A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Bento, Márcia Helena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Azeredo Barichell, Marta Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671
Resumo: Este artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto.  
id UESB-7_0c0450352d9358200ce11ecccfa52348
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/671
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológicaEducação Profissional e TecnológicaJunior AchievementMetodologia de projetosEste artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto.  Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-1902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671/558dos Santos Bento, Márcia Helenade Azeredo Barichell, Marta Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/671Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
title A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
spellingShingle A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
dos Santos Bento, Márcia Helena
Educação Profissional e Tecnológica
Junior Achievement
Metodologia de projetos
title_short A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
title_full A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
title_fullStr A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
title_full_unstemmed A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
title_sort A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
author dos Santos Bento, Márcia Helena
author_facet dos Santos Bento, Márcia Helena
de Azeredo Barichell, Marta Roseli
author_role author
author2 de Azeredo Barichell, Marta Roseli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Bento, Márcia Helena
de Azeredo Barichell, Marta Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Junior Achievement
Metodologia de projetos
topic Educação Profissional e Tecnológica
Junior Achievement
Metodologia de projetos
description Este artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671/558
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190
Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190
Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815464398848