A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leites, Amália Cardona
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bartel, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846
Resumo: O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.
id UESB-5_e9f2004e531e8d89fb22e795ba0148b6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10846
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípicoLa temática étnico-racial en la agenda: acciones del NEABI – Ibirama en un año atípicoThe ethnic-racial theme on the agenda: actions of the NEABI-Ibirama in an untypical yearEducação das Relações Étnico-raciaisInclusãoNúcleo de Estudos Afro-brasileiros.Educación de las Relaciones Étnico-racialesInclusiónNúcleo de Estudios Afrobrasileños.Education of Ethnic-Racial RelationInclusionNucleus of Afro-Brazilian Studies.O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.El presente artigo presenta un informe de experiencia de las acciones extensionistas promovidas en el año de 2021 por el Núcleo de Estudios Afro-brasileños e Indígenas (NEABI) del Campus IBIRAMA del Instituto Federal Catarinense. Debido al contexto de pandemia de COVID-19, que perduró por casi todo el año letivo de 2021, las actividades del Núcleo tuvieron que adaptarse para que ocurrieran en ambientes virtuales. A pesar de esta adecuación forzada, que limitó en gran medida la diversidad de las acciones, fue posible identificar tanto el prometedor potencial del NEABI cuanto los desafíos que deben ser superados para que la temática étnico-racial sea definitivamente incluida en los espacios institucionales y empiece a hacer parte del cotidiano de la comunidad escolar.This article presents an experience report of the extension actions promoted in 2021 by the Nucleus of Afro-Brazilian and Indigenous Studies (NEABI) of the IBIRAMA Campus of the Federal Institute of Santa Catarina. Due to the context of the COVID-19 pandemic, which lasted for almost the entire 2021 school year, the activities of the Nucleus had to be adapted to take place in virtual environments. Despite this forced adaptation, which largely limited the diversity of actions, it was possible to identify both the great potential of NEABI and the main challenges that will need to be overcome so that the ethnic-racial theme is definitively included in institutional spaces and becomes part of everyday life in the school community.Edições UESB2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1084610.22481/odeere.v7i2.10846ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 174-187ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 174-187ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-187ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-1872525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846/7048Copyright (c) 2022 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeites, Amália CardonaBartel, Carlos Eduardo2022-08-31T23:59:00Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10846Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-08-31T23:59Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
La temática étnico-racial en la agenda: acciones del NEABI – Ibirama en un año atípico
The ethnic-racial theme on the agenda: actions of the NEABI-Ibirama in an untypical year
title A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
spellingShingle A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
Leites, Amália Cardona
Educação das Relações Étnico-raciais
Inclusão
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros.
Educación de las Relaciones Étnico-raciales
Inclusión
Núcleo de Estudios Afrobrasileños.
Education of Ethnic-Racial Relation
Inclusion
Nucleus of Afro-Brazilian Studies.
title_short A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
title_full A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
title_fullStr A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
title_full_unstemmed A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
title_sort A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico
author Leites, Amália Cardona
author_facet Leites, Amália Cardona
Bartel, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Bartel, Carlos Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leites, Amália Cardona
Bartel, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das Relações Étnico-raciais
Inclusão
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros.
Educación de las Relaciones Étnico-raciales
Inclusión
Núcleo de Estudios Afrobrasileños.
Education of Ethnic-Racial Relation
Inclusion
Nucleus of Afro-Brazilian Studies.
topic Educação das Relações Étnico-raciais
Inclusão
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros.
Educación de las Relaciones Étnico-raciales
Inclusión
Núcleo de Estudios Afrobrasileños.
Education of Ethnic-Racial Relation
Inclusion
Nucleus of Afro-Brazilian Studies.
description O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares
Peer-reviewed article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846
10.22481/odeere.v7i2.10846
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v7i2.10846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/10846/7048
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 7 Núm. 2 (2022): (Mayo/Ago) - Relaciones Étnico-Raciales, Blanquitud y Decolonialidad en la Educación; 174-187
ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (May/Aug) - Ethnic-Racial Relations, Whiteness and Decoloniality in Education; 174-187
ODEERE; v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-187
ODEERE; Vol. 7 No. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação; 174-187
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755793416192