PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA ENTRE BRASIL E ARGENTINA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4649 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise comparativa entre práticas de ensino de Química no Brasil e na Argentina, e tem como objetivo principal contrastar as interações discursivas entre professores e alunos em sala de aula para averiguar suas semelhanças e diferenças. A teoria do discurso pedagógico de Basil Bernstein forneceu os conceitos que definiram o marco teórico-metodológico para a análise, cujos dados foram coletados em diferentes escolas públicas e particulares das cidades de Santa Fé e Paraná, na Argentina e de Jequié, no Brasil, entre 2013 e 2014. Esses dados incluem a observação e o registro em áudio de aulas de Química do 1° ano do Ensino Médio em cada país. Os áudios foram transcritos e originaram mapas de episódios, de onde obtivemos nossas unidades de análise. Como recorte para este artigo, analisamos as interações verbais nos momentos em que os professores instruem tarefas e atividades para seus alunos, e quando realizam perguntas durante a explicação do conteúdo. Os resultados indicaram mais semelhanças que diferenças entre as práticas analisadas, quando se contrastam escolas cujo público apresenta perfis socioeconômicos aproximados. |
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA ENTRE BRASIL E ARGENTINAInterações discursivasEnsino de Química.Educação comparada.Este artigo apresenta uma análise comparativa entre práticas de ensino de Química no Brasil e na Argentina, e tem como objetivo principal contrastar as interações discursivas entre professores e alunos em sala de aula para averiguar suas semelhanças e diferenças. A teoria do discurso pedagógico de Basil Bernstein forneceu os conceitos que definiram o marco teórico-metodológico para a análise, cujos dados foram coletados em diferentes escolas públicas e particulares das cidades de Santa Fé e Paraná, na Argentina e de Jequié, no Brasil, entre 2013 e 2014. Esses dados incluem a observação e o registro em áudio de aulas de Química do 1° ano do Ensino Médio em cada país. Os áudios foram transcritos e originaram mapas de episódios, de onde obtivemos nossas unidades de análise. Como recorte para este artigo, analisamos as interações verbais nos momentos em que os professores instruem tarefas e atividades para seus alunos, e quando realizam perguntas durante a explicação do conteúdo. Os resultados indicaram mais semelhanças que diferenças entre as práticas analisadas, quando se contrastam escolas cujo público apresenta perfis socioeconômicos aproximados. Edições UESB2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4649Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 7 No. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 240-262Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 7 n. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 240-262Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Bioética, Medio ambiente y Derechos Humanos.; 240-2622316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4649/3656dos Santos, Karina NovaesSouza, Geovânia Moreirados Santos, Bruno Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T17:32:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4649Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2020-07-28T17:32:27Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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