A escola do campo a procura do campo para ser escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412 |
Resumo: | Objetiva-se neste trabalho refletir sobre os limites e perspectivas da escola no campo do Brasil; compreender as origens da escola, sua função desde a antiguidade grega até os nossos dias, passando pela Idade Média com a Escolástica, até à Idade Moderna, com a Revolução Industrial, quando teve início oficialmente o capitalismo. Firmamos nossa análise nas ideias de Marx/Engels (1986), Enguitta (1989), Mészáros (2005), Netto (2007) e Fiod (2009). Trata-se de um estudo bibliográfico e pesquisa documental. Conclui que os limites políticos e organizativos da classe camponesa são também os limites de sua escola. |
id |
UESB-6_ccc24a1f9de71741d4d720cc1bea9207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1412 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola do campo a procura do campo para ser escolaEducaçãoPráxisDireitosEmancipaçãoObjetiva-se neste trabalho refletir sobre os limites e perspectivas da escola no campo do Brasil; compreender as origens da escola, sua função desde a antiguidade grega até os nossos dias, passando pela Idade Média com a Escolástica, até à Idade Moderna, com a Revolução Industrial, quando teve início oficialmente o capitalismo. Firmamos nossa análise nas ideias de Marx/Engels (1986), Enguitta (1989), Mészáros (2005), Netto (2007) e Fiod (2009). Trata-se de um estudo bibliográfico e pesquisa documental. Conclui que os limites políticos e organizativos da classe camponesa são também os limites de sua escola.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 3 No. 2 (2014); 175-202Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 3 n. 2 (2014); 175-202Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 175-2022316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412/1220Bogo, Ademarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-22T17:15:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1412Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-22T17:15:32Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
title |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
spellingShingle |
A escola do campo a procura do campo para ser escola Bogo, Ademar Educação Práxis Direitos Emancipação |
title_short |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
title_full |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
title_fullStr |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
title_full_unstemmed |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
title_sort |
A escola do campo a procura do campo para ser escola |
author |
Bogo, Ademar |
author_facet |
Bogo, Ademar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bogo, Ademar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Práxis Direitos Emancipação |
topic |
Educação Práxis Direitos Emancipação |
description |
Objetiva-se neste trabalho refletir sobre os limites e perspectivas da escola no campo do Brasil; compreender as origens da escola, sua função desde a antiguidade grega até os nossos dias, passando pela Idade Média com a Escolástica, até à Idade Moderna, com a Revolução Industrial, quando teve início oficialmente o capitalismo. Firmamos nossa análise nas ideias de Marx/Engels (1986), Enguitta (1989), Mészáros (2005), Netto (2007) e Fiod (2009). Trata-se de um estudo bibliográfico e pesquisa documental. Conclui que os limites políticos e organizativos da classe camponesa são também os limites de sua escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1412/1220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 3 No. 2 (2014); 175-202 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 3 n. 2 (2014); 175-202 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 175-202 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469395423232 |