A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE QUEIMADAS: A LUTA PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA/HISTÓRIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6407 |
Resumo: | A escravidão no Brasil foi sempre uma temática estudada e questionada principalmente no que se refere à questão do trabalho, da resistência do negro, da economia, dentre outras vertentes, salientando que a mesma aconteceu de maneira diferenciada e com particularidades, diversificando conforme às regiões e interesses. O presente estudo buscou analisar como se deu o processo de reconhecimento da comunidade de Queimadas como remanescente de Quilombo. Por meio deste trabalho é analisado o processo de certificação e a importância da memória e história dos moradores para valorização de seus antepassados e afirmação do ser quilombola. A investigação foi realizada na comunidade Quilombola Queimadas localizada em Guanambi/BA, na região do Território Sertão Produtivo. Utilizamos como recursos metodológicos a entrevista semiestruturada com três lideranças quilombolas, análise do livro de ata da associação comunitária e observação durante as reuniões da associação. Mediante os resultados da pesquisa notou-se o forte papel da assistente social para o reconhecimento da comunidade como quilombola e o entrelaçamento das lideranças da comunidade para que a certificação fosse alcançada, ressaltamos também a carência de benefícios após o reconhecimento e a relevância da história da comunidade para a construção da afirmação da identidade. |
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A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE QUEIMADAS: A LUTA PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA/HISTÓRIALA COMUNIDAD QUILOMBOLA DE QUEIMADAS: LA LUCHA POR EL RECONOCIMIENTO Y VALORIZACIÓN DE LA MEMORIA/HISTORIATHE QUILOMBOLA COMMUNITY OF QUEIMADAS: THE STRUGGLE FOR THE RECOGNITION AND VALUATION OF MEMORY / HISTORYComunidade quilombolaMemória e históriaReconhecimentoComunidad quilombolaMemoria e historiaReconocimientoQuilombola communityMemory and historyRecognitionA escravidão no Brasil foi sempre uma temática estudada e questionada principalmente no que se refere à questão do trabalho, da resistência do negro, da economia, dentre outras vertentes, salientando que a mesma aconteceu de maneira diferenciada e com particularidades, diversificando conforme às regiões e interesses. O presente estudo buscou analisar como se deu o processo de reconhecimento da comunidade de Queimadas como remanescente de Quilombo. Por meio deste trabalho é analisado o processo de certificação e a importância da memória e história dos moradores para valorização de seus antepassados e afirmação do ser quilombola. A investigação foi realizada na comunidade Quilombola Queimadas localizada em Guanambi/BA, na região do Território Sertão Produtivo. Utilizamos como recursos metodológicos a entrevista semiestruturada com três lideranças quilombolas, análise do livro de ata da associação comunitária e observação durante as reuniões da associação. Mediante os resultados da pesquisa notou-se o forte papel da assistente social para o reconhecimento da comunidade como quilombola e o entrelaçamento das lideranças da comunidade para que a certificação fosse alcançada, ressaltamos também a carência de benefícios após o reconhecimento e a relevância da história da comunidade para a construção da afirmação da identidade.La esclavitud en Brasil siempre ha sido una temática estudiada y cuestionada principalmente con respecto a la cuestión del trabajo, la resistencia del negro, de la economía, entre otros aspectos, destacando que la misma sucedió de manera diferente y con particularidades, diversificando según regiones e intereses. El presente estudio intentó analizar cómo se sucedió el proceso de reconocimiento de la comunidad de Queimadas como remanente de Quilombo. A través de este trabajo se analiza el proceso de certificación y la importancia de la memoria y la historia de los residentes para la valorización de sus antepasados y la afirmación del ser quilombola. La investigación fue realizada en la comunidad Quilombola Queimadas, ubicada en Guanambi/BA, en la región del Territorio Sertão Produtivo. Utilizamos como recursos metodológicos la entrevista semiestructurada con tres líderes quilombolas, análisis del libro de acta de la asociación comunitaria y observación durante las reuniones de la asociación. A través de los resultados de la investigación, se notó el fuerte papel del asistente social para el reconocimiento de la comunidad como quilombola y el entrelazamiento de líderes de la comunidad para que se pudiera lograr la certificación, también destacamos la carencia de beneficios después del reconocimiento y la relevancia de la historia de la comunidad para la construcción de la afirmación de la identidad.Slavery in Brazil has always been a theme studied and questioned mainly with regard to the issue of work, black resistance, the economy, among other aspects, emphasizing that it happened in a different way and with particularities, diversifying according to regions and interests. The present study sought to analyze how the process of recognizing the Queimadas community as a remnant of Quilombo took place. Through this work, the certification process and the importance of the residents' memory and history for the appreciation of their ancestors and the affirmation of being quilombola are analyzed. The investigation was carried out in the Quilombola Queimadas community located in Guanambi / BA, in the Territorial Productive Territory region. We used as methodological resources the semi-structured interview with three quilombola leaders, analysis of the community association's minutes book and observation during the association's meetings. Through the results of the research, it was noted the strong role of the social worker for the recognition of the community as quilombola and the intertwining of community leaders for the certification to be achieved, we also emphasize the lack of benefits after the recognition and the relevance of the history of the Community for the construction of the affirmation of identity.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/640710.22481/praxisedu.v16i39.6407Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 520-542Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 520-542Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 520-5422178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6407/4724Lima, Hayla Fernanda MouraMacêdo, Dinalva de Jesus Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6407Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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