Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão Santos Martins, Ângela Maria
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Almeida Costa, Jucinalva Bastos, Ribeiro, Generosa Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675
Resumo: Este trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. 
id UESB-7_041711e516997f57a94e5cb5d8b6c4c0
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/675
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/FamamEste trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-2362178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675/561Gusmão Santos Martins, Ângela Mariade Almeida Costa, Jucinalva BastosRibeiro, Generosa Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/675Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
title Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
spellingShingle Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
Gusmão Santos Martins, Ângela Maria
title_short Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
title_full Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
title_fullStr Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
title_full_unstemmed Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
title_sort Oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação dos formadores do programa Topa/Famam
author Gusmão Santos Martins, Ângela Maria
author_facet Gusmão Santos Martins, Ângela Maria
de Almeida Costa, Jucinalva Bastos
Ribeiro, Generosa Sousa
author_role author
author2 de Almeida Costa, Jucinalva Bastos
Ribeiro, Generosa Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão Santos Martins, Ângela Maria
de Almeida Costa, Jucinalva Bastos
Ribeiro, Generosa Sousa
description Este trabalho trata da utilização de oficinas pedagógicas como dispositivos para a formação de formadores do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), tomando como referência a avaliação apresentada pelos formadores que participaram desse processo, na Unidade Formadora Faculdade Maria Milza (Famam). Para que se analisasse a oficina como instrumento pedagógico de formação, foi aplicado um questionário aberto, com 15 (quinze) questões, a 14 profissionais codificados pelas letras do alfabeto (de A até O). Foram três as dimensões encontradas, nas falas dos (as) entrevistados (as), sobre a importância da oficina pedagógica como dispositivo de formação: a) promove a participação e a criatividade; b) permite a construção do processo ensino/aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e prazerosa; c) caracteriza-se por ser uma prática contextualizada, aberta e facilitadora da compreensão de diversas atividades. Os formadores indicaram que a oficina pedagógica é um importante dispositivo para dinamização da prática de ensino/aprendizagem, pois, segundo eles, ela estimula a criatividade e a participação coletiva. A oficina pedagógica é considerada ainda por eles, como um dispositivo que permite a relação teoria/prática de forma a promover aprendizagens contínuas e contextualizadas. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/675/561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 221-236
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815473836032