A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325 |
Resumo: | Este artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças. |
id |
UESB-7_33fe226a9a13a95243d0ed6d0b83e9c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5325 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de casoTHE MEDIATION OF THE LOGICAL-MATHEMATICAL PROCESSES IN CHILDREN IN PRE-SCHOOL AGE: A CASE STUDYLA MEDIACIÓN DE LOS PROCESOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EN NIÑOS EN EDAD PREESCOLAR: UN ESTUDIO DE CASOProcessos lógico-matemáticosclassificaçãoseriaçãomediaçãoEducação pré-escolarProcesos lógico-matemáticosClasificaciónSeriaciónMediaciónEducación preescolarLogic-mathematical processesClassificationSeriationMediationPreschool educationEste artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças. En este trabajo se pretende caracterizar la mediación para los procesos del desarrollo del pensamiento matemático de niños de un preescolar público venezolano. La metodología de investigación fue de campo-descriptiva, en la cual se utilizó la observación participante y el diálogo registrado mediante video-grabaciones y diarios docentes. La data recolectada pertenece a 5 niños de 5 y 6 años de edad con sus 2 docentes, la cual fue analizada con referencia a postulados de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Jürgen Habermas y profesionales de la educación matemática infantil. Se revela que la mediación permitió apreciar el pensamiento matemático suscrito por los niños asociados a estadios de clasificación y seriación; observándose necesario realizar investigaciones de mayor duración a fin de favorecer el conocimiento del pensamiento infantil.This paper studies the characterization of the mediation for the processes of the development of mathematical thinking in children of a Venezuelan public preschool. The research methodology was field-descriptive, in which participant observation and dialogue recorded by video was used. - recordings and teaching journals. The data collected belongs to 5 children of 5 and 6 years of age with their 2 teachers, which was analyzed with reference to Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas and professionals of mathematics education for children. It is revealed that the mediation allowed to appreciate the mathematical thought subscribed by the children associated to the classification and seriation stages; It is necessary to carry out longer investigations in order to favor the knowledge of children's thinking.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/532510.22481/praxisedu.v16i39.5325Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-4962178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325/4714Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVILLEGAS, MARIA MARGARITAGONZÁLEZ, Fredy Enrique2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5325Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso THE MEDIATION OF THE LOGICAL-MATHEMATICAL PROCESSES IN CHILDREN IN PRE-SCHOOL AGE: A CASE STUDY LA MEDIACIÓN DE LOS PROCESOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EN NIÑOS EN EDAD PREESCOLAR: UN ESTUDIO DE CASO |
title |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso |
spellingShingle |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso VILLEGAS, MARIA MARGARITA Processos lógico-matemáticos classificação seriação mediação Educação pré-escolar Procesos lógico-matemáticos Clasificación Seriación Mediación Educación preescolar Logic-mathematical processes Classification Seriation Mediation Preschool education |
title_short |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso |
title_full |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso |
title_fullStr |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso |
title_sort |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso |
author |
VILLEGAS, MARIA MARGARITA |
author_facet |
VILLEGAS, MARIA MARGARITA GONZÁLEZ, Fredy Enrique |
author_role |
author |
author2 |
GONZÁLEZ, Fredy Enrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILLEGAS, MARIA MARGARITA GONZÁLEZ, Fredy Enrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos lógico-matemáticos classificação seriação mediação Educação pré-escolar Procesos lógico-matemáticos Clasificación Seriación Mediación Educación preescolar Logic-mathematical processes Classification Seriation Mediation Preschool education |
topic |
Processos lógico-matemáticos classificação seriação mediação Educação pré-escolar Procesos lógico-matemáticos Clasificación Seriación Mediación Educación preescolar Logic-mathematical processes Classification Seriation Mediation Preschool education |
description |
Este artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325 10.22481/praxisedu.v16i39.5325 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i39.5325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325/4714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817562599424 |