ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina . A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto-governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE. |
id |
UESB-6_7a8000dfa7dbc322e6b600a49ddd23d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12646 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOSPUBLIC SCHOOL OF SOCIAL MANAGEMENT IN THE PROVINCE OF CHACO: A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE WITH A RIGHTS PERSPECTIVE.Educação InfantilDireitosGestão SocialEducación Infantil - Derechos - Gestión SocialEducación InfantilDerechosGestión SocialChildhood EducationHuman RightsSocial ManagementApresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina . A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto-governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE.In this text, we present the progress of a research project that is being carried out in conjunction with teaching and outreach activities. We will discuss the characteristics and peculiarities of the educational practices of a kindergarten in a public social management school in the city of Resistencia, Chaco, Argentina. From this perspective, the school assumes an "alternative" pedagogical format within its foundational project, where it is characterized as anti-capitalist, anti-imperialist, and currently as anti-patriarchal. The rights of children are prioritized, with "education at all levels, work as a synonym for dignity, and respect for the values of humanity in the face of adversity" being held as fundamental values. In this way, the school strengthens and generates forms of self-organization and self-government. The methodology used is ethnographic, based on participant observations and in-depth interviews with school actors. The publication is part of the Research Project "Studies of processes of citizenship construction in the university and early childhood levels, from Latin American epistemological perspectives" - Consolidated Research Group Teacher Training and Early Childhood EducationEn este trabajo presentamos los avances de una investigación que se realiza de forma articulada con acciones de docencia y extensión, consideraremos en la discusión rasgos y peculiaridades de la conformación de la Escuela Jardín Infantil de una Escuela Pública de Gestión Social de la ciudad de Resistencia, Chaco, Argentina. Desde esta modalidad, la escuela asume un formato pedagógico “alternativo” en el marco de su proyecto fundacional, donde se asume como anticapitalista, antiimperialista y actualmente como antipatriarcal. Se priorizan los derechos de la niñez, apoyando la educación como “valor fundamental en todos los niveles, el trabajo como sinónimo de dignidad y respeto a los valores de la humanidad frente a la adversidad”, de esta forma se fortalece, genera formas de autodeterminación. -organizacion, de autogobierno. La metodología es de tipo etnográfico, se llevó a cabo con observaciones participantes y entrevistas en profundidad a actores escolares. La publicación se inscribe en el Proyecto de Investigación Estudios de los procesos de construcción de ciudadanía en el nivel universitario e inicial, desde perspectivas epistemológicas latinoamericanas - Grupo de Investigación Consolidado Formación Docente y Educación Infantil – FODEI – SGCyT – UNNE. Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-1752316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646/7652Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBregagnolo, Norma ElenaGonzalez, MelinaValussi, Mayra Elena 2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12646Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS PUBLIC SCHOOL OF SOCIAL MANAGEMENT IN THE PROVINCE OF CHACO: A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE WITH A RIGHTS PERSPECTIVE. |
title |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS |
spellingShingle |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS Bregagnolo, Norma Elena Educação Infantil Direitos Gestão Social Educación Infantil - Derechos - Gestión Social Educación Infantil Derechos Gestión Social Childhood Education Human Rights Social Management |
title_short |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS |
title_full |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS |
title_fullStr |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS |
title_full_unstemmed |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS |
title_sort |
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS |
author |
Bregagnolo, Norma Elena |
author_facet |
Bregagnolo, Norma Elena Gonzalez, Melina Valussi, Mayra Elena |
author_role |
author |
author2 |
Gonzalez, Melina Valussi, Mayra Elena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bregagnolo, Norma Elena Gonzalez, Melina Valussi, Mayra Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Direitos Gestão Social Educación Infantil - Derechos - Gestión Social Educación Infantil Derechos Gestión Social Childhood Education Human Rights Social Management |
topic |
Educação Infantil Direitos Gestão Social Educación Infantil - Derechos - Gestión Social Educación Infantil Derechos Gestión Social Childhood Education Human Rights Social Management |
description |
Apresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina . A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto-governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646/7652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220471079436288 |