Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675 |
Resumo: | Este trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. |
id |
UESB-7_041711e516997f57a94e5cb5d8b6c4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/675 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/FamamEste trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-2362178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675/561Gusmão Santos Martins, Ângela Mariade Almeida Costa, Jucinalva BastosRibeiro, Generosa Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/675Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
title |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
spellingShingle |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam Gusmão Santos Martins, Ângela Maria |
title_short |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
title_full |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
title_fullStr |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
title_full_unstemmed |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
title_sort |
Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam |
author |
Gusmão Santos Martins, Ângela Maria |
author_facet |
Gusmão Santos Martins, Ângela Maria de Almeida Costa, Jucinalva Bastos Ribeiro, Generosa Sousa |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida Costa, Jucinalva Bastos Ribeiro, Generosa Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gusmão Santos Martins, Ângela Maria de Almeida Costa, Jucinalva Bastos Ribeiro, Generosa Sousa |
description |
Este trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675/561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236 Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236 Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815473836032 |