Representações sobre leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Platzer, Maria Betanea
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vido Pascolati, Sonia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/615
Resumo: As sociedades constroem representações acerca das mais diversas práticas sociais. Dentre essas práticas, este artigo destaca representações do ato da leitura, estabelecendo um contraponto entre imagens do ato de ler e suas implicações políticas e históricas presentes em textos literários e a percepção de crianças escolarizadas sobre a leitura. Ao avaliar se as representações são coincidentes e em que medida corroboram certas crenças no caráter redentor da leitura, concluímos que tanto a literatura quanto a escola reforçam a leitura como meio de acesso ao saber – o que não deixa de ser verdade –, mas ambas incorrem no erro de sobrevalorizar o livro e a leitura, tornando-os objetos de fetiche por parte dos indivíduos. A escola amplifica o poder da leitura na medida em que insiste em afirmar que ler é uma atividade necessária ao aperfeiçoamento dos indivíduos, e isso equivale ao que diz a literatura acerca do perigo dos livros ou de seu potencial de agir sobre o indivíduo para que ele construa sua própria identidade social e livre-se das amarras de discursos opressores.
id UESB-7_19f14b47958d95700a10e97551571a17
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/615
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Representações sobre leituraInfânciaLiteraturaPráticas de leituraRepresentaçõesAs sociedades constroem representações acerca das mais diversas práticas sociais. Dentre essas práticas, este artigo destaca representações do ato da leitura, estabelecendo um contraponto entre imagens do ato de ler e suas implicações políticas e históricas presentes em textos literários e a percepção de crianças escolarizadas sobre a leitura. Ao avaliar se as representações são coincidentes e em que medida corroboram certas crenças no caráter redentor da leitura, concluímos que tanto a literatura quanto a escola reforçam a leitura como meio de acesso ao saber – o que não deixa de ser verdade –, mas ambas incorrem no erro de sobrevalorizar o livro e a leitura, tornando-os objetos de fetiche por parte dos indivíduos. A escola amplifica o poder da leitura na medida em que insiste em afirmar que ler é uma atividade necessária ao aperfeiçoamento dos indivíduos, e isso equivale ao que diz a literatura acerca do perigo dos livros ou de seu potencial de agir sobre o indivíduo para que ele construa sua própria identidade social e livre-se das amarras de discursos opressores.Edições UESB2010-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/615Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 11-32Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 11-32Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 11-322178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/615/508Platzer, Maria BetaneaVido Pascolati, Sonia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:59:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/615Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre leitura
title Representações sobre leitura
spellingShingle Representações sobre leitura
Platzer, Maria Betanea
Infância
Literatura
Práticas de leitura
Representações
title_short Representações sobre leitura
title_full Representações sobre leitura
title_fullStr Representações sobre leitura
title_full_unstemmed Representações sobre leitura
title_sort Representações sobre leitura
author Platzer, Maria Betanea
author_facet Platzer, Maria Betanea
Vido Pascolati, Sonia Aparecida
author_role author
author2 Vido Pascolati, Sonia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Platzer, Maria Betanea
Vido Pascolati, Sonia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Literatura
Práticas de leitura
Representações
topic Infância
Literatura
Práticas de leitura
Representações
description As sociedades constroem representações acerca das mais diversas práticas sociais. Dentre essas práticas, este artigo destaca representações do ato da leitura, estabelecendo um contraponto entre imagens do ato de ler e suas implicações políticas e históricas presentes em textos literários e a percepção de crianças escolarizadas sobre a leitura. Ao avaliar se as representações são coincidentes e em que medida corroboram certas crenças no caráter redentor da leitura, concluímos que tanto a literatura quanto a escola reforçam a leitura como meio de acesso ao saber – o que não deixa de ser verdade –, mas ambas incorrem no erro de sobrevalorizar o livro e a leitura, tornando-os objetos de fetiche por parte dos indivíduos. A escola amplifica o poder da leitura na medida em que insiste em afirmar que ler é uma atividade necessária ao aperfeiçoamento dos indivíduos, e isso equivale ao que diz a literatura acerca do perigo dos livros ou de seu potencial de agir sobre o indivíduo para que ele construa sua própria identidade social e livre-se das amarras de discursos opressores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/615
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/615/508
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 6 n. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 11-32
Práxis Educacional; Vol. 6 Núm. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 11-32
Práxis Educacional; Vol. 6 No. 8 (2010): Práticas de Leitura e Escrita; 11-32
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815076425728