A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILLEGAS, MARIA MARGARITA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: GONZÁLEZ, Fredy Enrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325
Resumo: Este artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças.  
id UESB-7_33fe226a9a13a95243d0ed6d0b83e9c0
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5325
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de casoTHE MEDIATION OF THE LOGICAL-MATHEMATICAL PROCESSES IN CHILDREN IN PRE-SCHOOL AGE: A CASE STUDYLA MEDIACIÓN DE LOS PROCESOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EN NIÑOS EN EDAD PREESCOLAR: UN ESTUDIO DE CASOProcessos lógico-matemáticosclassificaçãoseriaçãomediaçãoEducação pré-escolarProcesos lógico-matemáticosClasificaciónSeriaciónMediaciónEducación preescolarLogic-mathematical processesClassificationSeriationMediationPreschool educationEste artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças.  En este trabajo se pretende caracterizar la mediación para los procesos del desarrollo del pensamiento matemático de niños de un preescolar público venezolano. La metodología de investigación fue de campo-descriptiva, en la cual se utilizó la observación participante y el diálogo registrado mediante video-grabaciones y diarios docentes. La data recolectada pertenece a 5 niños de 5 y 6 años de edad con sus 2 docentes, la cual fue analizada con referencia a postulados de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Jürgen Habermas y profesionales de la educación matemática infantil. Se revela que la mediación permitió apreciar el pensamiento matemático suscrito por los niños asociados a estadios de clasificación y seriación; observándose necesario realizar investigaciones de mayor duración a fin de favorecer el conocimiento del pensamiento infantil.This paper studies the characterization of the mediation for the processes of the development of mathematical thinking in children of a Venezuelan public preschool. The research methodology was field-descriptive, in which participant observation and dialogue recorded by video was used. - recordings and teaching journals. The data collected belongs to 5 children of 5 and 6 years of age with their 2 teachers, which was analyzed with reference to Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas and professionals of mathematics education for children. It is revealed that the mediation allowed to appreciate the mathematical thought subscribed by the children associated to the classification and seriation stages; It is necessary to carry out longer investigations in order to favor the knowledge of children's thinking.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/532510.22481/praxisedu.v16i39.5325Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-4962178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325/4714Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVILLEGAS, MARIA MARGARITAGONZÁLEZ, Fredy Enrique2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5325Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
THE MEDIATION OF THE LOGICAL-MATHEMATICAL PROCESSES IN CHILDREN IN PRE-SCHOOL AGE: A CASE STUDY
LA MEDIACIÓN DE LOS PROCESOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EN NIÑOS EN EDAD PREESCOLAR: UN ESTUDIO DE CASO
title A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
spellingShingle A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
VILLEGAS, MARIA MARGARITA
Processos lógico-matemáticos
classificação
seriação
mediação
Educação pré-escolar
Procesos lógico-matemáticos
Clasificación
Seriación
Mediación
Educación preescolar
Logic-mathematical processes
Classification
Seriation
Mediation
Preschool education
title_short A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
title_full A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
title_fullStr A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
title_full_unstemmed A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
title_sort A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
author VILLEGAS, MARIA MARGARITA
author_facet VILLEGAS, MARIA MARGARITA
GONZÁLEZ, Fredy Enrique
author_role author
author2 GONZÁLEZ, Fredy Enrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILLEGAS, MARIA MARGARITA
GONZÁLEZ, Fredy Enrique
dc.subject.por.fl_str_mv Processos lógico-matemáticos
classificação
seriação
mediação
Educação pré-escolar
Procesos lógico-matemáticos
Clasificación
Seriación
Mediación
Educación preescolar
Logic-mathematical processes
Classification
Seriation
Mediation
Preschool education
topic Processos lógico-matemáticos
classificação
seriação
mediação
Educação pré-escolar
Procesos lógico-matemáticos
Clasificación
Seriación
Mediación
Educación preescolar
Logic-mathematical processes
Classification
Seriation
Mediation
Preschool education
description Este artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325
10.22481/praxisedu.v16i39.5325
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.5325
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325/4714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817562599424