Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Zizelda Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pacheco e Zan, Dirce Djanira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501
Resumo: Este artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa.
id UESB-6_3beac3c88e9385b03646eacd28844382
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1501
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médioJuventudeEnsino MédioSociabilidadeCultura JuvenilEste artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 201-227Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 201-227Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 201-2272316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501/1293Fernandes, Zizelda LimaPacheco e Zan, Dirce Djanirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1501Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
title Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
spellingShingle Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
Fernandes, Zizelda Lima
Juventude
Ensino Médio
Sociabilidade
Cultura Juvenil
title_short Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
title_full Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
title_fullStr Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
title_full_unstemmed Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
title_sort Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
author Fernandes, Zizelda Lima
author_facet Fernandes, Zizelda Lima
Pacheco e Zan, Dirce Djanira
author_role author
author2 Pacheco e Zan, Dirce Djanira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Zizelda Lima
Pacheco e Zan, Dirce Djanira
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Ensino Médio
Sociabilidade
Cultura Juvenil
topic Juventude
Ensino Médio
Sociabilidade
Cultura Juvenil
description Este artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501/1293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 201-227
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 201-227
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 201-227
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220469767667712