DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takiya, Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos Lemos, Luan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13051
Resumo: A experimentação nas aulas de física tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem eficaz para o aprendizado dos conceitos científicos, através de experimentos práticos, os estudantes têm a oportunidade de explorar e investigar fenômenos físicos em primeira mão, o que contribui para uma compreensão mais profunda dos princípios científicos. Esse artigo tem como objetivo, analisar a questão da experimentação como um recurso importante no aprendizado científico, sabe-se que a experimentação, por vezes, é negligenciada nas práticas de ensino-aprendizagem, isso se deve a uma série de fatores diversos, porém, buscamos mostrar que apesar de todos os desafios é possível se implementar a experimentação na sala de aula. Pretende-se também nesse artigo, apontar aspectos da experimentação que corroboram para uma melhor compreensão da física e que o uso desse recurso pode ajudar a superar certas dificuldades de aprendizado, uma dessas dificuldades que mencionamos é o aprendizado teórico-conceitual da física.    
id UESB-6_5627d107d7af37a145ee98fdc875a592
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13051
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICADISCUSIONES SOBRE EXPERIMENTAR Y APRENDER CONCEPTOS DE FÍSICADISCUSSIONS ABOUT EXPERIMENTING AND LEARNING PHYSICS CONCEPTSExperimentaçãoExperimentos de Baixo CustoEnsino de FísicaConceitos físicosExperimentaciónExperimentos de bajo costoEnseñanza de la FísicaExperimentationLow Cost ExperimentsPhysics TeachingPhysical conceptsA experimentação nas aulas de física tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem eficaz para o aprendizado dos conceitos científicos, através de experimentos práticos, os estudantes têm a oportunidade de explorar e investigar fenômenos físicos em primeira mão, o que contribui para uma compreensão mais profunda dos princípios científicos. Esse artigo tem como objetivo, analisar a questão da experimentação como um recurso importante no aprendizado científico, sabe-se que a experimentação, por vezes, é negligenciada nas práticas de ensino-aprendizagem, isso se deve a uma série de fatores diversos, porém, buscamos mostrar que apesar de todos os desafios é possível se implementar a experimentação na sala de aula. Pretende-se também nesse artigo, apontar aspectos da experimentação que corroboram para uma melhor compreensão da física e que o uso desse recurso pode ajudar a superar certas dificuldades de aprendizado, uma dessas dificuldades que mencionamos é o aprendizado teórico-conceitual da física.    La experimentación en las clases de física ha sido ampliamente reconocida como un enfoque efectivo para aprender conceptos científicos, a través de experimentos prácticos, los estudiantes tienen la oportunidad de explorar e investigar fenómenos físicos de primera mano, lo que contribuye a una comprensión más profunda de los principios científicos de la física. Este artículo tiene como objetivo analizar el tema de la experimentación como un recurso importante en el aprendizaje científico, se sabe que la experimentación a veces es descuidada en las prácticas de enseñanza-aprendizaje, esto se debe a una serie de factores diferentes, sin embargo, buscamos mostrar que a pesar de todo los retos es posible implementar la experimentación en el aula. Este artículo también pretende señalar aspectos de la experimentación que apoyan una mejor comprensión de la física y que el uso de este recurso puede ayudar a superar ciertas dificultades de aprendizaje, una de estas dificultades que mencionamos es el aprendizaje teórico-conceptual de la física.Experimentation in physics classes has been widely recognized as an effective approach to learning scientific concepts, through hands-on experiments, students have the opportunity to explore and investigate physical phenomena first-hand, which contributes to a deeper understanding of physics. scientific principles. This article aims to analyze the issue of experimentation as an important resource in scientific learning, it is known that experimentation is sometimes neglected in teaching-learning practices, this is due to a number of different factors, however, we seek to show that despite all the challenges it is possible to implement experimentation in the classroom. This article also intends to point out aspects of experimentation that support a better understanding of physics and that the use of this resource can help to overcome certain learning difficulties, one of these difficulties that we mentioned is the theoretical-conceptual learning of physics.Edições UESB2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1305110.22481/rbba.v12i02.13051Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 120-145Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 120-145Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 120-1452316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13051/8219Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTakiya, CarlosSantos Lemos, Luan2023-12-10T14:17:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13051Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-12-10T14:17:50Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
DISCUSIONES SOBRE EXPERIMENTAR Y APRENDER CONCEPTOS DE FÍSICA
DISCUSSIONS ABOUT EXPERIMENTING AND LEARNING PHYSICS CONCEPTS
title DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
spellingShingle DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
Takiya, Carlos
Experimentação
Experimentos de Baixo Custo
Ensino de Física
Conceitos físicos
Experimentación
Experimentos de bajo costo
Enseñanza de la Física
Experimentation
Low Cost Experiments
Physics Teaching
Physical concepts
title_short DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
title_full DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
title_fullStr DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
title_full_unstemmed DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
title_sort DISCUSSÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO E O APRENDIZADO DE CONCEITOS DA FÍSICA
author Takiya, Carlos
author_facet Takiya, Carlos
Santos Lemos, Luan
author_role author
author2 Santos Lemos, Luan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takiya, Carlos
Santos Lemos, Luan
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Experimentos de Baixo Custo
Ensino de Física
Conceitos físicos
Experimentación
Experimentos de bajo costo
Enseñanza de la Física
Experimentation
Low Cost Experiments
Physics Teaching
Physical concepts
topic Experimentação
Experimentos de Baixo Custo
Ensino de Física
Conceitos físicos
Experimentación
Experimentos de bajo costo
Enseñanza de la Física
Experimentation
Low Cost Experiments
Physics Teaching
Physical concepts
description A experimentação nas aulas de física tem sido amplamente reconhecida como uma abordagem eficaz para o aprendizado dos conceitos científicos, através de experimentos práticos, os estudantes têm a oportunidade de explorar e investigar fenômenos físicos em primeira mão, o que contribui para uma compreensão mais profunda dos princípios científicos. Esse artigo tem como objetivo, analisar a questão da experimentação como um recurso importante no aprendizado científico, sabe-se que a experimentação, por vezes, é negligenciada nas práticas de ensino-aprendizagem, isso se deve a uma série de fatores diversos, porém, buscamos mostrar que apesar de todos os desafios é possível se implementar a experimentação na sala de aula. Pretende-se também nesse artigo, apontar aspectos da experimentação que corroboram para uma melhor compreensão da física e que o uso desse recurso pode ajudar a superar certas dificuldades de aprendizado, uma dessas dificuldades que mencionamos é o aprendizado teórico-conceitual da física.    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13051
10.22481/rbba.v12i02.13051
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13051
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i02.13051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13051/8219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 120-145
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 120-145
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 120-145
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471090970624