Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González-Monteagudo, José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Padilla-Carmona, María Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865
Resumo: O presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência  chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação.
id UESB-7_21a09327a0f2995cf00764b573181b79
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/865
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALLEstudantes universitários de baixo rendimentoFormação narrativaInclusão universitáriaO presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência  chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação.Edições UESB2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-1792178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865/736González-Monteagudo, JoséPadilla-Carmona, María Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/865Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
title Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
spellingShingle Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
González-Monteagudo, José
Estudantes universitários de baixo rendimento
Formação narrativa
Inclusão universitária
title_short Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
title_full Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
title_fullStr Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
title_full_unstemmed Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
title_sort Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
author González-Monteagudo, José
author_facet González-Monteagudo, José
Padilla-Carmona, María Teresa
author_role author
author2 Padilla-Carmona, María Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv González-Monteagudo, José
Padilla-Carmona, María Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários de baixo rendimento
Formação narrativa
Inclusão universitária
topic Estudantes universitários de baixo rendimento
Formação narrativa
Inclusão universitária
description O presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência  chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865/736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816418603008