Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741 |
Resumo: | Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência. |
id |
UFGD-8_8cb2f8f67124c7b999377f0a5b8e204a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5741 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 80-982318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741/3290Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Marli RoqueParizotto, Zélia Aparecida Milani2019-08-09T11:52:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5741Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-09T11:52:24Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
title |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
spellingShingle |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? Branco, Marli Roque Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência. |
title_short |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
title_full |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
title_fullStr |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
title_full_unstemmed |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
title_sort |
Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos? |
author |
Branco, Marli Roque |
author_facet |
Branco, Marli Roque Parizotto, Zélia Aparecida Milani |
author_role |
author |
author2 |
Parizotto, Zélia Aparecida Milani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Marli Roque Parizotto, Zélia Aparecida Milani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência. |
topic |
Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência. |
description |
Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741/3290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 80-98 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170071166976 |