EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
DOI: | 10.22481/rbba.v11i01.10445 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445 |
Resumo: | Objetivou-se com este estudo identificar e classificar, por meio da experimentação didática, os tipos de misturas. A pesquisa foi realizada com 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da rede particular de ensino do município de Codó, Maranhão. Evidencia-se que o uso de metodologias ativas, com base na experimentação, proporciona nas aulas de Ciências da Natureza um despertar na curiosidade dos sujeitos da pesquisa envolvidos, partindo da observação experimental da reação acontecendo na prática. Assim, tornando o processo de Ensino-aprendizagem mais significativo com a contribuição da práxis sendo uma metodologia facilitadora e a experimentação como ferramenta mediadora do processo educativo, contribuindo para melhoria da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula. |
id |
UESB-6_611112cdd6f3ba62b0bb2560cd915cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10445 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
spelling |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIODIDACTIC EXPERIMENTATION IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES: HOMOGENEOUS AND HETEROGENEOUS MIXTURES IN DAILYEXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIODidácticaExperimentaciónEnseñanza de las cienciasDidática da QuímicaExperimentaçãoEducação CientíficaChemistry DidacticsExperimentationScience EducationObjetivou-se com este estudo identificar e classificar, por meio da experimentação didática, os tipos de misturas. A pesquisa foi realizada com 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da rede particular de ensino do município de Codó, Maranhão. Evidencia-se que o uso de metodologias ativas, com base na experimentação, proporciona nas aulas de Ciências da Natureza um despertar na curiosidade dos sujeitos da pesquisa envolvidos, partindo da observação experimental da reação acontecendo na prática. Assim, tornando o processo de Ensino-aprendizagem mais significativo com a contribuição da práxis sendo uma metodologia facilitadora e a experimentação como ferramenta mediadora do processo educativo, contribuindo para melhoria da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.El objetivo de este estudio es identificar y clasificar, a través de la experimentación didáctica, los tipos de mezclas. La investigación fue realizada con 12 alumnos del 6º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela privada del municipio de Codó, Maranhão. Es evidente que el uso de metodologías activas, basadas en la experimentación, proporciona en las clases de Ciencias Naturales un despertar en la curiosidad de los sujetos de investigación involucrados, a partir de la observación experimental de la reacción que ocurre en la práctica. Así, hacer más significativo el proceso de enseñanza-aprendizaje con el aporte de la praxis como metodología facilitadora y la experimentación como herramienta mediadora en el proceso educativo, contribuyendo a mejorar la comprensión de los temas tratados en el aula.The objective of this study was to identify and classify, through didactic experimentation, the types of mixtures. The research was conducted with 12 students in the 6 grade of elementary school in a public school in Codó, Maranhão. It is evident that the use of active methodologies, based on experimentation, provides in Natural Science classes an awakening in the curiosity of the research subjects involved, from the experimental observation of the reaction that occurs in practice. Thus making the teaching-learning process more meaningful with the contribution of praxis as a facilitating methodology and experimentation as a mediating tool of the educational process, contributing to improve the understanding of the topics discussed in the classroom.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1044510.22481/rbba.v11i01.10445Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-1462316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445/6828Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessItauna Schalcher Pereira, Alvaro Aguiar Dutra, Jose WelitonRodrigues da Cruz, Abias2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10445Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO DIDACTIC EXPERIMENTATION IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES: HOMOGENEOUS AND HETEROGENEOUS MIXTURES IN DAILY EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
title |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
spellingShingle |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO Itauna Schalcher Pereira, Alvaro Didáctica Experimentación Enseñanza de las ciencias Didática da Química Experimentação Educação Científica Chemistry Didactics Experimentation Science Education Itauna Schalcher Pereira, Alvaro Didáctica Experimentación Enseñanza de las ciencias Didática da Química Experimentação Educação Científica Chemistry Didactics Experimentation Science Education |
title_short |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
title_full |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
title_fullStr |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
title_full_unstemmed |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
title_sort |
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO |
author |
Itauna Schalcher Pereira, Alvaro |
author_facet |
Itauna Schalcher Pereira, Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Alvaro Aguiar Dutra, Jose Weliton Rodrigues da Cruz, Abias Aguiar Dutra, Jose Weliton Rodrigues da Cruz, Abias |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar Dutra, Jose Weliton Rodrigues da Cruz, Abias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Itauna Schalcher Pereira, Alvaro Aguiar Dutra, Jose Weliton Rodrigues da Cruz, Abias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didáctica Experimentación Enseñanza de las ciencias Didática da Química Experimentação Educação Científica Chemistry Didactics Experimentation Science Education |
topic |
Didáctica Experimentación Enseñanza de las ciencias Didática da Química Experimentação Educação Científica Chemistry Didactics Experimentation Science Education |
description |
Objetivou-se com este estudo identificar e classificar, por meio da experimentação didática, os tipos de misturas. A pesquisa foi realizada com 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da rede particular de ensino do município de Codó, Maranhão. Evidencia-se que o uso de metodologias ativas, com base na experimentação, proporciona nas aulas de Ciências da Natureza um despertar na curiosidade dos sujeitos da pesquisa envolvidos, partindo da observação experimental da reação acontecendo na prática. Assim, tornando o processo de Ensino-aprendizagem mais significativo com a contribuição da práxis sendo uma metodologia facilitadora e a experimentação como ferramenta mediadora do processo educativo, contribuindo para melhoria da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445 10.22481/rbba.v11i01.10445 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v11i01.10445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445/6828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822179525652381696 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/rbba.v11i01.10445 |