PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES: AS VIOLAÇÕES DA POLÍTICA BRASILEIRA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Chagas, Ana Luiza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira Oliveira Ruas, Ana Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10726
Resumo: O presente estudo insere-se no campo de Direito e Literatura, especificadamente no Direito na Literatura e suas interlocuções com a música. Tem como objetivo investigar as violações da política ditatorial brasileira que ainda perduram no Estado Democrático de Direito Brasileiro, a ser analisado a partir da narrativa da música Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré. Para tanto, serão explicitados os pressupostos teóricos e apresentados aspectos relevantes da música que se relacionam com a violência contra os direitos e garantias fundamentais, que aconteciam em 1964, a fim de identificar de que modo essa violência é tematizada na obra, bem como trazer as possíveis violações que ainda ocorrem na atualidade. Conclui que, ainda paira o medo de uma ditadura pelas frequentes violações que o Estado Democrático vem sofrendo por ações apoiadas pelo atual governo, principalmente relativas aos direitos fundamentais, ataques à Constituição e o possível desmonte do país. O método utilizado foi o fenomenológico e quanto aos meios de pesquisa, bibliográfica.  
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Tem como objetivo investigar as violações da política ditatorial brasileira que ainda perduram no Estado Democrático de Direito Brasileiro, a ser analisado a partir da narrativa da música Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré. Para tanto, serão explicitados os pressupostos teóricos e apresentados aspectos relevantes da música que se relacionam com a violência contra os direitos e garantias fundamentais, que aconteciam em 1964, a fim de identificar de que modo essa violência é tematizada na obra, bem como trazer as possíveis violações que ainda ocorrem na atualidade. Conclui que, ainda paira o medo de uma ditadura pelas frequentes violações que o Estado Democrático vem sofrendo por ações apoiadas pelo atual governo, principalmente relativas aos direitos fundamentais, ataques à Constituição e o possível desmonte do país. O método utilizado foi o fenomenológico e quanto aos meios de pesquisa, bibliográfica.  Abstract: The present study is part of the field of Law and Literature, specifically in Law in Literature and its interlocutions with music. It aims to investigate the violations of dictatorial Brazilian policy that still persist in the Democratic State of Brazilian Law, to be analyzed from the narrative of the song Pra não diz que não falei das flores, by Geraldo Vandré. In order to do so, the theoretical assumptions will be explained and relevant aspects of music related to violence against fundamental rights and guarantees that took place in 1964 will be presented, in order to identify how this violence is thematized in the work, as well as to bring the possible violations that still occur today. It is concluded that there is still the fear of a dictatorship due to the frequent violations that the Democratic State has been suffering from actions supported by the current government, mainly related to fundamental rights, attacks on the Constitution and the possible dismantling of the country. The method used was phenomenological and as for the means of research, bibliographic.   Keywords: Law and literature; Law and music, Violations of fundamental rights; Not to say I didn't mention the flowers.The present study is part of the field of Law and Literature, specifically in Law in Literature and its interlocutions with music. It aims to investigate the violations of dictatorial Brazilian policy that still persist in the Democratic State of Brazilian Law, to be analyzed from the narrative of the song Pra não diz que não falei das flores, by Geraldo Vandré. In order to do so, the theoretical assumptions will be explained and relevant aspects of music related to violence against fundamental rights and guarantees that took place in 1964 will be presented, in order to identify how this violence is thematized in the work, as well as to bring the possible violations that still occur today. It is concluded that there is still the fear of a dictatorship due to the frequent violations that the Democratic State has been suffering from actions supported by the current government, mainly related to fundamental rights, attacks on the Constitution and the possible dismantling of the country. The method used was phenomenological and as for the means of research, bibliographic.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1072610.22481/rbba.v11i01.10726Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 252-267Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 252-267Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 252-2672316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10726/6836Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Chagas, Ana LuizaTeixeira Oliveira Ruas, Ana Carolina2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10726Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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