ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bregagnolo, Norma Elena
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonzalez, Melina, Valussi, Mayra Elena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646
Resumo: Apresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina . A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto-governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE.
id UESB-6_7a8000dfa7dbc322e6b600a49ddd23d8
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12646
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOSPUBLIC SCHOOL OF SOCIAL MANAGEMENT IN THE PROVINCE OF CHACO: A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE WITH A RIGHTS PERSPECTIVE.Educação InfantilDireitosGestão SocialEducación Infantil - Derechos - Gestión SocialEducación InfantilDerechosGestión SocialChildhood EducationHuman RightsSocial ManagementApresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina . A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto-governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE.In this text, we present the progress of a research project that is being carried out in conjunction with teaching and outreach activities. We will discuss the characteristics and peculiarities of the educational practices of a kindergarten in a public social management school in the city of Resistencia, Chaco, Argentina. From this perspective, the school assumes an "alternative" pedagogical format within its foundational project, where it is characterized as anti-capitalist, anti-imperialist, and currently as anti-patriarchal. The rights of children are prioritized, with "education at all levels, work as a synonym for dignity, and respect for the values of humanity in the face of adversity" being held as fundamental values. In this way, the school strengthens and generates forms of self-organization and self-government. The methodology used is ethnographic, based on participant observations and in-depth interviews with school actors. The publication is part of the Research Project "Studies of processes of citizenship construction in the university and early childhood levels, from Latin American epistemological perspectives" - Consolidated Research Group Teacher Training and Early Childhood EducationEn este trabajo presentamos los avances de una investigación que se realiza de forma articulada con acciones de docencia y extensión, consideraremos en la discusión rasgos y peculiaridades de la conformación de la Escuela Jardín Infantil de una Escuela Pública de Gestión Social de la ciudad de Resistencia, Chaco, Argentina. Desde esta modalidad, la escuela asume un formato pedagógico “alternativo” en el marco de su proyecto fundacional, donde se asume como anticapitalista, antiimperialista y actualmente como antipatriarcal. Se priorizan los derechos de la niñez, apoyando la educación como “valor fundamental en todos los niveles, el trabajo como sinónimo de dignidad y respeto a los valores de la humanidad frente a la adversidad”, de esta forma se fortalece, genera formas de autodeterminación. -organizacion, de autogobierno. La metodología es de tipo etnográfico, se llevó a cabo con observaciones participantes y entrevistas en profundidad a actores escolares. La publicación se inscribe en el Proyecto de Investigación Estudios de los procesos de construcción de ciudadanía en el nivel universitario e inicial, desde perspectivas epistemológicas latinoamericanas - Grupo de Investigación Consolidado Formación Docente y Educación Infantil – FODEI – SGCyT – UNNE. Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-1752316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646/7652Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBregagnolo, Norma ElenaGonzalez, MelinaValussi, Mayra Elena 2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12646Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
PUBLIC SCHOOL OF SOCIAL MANAGEMENT IN THE PROVINCE OF CHACO: A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE WITH A RIGHTS PERSPECTIVE.
title ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
spellingShingle ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
Bregagnolo, Norma Elena
Educação Infantil
Direitos
Gestão Social
Educación Infantil - Derechos - Gestión Social
Educación Infantil
Derechos
Gestión Social
Childhood Education
Human Rights
Social Management
title_short ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
title_full ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
title_fullStr ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
title_full_unstemmed ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
title_sort ESCUELA PÚBLICA DE GESTIÓN SOCIAL EN LA PROVINCIA DEL CHACO: UNA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CON PERSPECTIVA DE DERECHOS
author Bregagnolo, Norma Elena
author_facet Bregagnolo, Norma Elena
Gonzalez, Melina
Valussi, Mayra Elena
author_role author
author2 Gonzalez, Melina
Valussi, Mayra Elena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bregagnolo, Norma Elena
Gonzalez, Melina
Valussi, Mayra Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Direitos
Gestão Social
Educación Infantil - Derechos - Gestión Social
Educación Infantil
Derechos
Gestión Social
Childhood Education
Human Rights
Social Management
topic Educação Infantil
Direitos
Gestão Social
Educación Infantil - Derechos - Gestión Social
Educación Infantil
Derechos
Gestión Social
Childhood Education
Human Rights
Social Management
description Apresentamos neste trabalho avanços de uma pesquisa que se realiza de forma articulada com ações de ensino e extensão, discutiremos características e peculiaridades do fazer escolar na Educação Infantil de uma Escola Pública de Gestão Social na cidade de Resistencia, Chaco, Argentina . A partir desta modalidade, a escola assume um formato pedagógico “alternativo” no quadro do seu projeto fundador, onde se assume como anticapitalista, antiimperialista e atualmente como antipatriarcal. Os direitos das crianças são priorizados, eles mantêm a educação como um "valor fundamental, em todos os níveis, funcionam como sinônimo de dignidade e respeito aos valores da humanidade diante da adversidade", desta forma é fortalecido, é gera formas de auto-organização, auto-governo. A metodologia é etnográfica, foi realizada com observações participantes e entrevistas em profundidade com atores escolares. A publicação faz parte do Projeto de Pesquisa Estudos dos processos de construção da cidadania na universidade e nível inicial, a partir de perspectivas epistemológicas latino-americanas - Grupo de Pesquisa Consolidado Formação de Professores e Educação Infantil - FODEI - SGCyT - UNNE.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12646/7652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 157-175
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471079436288