Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David Abrão Pereira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNFS
Resumo: Sou professor do ensino médio de Química em escolas da rede pública e privada de Belo Horizonte. Leciono há 17 anos e desde que ingressei no magistério tive o interesse em pesquisar práticas que poderiam favorecer o aprendizado de conceitos químicos. Sempre me preocupei em conhecer os principais problemas no ensino de Química relatados na literatura especializada e tenho tentado construir formas de superar essas dificuldades. Em 2011, comecei a estudar referenciais teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Tais pesquisas indicaram que a realização de atividades investigativas para abordar alguns tópicos em Química pode contribuir para a construção de conceitos importantes nesta disciplina. Assim, percebi que essa proposta pode ser uma oportunidade de estimular um maior interesse dos estudantes em aprender química, bem como favorecer a construção de conhecimentos de forma adequada. Assim, reconstruímos atividades, que já faziam parte da minha prática como docente, com base em referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências por Investigação e do Ensino de Química. Tais atividades foram testadas em sala de aula pelo professor autor pesquisador e por um professor de Química da rede pública de ensino com o qual se realizou reuniões para discutir sobre suas impressões do material, sobre as dúvidas que surgiram durante o desenvolvimento das atividades, sobre o desempenho dos alunos e as sugestões para o aprimoramento das mesmas. Os dados evidenciaram dinâmicas discursivas próprias do ensino de ciências por investigação, o que possibilitou uma análise inicial das interações discursivas entre alunos e professor. A proposta de trabalho favoreceu a aprendizagem de conhecimentos de Química quando consideramos as respostas de algumas questões que requerem o uso dos conceitos trabalhados. Assim, considerarmos que as atividades desenvolvidas disponibilizaram ferramentas culturais que mediaram a construção do conhecimento de alguns conceitos químicos favorecendo a sua apropriação. As atividades reelaboradas fazem parte de um livro com assessoria pedagógica, apresentada no anexo dessa dissertação, construído com base nas discussões que permearam esse trabalho.
id UFMG_f61ff9e56d201204d2d8eff408a3e749
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHNFS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nilma Soares da SilvaOrlando Gomes de Aguiar JuniorKatia Pedroso SilveiraDavid Abrão Pereira da Silva2019-08-09T14:51:06Z2019-08-09T14:51:06Z2015-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNFSSou professor do ensino médio de Química em escolas da rede pública e privada de Belo Horizonte. Leciono há 17 anos e desde que ingressei no magistério tive o interesse em pesquisar práticas que poderiam favorecer o aprendizado de conceitos químicos. Sempre me preocupei em conhecer os principais problemas no ensino de Química relatados na literatura especializada e tenho tentado construir formas de superar essas dificuldades. Em 2011, comecei a estudar referenciais teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Tais pesquisas indicaram que a realização de atividades investigativas para abordar alguns tópicos em Química pode contribuir para a construção de conceitos importantes nesta disciplina. Assim, percebi que essa proposta pode ser uma oportunidade de estimular um maior interesse dos estudantes em aprender química, bem como favorecer a construção de conhecimentos de forma adequada. Assim, reconstruímos atividades, que já faziam parte da minha prática como docente, com base em referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências por Investigação e do Ensino de Química. Tais atividades foram testadas em sala de aula pelo professor autor pesquisador e por um professor de Química da rede pública de ensino com o qual se realizou reuniões para discutir sobre suas impressões do material, sobre as dúvidas que surgiram durante o desenvolvimento das atividades, sobre o desempenho dos alunos e as sugestões para o aprimoramento das mesmas. Os dados evidenciaram dinâmicas discursivas próprias do ensino de ciências por investigação, o que possibilitou uma análise inicial das interações discursivas entre alunos e professor. A proposta de trabalho favoreceu a aprendizagem de conhecimentos de Química quando consideramos as respostas de algumas questões que requerem o uso dos conceitos trabalhados. Assim, considerarmos que as atividades desenvolvidas disponibilizaram ferramentas culturais que mediaram a construção do conhecimento de alguns conceitos químicos favorecendo a sua apropriação. As atividades reelaboradas fazem parte de um livro com assessoria pedagógica, apresentada no anexo dessa dissertação, construído com base nas discussões que permearam esse trabalho.I teach high school Chemistry in schools of public and private network in city of Belo Horizonte. I have 17 years since I joined the teaching had an interest in researching practices that could promote the learning of chemical concepts. Always I bother to know the main problems faced in teaching chemistry reported in the literature and have been trying to build ways to overcome these difficulties. In 2011, I began to study theoretical references about the teaching of science by inquiry. This research indicated that conducting inquiry activities to address some topics in chemistry can contribute to the construction of important concepts in this discipline. So, I realized that this proposal could be an opportunity to stimulate greater interest of students in learning Chemistry, and to promote the construction of knowledge properly. Thus, we reconstruct activities that are already part of my practice as a teacher, based on theoretical framework of science education area for Research and Teaching of Chemistry. Such activities were tested in the classroom by the teacher author researcher and a professor of chemistry of the public school system with which was held meeting to discuss their impressions of the material on the doubts that arose during the development of activities on student performance and suggestions for improving them. During the analyzes of the data were detected own discursive dynamics of educational research in science which allowed the analysis of the discursive interactions between students and teacher. The working proposal may have favored the academic performance of students when we consider the answers to some questions that require the use of the concepts discussed through the activities. Thus, the activities may have functioned as cultural tools that mediated the construction of knowledge of some chemical concepts favoring its ownership. Activities rebilted now part of a book and pedagogical support built based on discussions with teachers are part of the teacher's manual.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoQuimica Estudo e ensinoPesquisa químicaEnsino de Ciências por InvestigaçãoFerramentas culturais no Ensino de CiênciasInterações discursivasAtividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdfapplication/pdf5099307https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHNFS/1/disertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdf0d23d2870aa33c9b2b07d9b843d54728MD51TEXTdisertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdf.txtdisertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdf.txtExtracted texttext/plain314247https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHNFS/2/disertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdf.txt57da77fbadaff0c22d49234afd10b76dMD521843/BUBD-ANHNFS2019-11-14 09:19:06.647oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHNFSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:19:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
title Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
spellingShingle Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
David Abrão Pereira da Silva
Ensino de Ciências por Investigação
Ferramentas culturais no Ensino de Ciências
Interações discursivas
Educação
Quimica Estudo e ensino
Pesquisa química
title_short Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
title_full Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
title_fullStr Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
title_full_unstemmed Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
title_sort Atividades investigativas: oportunidades de construção de conhecimentos em Química
author David Abrão Pereira da Silva
author_facet David Abrão Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Orlando Gomes de Aguiar Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Katia Pedroso Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv David Abrão Pereira da Silva
contributor_str_mv Nilma Soares da Silva
Orlando Gomes de Aguiar Junior
Katia Pedroso Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências por Investigação
Ferramentas culturais no Ensino de Ciências
Interações discursivas
topic Ensino de Ciências por Investigação
Ferramentas culturais no Ensino de Ciências
Interações discursivas
Educação
Quimica Estudo e ensino
Pesquisa química
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Quimica Estudo e ensino
Pesquisa química
description Sou professor do ensino médio de Química em escolas da rede pública e privada de Belo Horizonte. Leciono há 17 anos e desde que ingressei no magistério tive o interesse em pesquisar práticas que poderiam favorecer o aprendizado de conceitos químicos. Sempre me preocupei em conhecer os principais problemas no ensino de Química relatados na literatura especializada e tenho tentado construir formas de superar essas dificuldades. Em 2011, comecei a estudar referenciais teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Tais pesquisas indicaram que a realização de atividades investigativas para abordar alguns tópicos em Química pode contribuir para a construção de conceitos importantes nesta disciplina. Assim, percebi que essa proposta pode ser uma oportunidade de estimular um maior interesse dos estudantes em aprender química, bem como favorecer a construção de conhecimentos de forma adequada. Assim, reconstruímos atividades, que já faziam parte da minha prática como docente, com base em referenciais teóricos da área de Ensino de Ciências por Investigação e do Ensino de Química. Tais atividades foram testadas em sala de aula pelo professor autor pesquisador e por um professor de Química da rede pública de ensino com o qual se realizou reuniões para discutir sobre suas impressões do material, sobre as dúvidas que surgiram durante o desenvolvimento das atividades, sobre o desempenho dos alunos e as sugestões para o aprimoramento das mesmas. Os dados evidenciaram dinâmicas discursivas próprias do ensino de ciências por investigação, o que possibilitou uma análise inicial das interações discursivas entre alunos e professor. A proposta de trabalho favoreceu a aprendizagem de conhecimentos de Química quando consideramos as respostas de algumas questões que requerem o uso dos conceitos trabalhados. Assim, considerarmos que as atividades desenvolvidas disponibilizaram ferramentas culturais que mediaram a construção do conhecimento de alguns conceitos químicos favorecendo a sua apropriação. As atividades reelaboradas fazem parte de um livro com assessoria pedagógica, apresentada no anexo dessa dissertação, construído com base nas discussões que permearam esse trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:51:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:51:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNFS
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHNFS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHNFS/1/disertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHNFS/2/disertacao_david_apsilva_mestradofinalcolorida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d23d2870aa33c9b2b07d9b843d54728
57da77fbadaff0c22d49234afd10b76d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589165926842368