Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917 |
Resumo: | Inserindo-se entre os que estudam as políticas de valorização do magistério, o presente texto é produto de uma investigação que buscou compreender as percepções de professores acerca de uma política de valorização. Os achados resultaram de uma pesquisa de abordagem qualitativa que objetivou problematizar o tratamento estabelecido pela gestão municipal do Recife à prerrogativa de valorização defendida pela categoria de professores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de análise de documentos. Foi possível identificar que a categoria obteve algumas conquistas atinentes à carreira, desenvolvimento profissional e condições de trabalho, porém, essas não atenderam de forma plena às expectativas iniciais face à configuração governamental do momento. Incrementos na remuneração, política de formação continuada e melhoria na estrutura física das escolas foram listados como elementos importantes para a valorização do magistério na realidade analisada. A realidade revela que o embate por uma carreira valorizada continua sendo pauta na luta pela melhoria da qualidade da educação pública. |
id |
UESB-7_2f8a921971b19902037b9c91d7072914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/917 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professoresCarreiraCondições de trabalhoDesenvolvimento profissionalValorização do magistérioInserindo-se entre os que estudam as políticas de valorização do magistério, o presente texto é produto de uma investigação que buscou compreender as percepções de professores acerca de uma política de valorização. Os achados resultaram de uma pesquisa de abordagem qualitativa que objetivou problematizar o tratamento estabelecido pela gestão municipal do Recife à prerrogativa de valorização defendida pela categoria de professores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de análise de documentos. Foi possível identificar que a categoria obteve algumas conquistas atinentes à carreira, desenvolvimento profissional e condições de trabalho, porém, essas não atenderam de forma plena às expectativas iniciais face à configuração governamental do momento. Incrementos na remuneração, política de formação continuada e melhoria na estrutura física das escolas foram listados como elementos importantes para a valorização do magistério na realidade analisada. A realidade revela que o embate por uma carreira valorizada continua sendo pauta na luta pela melhoria da qualidade da educação pública.Edições UESB2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 319-351Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 319-351Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 319-3512178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917/781de Lira, Ildo SalvinoFelix dos Santos, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/917Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
title |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
spellingShingle |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores de Lira, Ildo Salvino Carreira Condições de trabalho Desenvolvimento profissional Valorização do magistério |
title_short |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
title_full |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
title_fullStr |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
title_full_unstemmed |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
title_sort |
Política municipal de valorização do magistério: analisando as percepções de professores |
author |
de Lira, Ildo Salvino |
author_facet |
de Lira, Ildo Salvino Felix dos Santos, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Felix dos Santos, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lira, Ildo Salvino Felix dos Santos, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carreira Condições de trabalho Desenvolvimento profissional Valorização do magistério |
topic |
Carreira Condições de trabalho Desenvolvimento profissional Valorização do magistério |
description |
Inserindo-se entre os que estudam as políticas de valorização do magistério, o presente texto é produto de uma investigação que buscou compreender as percepções de professores acerca de uma política de valorização. Os achados resultaram de uma pesquisa de abordagem qualitativa que objetivou problematizar o tratamento estabelecido pela gestão municipal do Recife à prerrogativa de valorização defendida pela categoria de professores. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de análise de documentos. Foi possível identificar que a categoria obteve algumas conquistas atinentes à carreira, desenvolvimento profissional e condições de trabalho, porém, essas não atenderam de forma plena às expectativas iniciais face à configuração governamental do momento. Incrementos na remuneração, política de formação continuada e melhoria na estrutura física das escolas foram listados como elementos importantes para a valorização do magistério na realidade analisada. A realidade revela que o embate por uma carreira valorizada continua sendo pauta na luta pela melhoria da qualidade da educação pública. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/917/781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 319-351 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 319-351 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 319-351 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816474177536 |