EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itauna Schalcher Pereira, Alvaro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aguiar Dutra, Jose Weliton, Rodrigues da Cruz, Abias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445
Resumo: Objetivou-se com este estudo identificar e classificar, por meio da experimentação didática, os tipos de misturas. A pesquisa foi realizada com 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da rede particular de ensino do município de Codó, Maranhão. Evidencia-se que o uso de metodologias ativas, com base na experimentação, proporciona nas aulas de Ciências da Natureza um despertar na curiosidade dos sujeitos da pesquisa envolvidos, partindo da observação experimental da reação acontecendo na prática. Assim, tornando o processo de Ensino-aprendizagem mais significativo com a contribuição da práxis sendo uma metodologia facilitadora e a experimentação como ferramenta mediadora do processo educativo, contribuindo para melhoria da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
id UESB-6_611112cdd6f3ba62b0bb2560cd915cfe
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10445
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIODIDACTIC EXPERIMENTATION IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES: HOMOGENEOUS AND HETEROGENEOUS MIXTURES IN DAILYEXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIODidácticaExperimentaciónEnseñanza de las cienciasDidática da QuímicaExperimentaçãoEducação CientíficaChemistry DidacticsExperimentationScience EducationObjetivou-se com este estudo identificar e classificar, por meio da experimentação didática, os tipos de misturas. A pesquisa foi realizada com 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da rede particular de ensino do município de Codó, Maranhão. Evidencia-se que o uso de metodologias ativas, com base na experimentação, proporciona nas aulas de Ciências da Natureza um despertar na curiosidade dos sujeitos da pesquisa envolvidos, partindo da observação experimental da reação acontecendo na prática. Assim, tornando o processo de Ensino-aprendizagem mais significativo com a contribuição da práxis sendo uma metodologia facilitadora e a experimentação como ferramenta mediadora do processo educativo, contribuindo para melhoria da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.El objetivo de este estudio es identificar y clasificar, a través de la experimentación didáctica, los tipos de mezclas. La investigación fue realizada con 12 alumnos del 6º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela privada del municipio de Codó, Maranhão. Es evidente que el uso de metodologías activas, basadas en la experimentación, proporciona en las clases de Ciencias Naturales un despertar en la curiosidad de los sujetos de investigación involucrados, a partir de la observación experimental de la reacción que ocurre en la práctica. Así, hacer más significativo el proceso de enseñanza-aprendizaje con el aporte de la praxis como metodología facilitadora y la experimentación como herramienta mediadora en el proceso educativo, contribuyendo a mejorar la comprensión de los temas tratados en el aula.The objective of this study was to identify and classify, through didactic experimentation, the types of mixtures. The research was conducted with 12 students in the 6 grade of elementary school in a public school in Codó, Maranhão. It is evident that the use of active methodologies, based on experimentation, provides in Natural Science classes an awakening in the curiosity of the research subjects involved, from the experimental observation of the reaction that occurs in practice. Thus making the teaching-learning process more meaningful with the contribution of praxis as a facilitating methodology and experimentation as a mediating tool of the educational process, contributing to improve the understanding of the topics discussed in the classroom.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1044510.22481/rbba.v11i01.10445Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-1462316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445/6828Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessItauna Schalcher Pereira, Alvaro Aguiar Dutra, Jose WelitonRodrigues da Cruz, Abias2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10445Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
DIDACTIC EXPERIMENTATION IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES: HOMOGENEOUS AND HETEROGENEOUS MIXTURES IN DAILY
EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
title EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
spellingShingle EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
Itauna Schalcher Pereira, Alvaro
Didáctica
Experimentación
Enseñanza de las ciencias
Didática da Química
Experimentação
Educação Científica
Chemistry Didactics
Experimentation
Science Education
title_short EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
title_full EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
title_fullStr EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
title_full_unstemmed EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
title_sort EXPERIMENTACIÓN DIDÁCTICA EN LA ESCUELA PRIMARIA: MEZCLAS HOMOGÉNEAS Y HETEROGÉNEA EN A DIARIO
author Itauna Schalcher Pereira, Alvaro
author_facet Itauna Schalcher Pereira, Alvaro
Aguiar Dutra, Jose Weliton
Rodrigues da Cruz, Abias
author_role author
author2 Aguiar Dutra, Jose Weliton
Rodrigues da Cruz, Abias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Itauna Schalcher Pereira, Alvaro
Aguiar Dutra, Jose Weliton
Rodrigues da Cruz, Abias
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica
Experimentación
Enseñanza de las ciencias
Didática da Química
Experimentação
Educação Científica
Chemistry Didactics
Experimentation
Science Education
topic Didáctica
Experimentación
Enseñanza de las ciencias
Didática da Química
Experimentação
Educação Científica
Chemistry Didactics
Experimentation
Science Education
description Objetivou-se com este estudo identificar e classificar, por meio da experimentação didática, os tipos de misturas. A pesquisa foi realizada com 12 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola da rede particular de ensino do município de Codó, Maranhão. Evidencia-se que o uso de metodologias ativas, com base na experimentação, proporciona nas aulas de Ciências da Natureza um despertar na curiosidade dos sujeitos da pesquisa envolvidos, partindo da observação experimental da reação acontecendo na prática. Assim, tornando o processo de Ensino-aprendizagem mais significativo com a contribuição da práxis sendo uma metodologia facilitadora e a experimentação como ferramenta mediadora do processo educativo, contribuindo para melhoria da compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445
10.22481/rbba.v11i01.10445
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v11i01.10445
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10445/6828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 125-146
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470899081216