A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar. |
id |
UESB-5_e9f2004e531e8d89fb22e795ba0148b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10846 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípicoLa temática étnico-racial en la agenda: acciones del NEABI – Ibirama en un año atípicoThe ethnic-racial theme on the agenda: actions of the NEABI-Ibirama in an untypical yearEducação das Relações Étnico-raciaisInclusãoNúcleo de Estudos Afro-brasileiros.Educación de las Relaciones Étnico-racialesInclusiónNúcleo de Estudios Afrobrasileños.Education of Ethnic-Racial RelationInclusionNucleus of Afro-Brazilian Studies.O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.El presente artigo presenta un informe de experiencia de las acciones extensionistas promovidas en el año de 2021 por el Núcleo de Estudios Afro-brasileños e Indígenas (NEABI) del Campus IBIRAMA del Instituto Federal Catarinense. Debido al contexto de pandemia de COVID-19, que perduró por casi todo el año letivo de 2021, las actividades del Núcleo tuvieron que adaptarse para que ocurrieran en ambientes virtuales. A pesar de esta adecuación forzada, que limitó en gran medida la diversidad de las acciones, fue posible identificar tanto el prometedor potencial del NEABI cuanto los desafíos que deben ser superados para que la temática étnico-racial sea definitivamente incluida en los espacios institucionales y empiece a hacer parte del cotidiano de la comunidad escolar.This article presents an experience report of the extension actions promoted in 2021 by the Nucleus of Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI) of the IBIRAMA Campus of the Federal Institute of Santa Catarina. Due to the context of the COVID-19 pandemic, which lasted for almost the entire 2021 school year, the activities of the Nucleus had to be adapted to take place in virtual environments. Despite this forced adaptation, which largely limited the diversity of actions, it was possible to identify both the great potential of NEABI and the main challenges that will need to be overcome so that the ethnic-racial theme is definitively included in institutional spaces and becomes part of everyday life in the school community.Edições UESB2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1084610.22481/odeere.v7i2.10846ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 174-187ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 174-187ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-187ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-1872525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846/7048Copyright (c) 2022 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeites, Amália CardonaBartel, Carlos Eduardo2022-08-31T23:59:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10846Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-08-31T23:59Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico La temática étnico-racial en la agenda: acciones del NEABI – Ibirama en un año atípico The ethnic-racial theme on the agenda: actions of the NEABI-Ibirama in an untypical year |
title |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico |
spellingShingle |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico Leites, Amália Cardona Educação das Relações Étnico-raciais Inclusão Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. Educación de las Relaciones Étnico-raciales Inclusión Núcleo de Estudios Afrobrasileños. Education of Ethnic-Racial Relation Inclusion Nucleus of Afro-Brazilian Studies. |
title_short |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico |
title_full |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico |
title_fullStr |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico |
title_full_unstemmed |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico |
title_sort |
A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico |
author |
Leites, Amália Cardona |
author_facet |
Leites, Amália Cardona Bartel, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Bartel, Carlos Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leites, Amália Cardona Bartel, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação das Relações Étnico-raciais Inclusão Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. Educación de las Relaciones Étnico-raciales Inclusión Núcleo de Estudios Afrobrasileños. Education of Ethnic-Racial Relation Inclusion Nucleus of Afro-Brazilian Studies. |
topic |
Educação das Relações Étnico-raciais Inclusão Núcleo de Estudos Afro-brasileiros. Educación de las Relaciones Étnico-raciales Inclusión Núcleo de Estudios Afrobrasileños. Education of Ethnic-Racial Relation Inclusion Nucleus of Afro-Brazilian Studies. |
description |
O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Artículo revisado por pares Peer-reviewed article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846 10.22481/odeere.v7i2.10846 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v7i2.10846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846/7048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 174-187 ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 174-187 ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-187 ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-187 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755793416192 |