LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perovano, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barcelos Amaral, Rubia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768
Resumo: Neste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado.
id UESB-6_a1ab14a1f86ccca0323760e0ec7b6280
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13768
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USOTEXTBOOK AS A PEDAGOGICAL RESOURCE: CONCEPT, FUNCTION, CHOICE AND USEEL LIBRO DE TEXTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPTO, FUNCIÓN, ELECCIÓN Y USOLivro DidáticoFunções do livro didáticoHistória do livroTextbookTextbook functionsHistory of the bookLibro de textoFunciones del libro de textoNeste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado.In this theoretical essay we will reflect on the most used teaching material in schools: the textbook that helps teachers plan and develop learning opportunities and situations in order to address the uniqueness of their students. Our objective in this text is to present a perspective on what constitutes a Textbook, the different variables that characterize it and the different functions of this material. We will begin with a brief history of the book, mentioning the transformations and innovations that have occurred over time. In addition, we will analyze the different characteristics that distinguish this material from other types of books. Among these characteristics we can highlight: intentionality, sequentiality, adequacy, presence of teaching resources, content regulation and administrative and political intervention by the State. Thus, we understand that we can understand the Textbook as a historical and social product, which expresses values, ideologies and social representations and which dialogues with the contexts in which it is produced and used.En este ensayo teórico reflexionaremos sobre el material didáctico más utilizado en las escuelas: el libro de texto que ayuda al docente a planificar y desarrollar oportunidades y situaciones de aprendizaje con el fin de atender las singularidades de sus alumnos. Nuestro objetivo en este texto es presentar una perspectiva sobre lo que constituye un Libro de Texto, las diferentes variables que lo caracterizan y las diferentes funciones de este material. Comenzaremos con una breve historia del libro, mencionando las transformaciones e innovaciones que se han producido a lo largo del tiempo. Además, analizaremos las diferentes características que distinguen este material de otro tipo de libros. Entre estas características podemos destacar: intencionalidad, secuencialidad, adecuación, presencia de recursos didácticos, regulación de contenidos e intervención administrativa y política por parte del Estado. Así, entendemos que podemos entender el Libro de Texto como un producto histórico y social, que expresa valores, ideologías y representaciones sociales y que dialoga con los contextos en los que se produce y utiliza.Edições UESB2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio avaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1376810.22481/rbba.v12i02.13768Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-322316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768/8214Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerovano, Ana PaulaBarcelos Amaral, Rubia2023-12-10T14:17:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13768Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-12-10T14:17:50Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
TEXTBOOK AS A PEDAGOGICAL RESOURCE: CONCEPT, FUNCTION, CHOICE AND USE
EL LIBRO DE TEXTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEPTO, FUNCIÓN, ELECCIÓN Y USO
title LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
Perovano, Ana Paula
Livro Didático
Funções do livro didático
História do livro
Textbook
Textbook functions
History of the book
Libro de texto
Funciones del libro de texto
title_short LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
title_full LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
title_sort LIVRO DIDÁTICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONCEITO, FUNÇÃO, ESCOLHA E USO
author Perovano, Ana Paula
author_facet Perovano, Ana Paula
Barcelos Amaral, Rubia
author_role author
author2 Barcelos Amaral, Rubia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perovano, Ana Paula
Barcelos Amaral, Rubia
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Funções do livro didático
História do livro
Textbook
Textbook functions
History of the book
Libro de texto
Funciones del libro de texto
topic Livro Didático
Funções do livro didático
História do livro
Textbook
Textbook functions
History of the book
Libro de texto
Funciones del libro de texto
description Neste ensaio teórico refletiremos sobre o material didático mais usado nas escolas: o livro didático que auxilia o professor a planejar e desenvolver as oportunidades e situações de aprendizagem de maneira a atender as singularidades de seus estudantes. Este texto orienta-se pelo objetivo de apresentar uma perspectiva sobre o que constitui um Livro Didático, as diferentes variáveis que o caracterizam e as diversas funções deste material. Partiremos de uma breve história do livro, mencionando as transformações e inovações que ocorreram ao longo do tempo. Além disso, analisaremos as diferentes características que distinguem esse material de outros tipos de livros. Entre essas características, podemos destacar: a intencionalidade, a sequencialidade, a adequação, a presença de recursos didáticos, a regulamentação dos conteúdos e a intervenção administrativa e política do Estado. Assim, entendemos que podemos compreender o Livro Didático como um produto histórico e social, que expressa valores, ideologias e representações sociais e que dialoga com os contextos em que é produzido e utilizado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768
10.22481/rbba.v12i02.13768
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i02.13768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13768/8214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 16-32
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471115087872