O não-lugar da pessoa idosa na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Rouseane da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604
Resumo: O envelhecimento crescente da população brasileira é tema do artigoque ora apresentamos. Neste discutimos a questão da velhice e o sofrimentosimbólico fruto do discurso hegemônico que valoriza a juventude. Abordamos a segregação sofrida pelos idosos que têm seus direitos promulgados pelaspolíticas públicas, mas não efetivados, em especial, no que se refere ao direitoà educação. Discorremos sobre o processo de exclusão dos indivíduos que setornam inativos para o mundo do trabalho: os aposentados. A intenção principaldeste trabalho de pesquisa, além de sistematizar subsídios sobre uma temáticapouco explorada, é contribuir para a denúncia das injustiças e o anúncio dealternativas. O foco dos nossos estudos são as iniciativas no campo educacional,de natureza governamental, voltadas para a pessoa idosa. Este é um estudo denatureza descritiva e exploratória sobre as instituições públicas que atendemidosos, na cidade do Natal/RN. Após as primeiras visitas às instituições,estamos analisando os dados coletados através de um questionário aplicadonos dois centros de convivência, mantidos pelo Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Os dados da pesquisa mostraram a importância de conhecer o perfil das idosas como maneira de formular propostas educativaseficazes. Ousamos ainda apontar a educação das novas gerações como viapossível para a mudança efetiva de práticas e crenças que incitam a busca dajuventude eterna.
id UESB-7_0a0d330db9932e5471b3006b1dfbfd5d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/604
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O não-lugar da pessoa idosa na educaçãoExclusão socialEducaçãoIdososO envelhecimento crescente da população brasileira é tema do artigoque ora apresentamos. Neste discutimos a questão da velhice e o sofrimentosimbólico fruto do discurso hegemônico que valoriza a juventude. Abordamos a segregação sofrida pelos idosos que têm seus direitos promulgados pelaspolíticas públicas, mas não efetivados, em especial, no que se refere ao direitoà educação. Discorremos sobre o processo de exclusão dos indivíduos que setornam inativos para o mundo do trabalho: os aposentados. A intenção principaldeste trabalho de pesquisa, além de sistematizar subsídios sobre uma temáticapouco explorada, é contribuir para a denúncia das injustiças e o anúncio dealternativas. O foco dos nossos estudos são as iniciativas no campo educacional,de natureza governamental, voltadas para a pessoa idosa. Este é um estudo denatureza descritiva e exploratória sobre as instituições públicas que atendemidosos, na cidade do Natal/RN. Após as primeiras visitas às instituições,estamos analisando os dados coletados através de um questionário aplicadonos dois centros de convivência, mantidos pelo Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Os dados da pesquisa mostraram a importância de conhecer o perfil das idosas como maneira de formular propostas educativaseficazes. Ousamos ainda apontar a educação das novas gerações como viapossível para a mudança efetiva de práticas e crenças que incitam a busca dajuventude eterna.Edições UESB2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 29-43Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 29-43Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 29-432178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604/498Paula, Rouseane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:01Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/604Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:01Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O não-lugar da pessoa idosa na educação
title O não-lugar da pessoa idosa na educação
spellingShingle O não-lugar da pessoa idosa na educação
Paula, Rouseane da Silva
Exclusão social
Educação
Idosos
title_short O não-lugar da pessoa idosa na educação
title_full O não-lugar da pessoa idosa na educação
title_fullStr O não-lugar da pessoa idosa na educação
title_full_unstemmed O não-lugar da pessoa idosa na educação
title_sort O não-lugar da pessoa idosa na educação
author Paula, Rouseane da Silva
author_facet Paula, Rouseane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Rouseane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão social
Educação
Idosos
topic Exclusão social
Educação
Idosos
description O envelhecimento crescente da população brasileira é tema do artigoque ora apresentamos. Neste discutimos a questão da velhice e o sofrimentosimbólico fruto do discurso hegemônico que valoriza a juventude. Abordamos a segregação sofrida pelos idosos que têm seus direitos promulgados pelaspolíticas públicas, mas não efetivados, em especial, no que se refere ao direitoà educação. Discorremos sobre o processo de exclusão dos indivíduos que setornam inativos para o mundo do trabalho: os aposentados. A intenção principaldeste trabalho de pesquisa, além de sistematizar subsídios sobre uma temáticapouco explorada, é contribuir para a denúncia das injustiças e o anúncio dealternativas. O foco dos nossos estudos são as iniciativas no campo educacional,de natureza governamental, voltadas para a pessoa idosa. Este é um estudo denatureza descritiva e exploratória sobre as instituições públicas que atendemidosos, na cidade do Natal/RN. Após as primeiras visitas às instituições,estamos analisando os dados coletados através de um questionário aplicadonos dois centros de convivência, mantidos pelo Movimento de Integração e Orientação Social (MEIOS). Os dados da pesquisa mostraram a importância de conhecer o perfil das idosas como maneira de formular propostas educativaseficazes. Ousamos ainda apontar a educação das novas gerações como viapossível para a mudança efetiva de práticas e crenças que incitam a busca dajuventude eterna.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/604/498
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 29-43
Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 29-43
Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 29-43
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815056502784