Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865 |
Resumo: | O presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação. |
id |
UESB-7_21a09327a0f2995cf00764b573181b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/865 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALLEstudantes universitários de baixo rendimentoFormação narrativaInclusão universitáriaO presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação.Edições UESB2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-1792178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865/736González-Monteagudo, JoséPadilla-Carmona, María Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/865Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
title |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
spellingShingle |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL González-Monteagudo, José Estudantes universitários de baixo rendimento Formação narrativa Inclusão universitária |
title_short |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
title_full |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
title_fullStr |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
title_full_unstemmed |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
title_sort |
Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL |
author |
González-Monteagudo, José |
author_facet |
González-Monteagudo, José Padilla-Carmona, María Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Padilla-Carmona, María Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
González-Monteagudo, José Padilla-Carmona, María Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários de baixo rendimento Formação narrativa Inclusão universitária |
topic |
Estudantes universitários de baixo rendimento Formação narrativa Inclusão universitária |
description |
O presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865/736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 159-179 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816418603008 |