Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Marli Roque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Parizotto, Zélia Aparecida Milani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741
Resumo: Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência.
id UFGD-8_8cb2f8f67124c7b999377f0a5b8e204a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5741
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 80-982318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741/3290Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Marli RoqueParizotto, Zélia Aparecida Milani2019-08-09T11:52:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5741Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-09T11:52:24Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
title Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
spellingShingle Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
Branco, Marli Roque
Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.
title_short Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
title_full Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
title_fullStr Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
title_full_unstemmed Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
title_sort Discurso dos professores de Educação Física quanto a inclusão de alunos com deficiência: possibilidades ou conflitos?
author Branco, Marli Roque
author_facet Branco, Marli Roque
Parizotto, Zélia Aparecida Milani
author_role author
author2 Parizotto, Zélia Aparecida Milani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Marli Roque
Parizotto, Zélia Aparecida Milani
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.
topic Inclusão. Ensino Regular. Aluno com Deficiência.
description Com objetivo de discutir aspectos da inclusão nas práticas educacionais, aprofundando os conhecimentos quanto às dificuldades encontradas pelos Professores de Educação Física no atendimento de alunos com deficiência em Escolas Públicas de Ivinhema/MS, realizou-se pesquisa qualitativa, com amostra de 08 sujeitos, utilizando-se de questionário com questões abertas. Constatou-se com base na opinião dos Professores, que as escolas públicas ainda não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos, principalmente em recursos humanos. O discurso dos professores de Educação Física apontou para situações inseridas no processo de inclusão, como: possibilidades e conflitos, necessidades educacionais especializadas na área, possíveis ações na prática do dia-a-dia. Conclui-se a necessidade de políticas educacionais voltadas para a inclusão com propostas mais efetivas de orientação e capacitação contínua do professor para atendimento de qualidade do aluno com deficiência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5741/3290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 80-98
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170071166976