro, Maria Aparecida Dias
author_facet Castro, Maria Aparecida Dias
Miguel, Antonieta
author_role author
author2 Miguel, Antonieta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Dias
Miguel, Antonieta
dc.subject.por.fl_str_mv Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.
topic Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.
description Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos autores cujos textos estão inseridos nestas coleções. A pesquisa realizada sugere a prevalência de um racismo sutil (Nunes, 2010) e geográfico (Raffestin, 1993), (Malachias, 2006), que, sorrateiramente, mina a efetiva presença de negros tanto no corpo dos livros didáticos como em seu processo de produção. Palavras chave: Marcadores Fenotípicos. Autores. Racismo Sutil. Racismo Geográfico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artigo avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5099
10.22481/odeere.v4i7.5099
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5099
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v4i7.5099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/5099/4035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 4 Núm. 7 (2019): Visibilidades, (re)existencias y fisuras: las producciones científicas en el campo de las relaciones étnicas, de género y diversidades sexuales; 199-220
ODEERE; Vol. 4 No. 7 (2019): Visibilities, (re)existences and fissures: scientific productions in the field of ethnic relations, gender and sexual diversity; 199-220
ODEERE; v. 4 n. 7 (2019): Visibilidades, (re)existências e fissuras: as produções científicas no campo das relações étnicas, de gênero e diversidades sexuais; 199-220
ODEERE; Vol. 4 No. 7 (2019): Visibilidades, (re)existências e fissuras: as produções científicas no campo das relações étnicas, de gênero e diversidades sexuais; 199-220
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755097161728