O não-lugar da pessoa idosa na educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604 |
Resumo: | O envelhecimento crescente da população brasileira é tema do artigoque ora apresentamos. Neste discutimos a questão da velhice e o sofrimentosimbólico fruto do discurso hegemônico que valoriza a juventude. Abordamos a segregação sofrida pelos idosos que têm seus direitos promulgados pelaspolíticas públicas, mas não efetivados, em especial, no que se refere ao direitoà educação. Discorremos sobre o processo de exclusão dos indivíduos que setornam inativos para o mundo do trabalho: os aposentados. A intenção principaldeste trabalho de pesquisa, além de sistematizar subsídios sobre uma temáticapouco explorada, é contribuir para a denúncia das injustiças e o anúncio dealternativas. O foco dos nossos estudos são as iniciativas no campo educacional,de natureza governamental, voltadas para a pessoa idosa. Este é um estudo denatureza descritiva e exploratória sobre as instituições públicas que atendemidosos, na cidade do Natal/RN. Após as primeiras visitas às instituições,estamos analisando os dados coletados através de um questionário aplicadonos dois centros de convivência, mantidos pelo Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Os dados da pesquisa mostraram a importância de conhecer o perfil das idosas como maneira de formular propostas educativaseficazes. Ousamos ainda apontar a educação das novas gerações como viapossível para a mudança efetiva de práticas e crenças que incitam a busca dajuventude eterna. |
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