“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Eraldo Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Rosilda França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484
Resumo: No presente estudo teve-se como objetivo compreender os fatores que levaram pessoas da terceira idade a terem sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez. Como recurso metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes foram três idosos integrantes do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas e analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo. Em relação ao aporte teórico, o presente estudo apoiou-se em autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre outros. A partir dos relatos foi possível identificar cinco categorias temáticas: 1) a pobreza como marcador social determinante ao analfabetismo; 2) a exclusão familiar com a dimensão no convívio e no relacionamento; 3) o analfabetismo como fator determinante para a exclusão social; 4) os sonhos e as experiências de vida como elementos de enfrentamento ao analfabetismo; 5) e o envelhecimento e sua relação com as novas tecnologias. Conclui-se que a exclusão social do idoso acontece de forma velada e que os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não recebem reconhecimento por parte dos familiares e da comunidade em que este se encontra inserido.Palavras-chave: Idoso. Analfabetismo. Exclusão social."If I had studied I wouldn't have suffered so much": knowledge and memories of illiterate elderly peopleAbstractThe purpose with this study was to understand the factors that led people in the elderly people to have their schooling usurped and how their reading of the world contributes to preserving their knowledge and their memories with haughtiness. As a methodological resource, a qualitative approach of the descriptive type was used. The participants were three elderly participants of the Center for the Cohabitation of the Elderly in a municipality of Zona da Mata in the State of Rondônia. The information was collected through structured interviews and analyzed according to the Content Analysis guidelines. As a theoretical contribution, the present study was supported by authors such as Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015) and others. From the reports it was possible to identify five thematic categories: 1) poverty as a social marker that determines illiteracy; 2) family exclusion with the dimension of socializing and relationship; 3) illiteracy as a determining factor for social exclusion; 4) dreams and life experiences as elements of coping with illiteracy; 5) and aging and its relationship with new technologies. It is concluded that the social exclusion of the elderly occurs in a veiled way and the knowledge of the world acquired with the passing of the age has not apprehended by the relatives and the community in which it is inserted.Keywords: Elderly. Illiteracy. Social exclusion. “Si yo tuviera estudiado, no sufriría tanto”: conocimientos y memorias de ancianos analfabetosResumenEn el presente estudio tuvimos como objetivo comprender los factores que hicieron con que personas de la tercera edad tuvieran su escolaridad usurpada y como su lectura de mundo contribuyó para la preservación de sus conocimientos y sus memorias con la cabeza erguida. Como recurso metodológico,  se utilizó un abordaje cualitativo del tipo descriptivo. Los participantes fueron tres ancianos integrantes del Centro de Convivencia del Anciano de un municipio de la región llamada Zona da Mata, del Estado de Rondônia. Las informaciones fueron recogidas por medio de entrevistas estructuradas y analizadas de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido. Con relación al aporte teórico, este estudio se apoyó en autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre otros. A partir de los relatos fue posible identificar cinco categorías temáticas: 1) la pobreza como marcador social determinante del analfabetismo; 2) la exclusión familiar con la dimensión en la convivencia y en el relacionamiento; 3) el analfabetismo como factor determinante para la exclusión social; 4) sueños y experiencias de vida como elementos de enfrentamiento al analfabetismo; 5) y el envejecimiento y su relación con las nuevas tecnologías. Se concluye que la exclusión social del anciano sucede de manera velada y que los conocimientos de mundo adquiridos con el avance de la edad no son apreciados por la familia ni por la comunidad en que vive el anciano.  Palabras clave: Anciano. Analfabetismo. Exclusión social.
id UFMA-3_b763104dae154ad4bcd8ada665111c9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11484
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetosIdoso. Analfabetismo. Exclusão social.No presente estudo teve-se como objetivo compreender os fatores que levaram pessoas da terceira idade a terem sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez. Como recurso metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes foram três idosos integrantes do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas e analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo. Em relação ao aporte teórico, o presente estudo apoiou-se em autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre outros. A partir dos relatos foi possível identificar cinco categorias temáticas: 1) a pobreza como marcador social determinante ao analfabetismo; 2) a exclusão familiar com a dimensão no convívio e no relacionamento; 3) o analfabetismo como fator determinante para a exclusão social; 4) os sonhos e as experiências de vida como elementos de enfrentamento ao analfabetismo; 5) e o envelhecimento e sua relação com as novas tecnologias. Conclui-se que a exclusão social do idoso acontece de forma velada e que os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não recebem reconhecimento por parte dos familiares e da comunidade em que este se encontra inserido.Palavras-chave: Idoso. Analfabetismo. Exclusão social."If I had studied I wouldn't have suffered so much": knowledge and memories of illiterate elderly peopleAbstractThe purpose with this study was to understand the factors that led people in the elderly people to have their schooling usurped and how their reading of the world contributes to preserving their knowledge and their memories with haughtiness. As a methodological resource, a qualitative approach of the descriptive type was used. The participants were three elderly participants of the Center for the Cohabitation of the Elderly in a municipality of Zona da Mata in the State of Rondônia. The information was collected through structured interviews and analyzed according to the Content Analysis guidelines. As a theoretical contribution, the present study was supported by authors such as Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015) and others. From the reports it was possible to identify five thematic categories: 1) poverty as a social marker that determines illiteracy; 2) family exclusion with the dimension of socializing and relationship; 3) illiteracy as a determining factor for social exclusion; 4) dreams and life experiences as elements of coping with illiteracy; 5) and aging and its relationship with new technologies. It is concluded that the social exclusion of the elderly occurs in a veiled way and the knowledge of the world acquired with the passing of the age has not apprehended by the relatives and the community in which it is inserted.Keywords: Elderly. Illiteracy. Social exclusion. “Si yo tuviera estudiado, no sufriría tanto”: conocimientos y memorias de ancianos analfabetosResumenEn el presente estudio tuvimos como objetivo comprender los factores que hicieron con que personas de la tercera edad tuvieran su escolaridad usurpada y como su lectura de mundo contribuyó para la preservación de sus conocimientos y sus memorias con la cabeza erguida. Como recurso metodológico,  se utilizó un abordaje cualitativo del tipo descriptivo. Los participantes fueron tres ancianos integrantes del Centro de Convivencia del Anciano de un municipio de la región llamada Zona da Mata, del Estado de Rondônia. Las informaciones fueron recogidas por medio de entrevistas estructuradas y analizadas de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido. Con relación al aporte teórico, este estudio se apoyó en autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre otros. A partir de los relatos fue posible identificar cinco categorías temáticas: 1) la pobreza como marcador social determinante del analfabetismo; 2) la exclusión familiar con la dimensión en la convivencia y en el relacionamiento; 3) el analfabetismo como factor determinante para la exclusión social; 4) sueños y experiencias de vida como elementos de enfrentamiento al analfabetismo; 5) y el envejecimiento y su relación con las nuevas tecnologías. Se concluye que la exclusión social del anciano sucede de manera velada y que los conocimientos de mundo adquiridos con el avance de la edad no son apreciados por la familia ni por la comunidad en que vive el anciano.  Palabras clave: Anciano. Analfabetismo. Exclusión social.Universidade Federal do Maranhão2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1148410.18764/2358-4319.v12n2p119-144Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p. 119-1442358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484/6523Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Eraldo CarlosLima, Rosilda França2019-11-12T04:17:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11484Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2019-11-12T04:17:24Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
title “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
spellingShingle “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
Batista, Eraldo Carlos
Idoso. Analfabetismo. Exclusão social.
title_short “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
title_full “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
title_fullStr “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
title_full_unstemmed “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
title_sort “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: saberes e memórias de idosos analfabetos
author Batista, Eraldo Carlos
author_facet Batista, Eraldo Carlos
Lima, Rosilda França
author_role author
author2 Lima, Rosilda França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eraldo Carlos
Lima, Rosilda França
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso. Analfabetismo. Exclusão social.
topic Idoso. Analfabetismo. Exclusão social.
description No presente estudo teve-se como objetivo compreender os fatores que levaram pessoas da terceira idade a terem sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez. Como recurso metodológico, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os participantes foram três idosos integrantes do Centro de Convivência do Idoso de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. As informações foram coletadas por meio de entrevistas estruturadas e analisadas seguindo as orientações da Análise de Conteúdo. Em relação ao aporte teórico, o presente estudo apoiou-se em autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre outros. A partir dos relatos foi possível identificar cinco categorias temáticas: 1) a pobreza como marcador social determinante ao analfabetismo; 2) a exclusão familiar com a dimensão no convívio e no relacionamento; 3) o analfabetismo como fator determinante para a exclusão social; 4) os sonhos e as experiências de vida como elementos de enfrentamento ao analfabetismo; 5) e o envelhecimento e sua relação com as novas tecnologias. Conclui-se que a exclusão social do idoso acontece de forma velada e que os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não recebem reconhecimento por parte dos familiares e da comunidade em que este se encontra inserido.Palavras-chave: Idoso. Analfabetismo. Exclusão social."If I had studied I wouldn't have suffered so much": knowledge and memories of illiterate elderly peopleAbstractThe purpose with this study was to understand the factors that led people in the elderly people to have their schooling usurped and how their reading of the world contributes to preserving their knowledge and their memories with haughtiness. As a methodological resource, a qualitative approach of the descriptive type was used. The participants were three elderly participants of the Center for the Cohabitation of the Elderly in a municipality of Zona da Mata in the State of Rondônia. The information was collected through structured interviews and analyzed according to the Content Analysis guidelines. As a theoretical contribution, the present study was supported by authors such as Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015) and others. From the reports it was possible to identify five thematic categories: 1) poverty as a social marker that determines illiteracy; 2) family exclusion with the dimension of socializing and relationship; 3) illiteracy as a determining factor for social exclusion; 4) dreams and life experiences as elements of coping with illiteracy; 5) and aging and its relationship with new technologies. It is concluded that the social exclusion of the elderly occurs in a veiled way and the knowledge of the world acquired with the passing of the age has not apprehended by the relatives and the community in which it is inserted.Keywords: Elderly. Illiteracy. Social exclusion. “Si yo tuviera estudiado, no sufriría tanto”: conocimientos y memorias de ancianos analfabetosResumenEn el presente estudio tuvimos como objetivo comprender los factores que hicieron con que personas de la tercera edad tuvieran su escolaridad usurpada y como su lectura de mundo contribuyó para la preservación de sus conocimientos y sus memorias con la cabeza erguida. Como recurso metodológico,  se utilizó un abordaje cualitativo del tipo descriptivo. Los participantes fueron tres ancianos integrantes del Centro de Convivencia del Anciano de un municipio de la región llamada Zona da Mata, del Estado de Rondônia. Las informaciones fueron recogidas por medio de entrevistas estructuradas y analizadas de acuerdo con las orientaciones del Análisis de Contenido. Con relación al aporte teórico, este estudio se apoyó en autores como Bosi (2014), Beauvoir (1970), Freire (2015), entre otros. A partir de los relatos fue posible identificar cinco categorías temáticas: 1) la pobreza como marcador social determinante del analfabetismo; 2) la exclusión familiar con la dimensión en la convivencia y en el relacionamiento; 3) el analfabetismo como factor determinante para la exclusión social; 4) sueños y experiencias de vida como elementos de enfrentamiento al analfabetismo; 5) y el envejecimiento y su relación con las nuevas tecnologías. Se concluye que la exclusión social del anciano sucede de manera velada y que los conocimientos de mundo adquiridos con el avance de la edad no son apreciados por la familia ni por la comunidad en que vive el anciano.  Palabras clave: Anciano. Analfabetismo. Exclusión social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484
10.18764/2358-4319.v12n2p119-144
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v12n2p119-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11484/6523
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.12, n.2, maio/ago.2019; p. 119-144
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321125552128