Competences for education for sustainability: analysis of educational policy documents in Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Patrícia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel, Machado, Jane, Sá, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8848
Resumo: O estudo que se apresenta está inserido no projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability.  Este é um projeto Erasmus+ e envolve cinco países Europeus: Portugal, França, Lituânia, Finlândia e Malta. O principal objetivo do projeto TEDS é proporcionar aos formadores de professores e professores europeus o conhecimento e as ferramentas necessárias para implementarem nas suas práticas uma educação promotora de sustentabilidade. Dentro deste projeto, um dos objetivos foi compreender o modo como as competências chave de educação para a sustentabilidade estão presentes nos documentos educativos de cada um dos países participantes. Este artigo refere-se à análise realizada aos documentos educativos portugueses. É um estudo qualitativo, que se insere no paradigma interpretativo. É um estudo exploratório, de carácter descritivo-interpretativo e orientado para a identificação e descrição das principais características relacionadas com as competências chave de educação para a sustentabilidade presentes nos documentos oficiais portugueses orientadores do ensino e da aprendizagem. Depois da análise, validação e discussão dos resultados da análise de conteúdo realizada ao corpus, estes parecem indicar que os documentos educativos analisados são compatíveis com as competências chave consideradas no quadro de referência orientador. Todos os documentos apresentam diferentes aspetos das várias competências, evidenciando a sua importância na fundamentação de uma prática educativa promotora de sustentabilidade.   
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Dentro deste projeto, um dos objetivos foi compreender o modo como as competências chave de educação para a sustentabilidade estão presentes nos documentos educativos de cada um dos países participantes. Este artigo refere-se à análise realizada aos documentos educativos portugueses. É um estudo qualitativo, que se insere no paradigma interpretativo. É um estudo exploratório, de carácter descritivo-interpretativo e orientado para a identificação e descrição das principais características relacionadas com as competências chave de educação para a sustentabilidade presentes nos documentos oficiais portugueses orientadores do ensino e da aprendizagem. Depois da análise, validação e discussão dos resultados da análise de conteúdo realizada ao corpus, estes parecem indicar que os documentos educativos analisados são compatíveis com as competências chave consideradas no quadro de referência orientador. Todos os documentos apresentam diferentes aspetos das várias competências, evidenciando a sua importância na fundamentação de uma prática educativa promotora de sustentabilidade.   El presente estudio es parte del proyecto TEDS - Teacher Education for Sustainability. Este es un proyecto Erasmus + e involucra a cinco países europeos: Portugal, Francia, Lituania, Finlandia y Malta. El principal objetivo del proyecto TEDS es proporcionar a los formadores de profesores y profesores europeos el conocimiento y las herramientas necesarias para implementar una educación que promueva la sostenibilidad en sus prácticas. Dentro de este proyecto, uno de los objetivos fue comprender cómo las competencias clave en educación para la sostenibilidad están presentes en los documentos educativos de cada uno de los países participantes. Este artículo hace referencia al análisis realizado sobre documentos educativos portugueses. Es un estudio cualitativo, que encaja en el paradigma interpretativo. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo-interpretativo, cuyo objetivo es identificar y describir las principales características relacionadas con las competencias clave en educación para la sostenibilidad presentes en los documentos oficiales portugueses que orientan la enseñanza y el aprendizaje. Tras el análisis, validación y discusión de los resultados del análisis de contenido realizado sobre el corpus, estos parecen indicar que los documentos educativos analizados son compatibles con las competencias clave consideradas en el marco de referencia. Todos los documentos presentan diferentes aspectos de las distintas competencias, destacando su importancia en la base de una práctica educativa que promueva la sostenibilidad.The present study is part of the TEDS - Teacher Education for Sustainability project. This is an Erasmus+ project and involves five European countries: Portugal, France, Lithuania, Finland and Malta. The main aim of the TEDS project is to provide   European teacher educators and   teachers with the knowledge and tools necessary to implement an education that promotes sustainability in their practices. Within this project, one of the objectives was to understand how key competences in education for sustainability are present in the educational documents of each of the participating countries. This article refers to the analysis carried out on Portuguese educational documents. It is a qualitative study framed on the interpretive paradigm. It is an exploratory, descriptive-interpretive study aimed at identifying and describing the main characteristics related to the key competences in education for sustainability present in the official Portuguese documents that guide teaching and learning. After the analysis, validation and discussion of the results of the content analysis carried out on the corpus, these seem to indicate that the educational documents analyzed are compatible with the key competences considered in the guiding reference framework. All documents present different aspects of the various competences, highlighting their importance in the foundation of an educational practice that promotes sustainability.Edições UESB2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/884810.22481/praxisedu.v17i48.8848Práxis Educacional; v. 17 n. 48 (2021): Dossiê - Pesquisa em educação: abordagens em Portugal e Brasil; 159-177Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 48 (2021): Monográfico - Investigación en educación: enfoques en Portugal y Brasil; 159-177Práxis Educacional; Vol. 17 No. 48 (2021): Issue - Research in education: approaches in Portugal and Brazil; 159-1772178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8848/6138Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá, PatríciaAndrade, Ana IsabelMachado, JaneSá, Cristina2021-10-07T22:05:19Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8848Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-10-07T22:05:19Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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