A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto. |
id |
UESB-7_0c0450352d9358200ce11ecccfa52348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/671 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológicaEducação Profissional e TecnológicaJunior AchievementMetodologia de projetosEste artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto. Edições UESB2012-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-1902178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671/558dos Santos Bento, Márcia Helenade Azeredo Barichell, Marta Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:01:36Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/671Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:01:36Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
title |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
spellingShingle |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica dos Santos Bento, Márcia Helena Educação Profissional e Tecnológica Junior Achievement Metodologia de projetos |
title_short |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
title_full |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
title_fullStr |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
title_full_unstemmed |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
title_sort |
A metodologia de projetos como estratégia de aprendizagem na educação profissional e tecnológica |
author |
dos Santos Bento, Márcia Helena |
author_facet |
dos Santos Bento, Márcia Helena de Azeredo Barichell, Marta Roseli |
author_role |
author |
author2 |
de Azeredo Barichell, Marta Roseli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Bento, Márcia Helena de Azeredo Barichell, Marta Roseli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Junior Achievement Metodologia de projetos |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Junior Achievement Metodologia de projetos |
description |
Este artigo faz uma análise do Programa Miniempresa como Metodologia de Projetos, aplicado na disciplina de Práticas de Gestão do Curso Técnico em Administração do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizou-se um questionário para avaliar, de acordo com a escala Likert de cinco pontos, os graus de importância e desempenho de seis aspectos da metodologia de ensino: interesse pelo curso, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, satisfação com a atuação dos professores/advisers, formação de competências, método de avaliação/feedback. Os resultados da pesquisa apontam gaps (lacunas) para os seis aspectos pesquisados, destacando-se o interesse dos alunos pelo curso e a satisfação com a atuação dos advisers que obtiveram a maior diferença entre a opinião dos alunos e dos advisers. Após a análise, verificou-se que o Programa Miniempresa cumpre as três etapas da metodologia de projetos, porém, com base nos dados levantados, inferiu-se que não há o diálogo-problematizador necessário para motivar e envolver os alunos no projeto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/671/558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 7 n. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190 Práxis Educacional; Vol. 7 Núm. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190 Práxis Educacional; Vol. 7 No. 11 (2011): Políticas Públicas em Educação; 175-190 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815464398848 |