LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768 |
Resumo: | Neste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado. |
id |
UESB-6_a1ab14a1f86ccca0323760e0ec7b6280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13768 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USOTEXTBOOK AS A PEDAGOGICAL RESOURCE: CONCEPT, FUNCTION, CHOICE AND USEEL LIBRO DE TEXTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPTO, FUNCIÓN, ELECCIÓN Y USOLivro DidáticoFunções do livro didáticoHistória do livroTextbookTextbook functionsHistory of the bookLibro de textoFunciones del libro de textoNeste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado.In this theoretical essay we will reflect on the most used teaching material in schools: the textbook that helps teachers plan and develop learning opportunities and situations in order to address the uniqueness of their students. Our objective in this text is to present a perspective on what constitutes a Textbook, the different variables that characterize it and the different functions of this material. We will begin with a brief history of the book, mentioning the transformations and innovations that have occurred over time. In addition, we will analyze the different characteristics that distinguish this material from other types of books. Among these characteristics we can highlight: intentionality, sequentiality, adequacy, presence of teaching resources, content regulation and administrative and political intervention by the State. Thus, we understand that we can understand the Textbook as a historical and social product, which expresses values, ideologies and social representations and which dialogues with the contexts in which it is produced and used.En este ensayo teórico reflexionaremos sobre el material didáctico más utilizado en las escuelas: el libro de texto que ayuda al docente a planificar y desarrollar oportunidades y situaciones de aprendizaje con el fin de atender las singularidades de sus alumnos. Nuestro objetivo en este texto es presentar una perspectiva sobre lo que constituye un Libro de Texto, las diferentes variables que lo caracterizan y las diferentes funciones de este material. Comenzaremos con una breve historia del libro, mencionando las transformaciones e innovaciones que se han producido a lo largo del tiempo. Además, analizaremos las diferentes características que distinguen este material de otro tipo de libros. Entre estas características podemos destacar: intencionalidad, secuencialidad, adecuación, presencia de recursos didácticos, regulación de contenidos e intervención administrativa y política por parte del Estado. Así, entendemos que podemos entender el Libro de Texto como un producto histórico y social, que expresa valores, ideologías y representaciones sociales y que dialoga con los contextos en los que se produce y utiliza.Edições UESB2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio avaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1376810.22481/rbba.v12i02.13768Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-322316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768/8214Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerovano, Ana PaulaBarcelos Amaral, Rubia2023-12-10T14:17:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13768Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-12-10T14:17:50Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO TEXTBOOK AS A PEDAGOGICAL RESOURCE: CONCEPT, FUNCTION, CHOICE AND USE EL LIBRO DE TEXTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPTO, FUNCIÓN, ELECCIÓN Y USO |
title |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO |
spellingShingle |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO Perovano, Ana Paula Livro Didático Funções do livro didático História do livro Textbook Textbook functions History of the book Libro de texto Funciones del libro de texto |
title_short |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO |
title_full |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO |
title_fullStr |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO |
title_full_unstemmed |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO |
title_sort |
LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO |
author |
Perovano, Ana Paula |
author_facet |
Perovano, Ana Paula Barcelos Amaral, Rubia |
author_role |
author |
author2 |
Barcelos Amaral, Rubia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perovano, Ana Paula Barcelos Amaral, Rubia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático Funções do livro didático História do livro Textbook Textbook functions History of the book Libro de texto Funciones del libro de texto |
topic |
Livro Didático Funções do livro didático História do livro Textbook Textbook functions History of the book Libro de texto Funciones del libro de texto |
description |
Neste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768 10.22481/rbba.v12i02.13768 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v12i02.13768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768/8214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220471115087872 |