Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501 |
Resumo: | Este artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa. |
id |
UESB-6_3beac3c88e9385b03646eacd28844382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1501 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médioJuventudeEnsino MédioSociabilidadeCultura JuvenilEste artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 201-227Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 201-227Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 201-2272316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501/1293Fernandes, Zizelda LimaPacheco e Zan, Dirce Djanirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1501Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
title |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
spellingShingle |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio Fernandes, Zizelda Lima Juventude Ensino Médio Sociabilidade Cultura Juvenil |
title_short |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
title_full |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
title_fullStr |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
title_sort |
Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio |
author |
Fernandes, Zizelda Lima |
author_facet |
Fernandes, Zizelda Lima Pacheco e Zan, Dirce Djanira |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco e Zan, Dirce Djanira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Zizelda Lima Pacheco e Zan, Dirce Djanira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Ensino Médio Sociabilidade Cultura Juvenil |
topic |
Juventude Ensino Médio Sociabilidade Cultura Juvenil |
description |
Este artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501/1293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 201-227 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 201-227 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 201-227 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469767667712 |