EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayres da Silva, Luciléa Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueirêdo, Arthane Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690
Resumo: O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações.
id UESB-7_315aa73c3254c929f4a8f76f7b041fa3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5690
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIABRAZILIAN HIGHER EDUCATION AND PRODUCTIVE RESTRUCTURING: REFLECTIONS IN THE DCN OF ENGINEERING COURSESEDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA Y REESTRUCTURACIÓN PRODUCTIVA: REFLEJOS EN LAS DCN DE LOS CURSOS DE INGENIERÍAEducação SuperiorDiretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de EngenhariaReestruturação produtivaEnseñanza superiorDirectrices Curriculares Nacionales de los Cursos de IngenieríaReestructuración productivaHigher educationNational Curricular Guidelines for Engineering coursesProductive restructuring O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações. The present study aims to contextualize Brazilian Higher Education permeated by contradictions inherent in the transformations provoked by the productive restructuring, as well as to analyze the reflexes of this process in the National Curricular Guidelines (NCG) of the Engineering Courses. In this sense, the following question emerges as a problem: What are the impacts of productive restructuring on the reconfiguration of Higher Education and how do they shape their refutations in the NCG of the Engineering Courses? For this, methodologically, it is an exploratory study that uses the bibliographical research and the documentary analysis. We conclude that Higher Education serves as a backdrop to camouflage the exploitation and subordination of the worker to the new production system. It is also inferred that the Engineering-oriented DCNs contribute to cementing the ideological matrix of neoliberalism, since its curricular designs end up establishing a close link with the productive sector and corroborating with the light and fragmented formation of a worker at a time more exploited and prepared to adapt to new situations. El presente estudio tiene como objetivo contextualizar la Educación Superior brasileña permeada por contradicciones inherentes a las transformaciones provocadas por la reestructuración productiva, así como analizar los reflejos de ese proceso en las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) de los Cursos de Ingeniería. En este sentido, surge como problema, el siguiente cuestionamiento: ¿Cuáles son los impactos de la reestructuración productiva en la reconfiguración de la Educación Superior y cómo se configuran sus rebajas en las DCN de los Cursos de Ingeniería? Para ello, metodológicamente, se trata de un estudio exploratorio que utiliza la investigación bibliográfica y el análisis documental. Se concluye que la Educación Superior, sirve como telón de fondo para camuflar la explotación y la subordinación del trabajador al nuevo sistema de producción. Se infiere que las DCN dirigidas a Ingeniería contribuyen a cimentar la matriz ideológica del neoliberalismo, teniendo en vista que sus diseños curriculares, acaban por establecer estrecho vínculo con el sector productivo y por corroborar con la formación aligerada y fragmentada de un trabajador cada vez más explorado y preparado para adaptarse a nuevas situaciones. Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/569010.22481/praxisedu.v15i35.5690Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-4432178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690/4301Ayres da Silva, Luciléa SantosFigueirêdo, Arthane Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5690Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
BRAZILIAN HIGHER EDUCATION AND PRODUCTIVE RESTRUCTURING: REFLECTIONS IN THE DCN OF ENGINEERING COURSES
EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA Y REESTRUCTURACIÓN PRODUCTIVA: REFLEJOS EN LAS DCN DE LOS CURSOS DE INGENIERÍA
title EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
spellingShingle EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Ayres da Silva, Luciléa Santos
Educação Superior
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia
Reestruturação produtiva
Enseñanza superior
Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Ingeniería
Reestructuración productiva
Higher education
National Curricular Guidelines for Engineering courses
Productive restructuring
title_short EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
title_full EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
title_fullStr EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
title_sort EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA
author Ayres da Silva, Luciléa Santos
author_facet Ayres da Silva, Luciléa Santos
Figueirêdo, Arthane Menezes
author_role author
author2 Figueirêdo, Arthane Menezes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayres da Silva, Luciléa Santos
Figueirêdo, Arthane Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia
Reestruturação produtiva
Enseñanza superior
Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Ingeniería
Reestructuración productiva
Higher education
National Curricular Guidelines for Engineering courses
Productive restructuring
topic Educação Superior
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia
Reestruturação produtiva
Enseñanza superior
Directrices Curriculares Nacionales de los Cursos de Ingeniería
Reestructuración productiva
Higher education
National Curricular Guidelines for Engineering courses
Productive restructuring
description O presente estudo tem como objetivo contextualizar a Educação Superior brasileira permeada por contradições inerentes às transformações provocadas pela reestruturação produtiva, bem como analisar os reflexos desse processo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Engenharia. Nesse sentido, emerge como problema, o seguinte questionamento: Quais os impactos da reestruturação produtiva na reconfiguração da Educação Superior e como se configuram seus rebatimentos nas DCN dos Cursos de Engenharia? Para tanto, metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório que utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui-se que a Educação Superior, serve como pano de fundo para camuflar a exploração e a subordinação do trabalhador ao novo sistema de produção. Infere-se ainda que as DCN voltadas a Engenharia contribuem para cimentar a matriz ideológica do neoliberalismo, tendo em vista que seus desenhos curriculares, acabam por estabelecer estreito vínculo com o setor produtivo e por corroborar com a formação aligeirada e fragmentada de um trabalhador cada vez mais explorado e preparado para se adaptar a novas situações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690
10.22481/praxisedu.v15i35.5690
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i35.5690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5690/4301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 426-443
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818098421760